Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitoramento de Hardware, periféricos e Rede


Posts recomendados

Olá;

 

Estou em busca de uma ferramenta onde eu possa monitorar o hardware de diversas redes de clientes, e criar telas de monitoramento e gatilhos de ações para prevenir alguns problemas;

 

Estou investindo algum tempo no Zabbix, porém me deparei com algumas limitações como não poder monitorar periféricos em maquinas que utilizam Windows, vi na documentação que o Zabbix não permite monitorar periféricos quando o sistema operacional é Windows;

Tenho notei a limitação de as maquinas que estou monitorando precisa estar com IP FIXO, para que o agente envie as informações;

 

A pergunta é, tendo em vista essa necessidade de monitorar hardwares de uma rede e periféricos dos mesmos, levando em consideração que a ferramenta paga mais próxima que pude encontrar neste formato é o Milvus, que tem o serviço de client bem proximo do que preciso, até com acesso remoto, o Zabbix seria a melhor ferramenta OpenSource para investir tempo e me aprofundar mais nela, ou contando com a experiência dos colegas, qual  melhor ferramenta para atender esta demanda;

 

Observações:

 

Atendo o ramo da Automação Comercial, e a ideia é oferecer para os setores de TI dessa área uma tela de monitoramento, onde possam ver o status de suas maquinas, e se algum periférico esta descontento, para tomar as tratativas necessárias.

 

Atualmente estou com um Zabbix Server na Digital Ocean, e um Zabbix Proxxy para teses na empresa.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2021 às 14:12, Ricardov disse:

O Zabbixx usa SNMP, pode monitorar praticamente qualquer dispositivo SNMP, mas é necessário configurar e ter os agentes.

 

Para instalações de menor complexidade pode ser mais viável usar outras ferramentas: https://www.netadmintools.com/zabbix-alternatives

Entendo, porém o foco é mais computadores e servidores, equipamentos com IP dinâmico, e o Client do zabbix precisa ter o ip do equipamento fixo + apertura de porta;

Existem algumas soluções pagas como Milvus onde o Client basta instalar ele e voce tem acesso a todo o hardware e software inclusive realizar comandos e fazer acesso remoto, e por outro lado existe toda a parte de monitoramento com gatilhos para notificações por email e outros; 

 

Busco uma solução próximo a isso, porém com custo mais baixo; 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/03/2021 às 13:11, arfneto disse:

A console do TeamViewer não oferece algo suficiente? É barato e bem uma base instalada, digamos, planetária.

 

Para monitorar Windows pode usar WMI e scripts PS. Não seria nada novo e não precisa de agentes ou plataformas caras.

 

 

Entendo, quanto a acesso remoto, não é o problema, a questão é mais o monitoramento, precisa algo mais automatizado, onde eu possa instalar o cliente, nas maquinas e poder monitorar essa maquinas por um dashboard, onde aparece as maquinas/periféricos, e se caso algo fique off-line ou apresente alguma anomalia, que aparecesse nesse dashboard e lançasse email de notificação;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Federico_Recomaq disse:

onde eu possa instalar o cliente, nas maquinas e poder monitorar essa maquinas por um dashboard, onde aparece as maquinas/periféricos, e se caso algo fique off-line ou apresente alguma anomalia, que aparecesse nesse dashboard e lançasse email de notificação

 

Esses programa são todos perecidos, porque a expectativa de uso é  mesma. Isso que você descreveu é claro a console de gerenciamento do TeamViewer :) 
 

image.png.e8edb6b923104d4f93fa7a72c85f9085.png

 

 

 

O "dashboard". Não posso postar uma console rodando, mas sugiro ao menos ler a documentação. Esse troço tem uma base instalada enorme. E o dashboard permite, além das funções normais de monitoramento como cpus temperatura, discos, updates, instalação de software e serviços do sistema, rodar scripts PS ou BAT no Windows, scripts no Linux e nos Mac, sem se conectar à máquina. E os dados aparecem do seu lado. O simples. 

 

E como tem suporte a WOL é possível ligar as máquinas a qualquer momento, rodar os scripts e desligar. 

 

 

 

 

 

 

 

tv.thumb.png.230bba34cffed1ba6fb935f28af7ac05.png

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!