Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Lenovo S145 disco a 100% de uso afetando o desempenho


fuwateatime
Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Bom dia,

 

Possuo um Notebook Lenovo S145 1TB HD 8GB RAM NVIDIA MX110 i5 8º Gen.

 

Esse Notebook é ótimo, possuí um desempenho excelente, mas algo tem me incomodando nele, o seu uso de disco chega a 100% as vezes, afetando o desempenho em jogos por exemplo ou programas de uso mais pesado, dando umas travadinhas de leve que até então eu sei que não é normal. Pesquisei e vi que esse tipo de ocorrido é normal em Notebooks com Windows 10 que possuem um HD e não um SSD. Ainda sim segui uns tutoriais e desativei umas funções no Windows que parece ter melhorado, o uso de Disco nesse momento se encontra em 6%, as vezes subindo para 50% aparentemente por culpa do chrome (?). Queria saber qual seria o uso normal de disco em média em um Notebook com essas configurações, agradeço desde já a quem puder fornecer qualquer suporte. O notebook é novo e gostaria de ter a melhor experiência possível sem fazer quaisquer alteração física nele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso de 100% do disco é normal em computadores sem uma unidade SSD dedicada ao Sistema Operacional. De fato, o Windows 10 é um pé no saco para hardwares sem SSD. O que recomendo é o seguinte: desfragmente o HD com o defraggler e use o memory cleanner para limpeza da RAM de processos supérfluos. Não obstante, peço que execute esses comandos no CMD como administrador. Para isso, aperte a tecla Windows + R e cole os seguintes métodos:

 

 1) CHKDSK /R -> S

2) SFC /SCANNOW

3) DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth

Seu uso apesar de estar com picos, não me parece mal. Meu PC possui apenas um HD 7200 rpm da Toshiba e seu uso fica em 0-6% normalmente e pula para 100% ao abrir qualquer software.

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fuwateatime Esse problema é no próprio windows e ainda não existe solução 100% eficaz. Desfragmentar, configurar, rodar o reparo automático como citado pelo colega @Lacava não soluciona o problema nem o reduz. Especialmente se tratando de um aparelho novo, não recomendo que faça qualquer um desses procedimentos.

 

Se seu notebook for compatível com M.2, você não precisa remover seu disco rígido para acrescentar um SSD, podendo comprar um SSD tipo NVMe (ele será compatível só com NVMe) por 170 reais aproximadamente apenas para o seu sistema. O disco rígido pode ficar para armazenamento de arquivos pessoais, o que ainda aumenta sua segurança. Para transferir o sistema do disco rígido para o M.2 você pode usar o macrium reflect, preservando então seu sistema como está agora, ou você pode fazer uma instalação limpa no SSD e manter a mesma chave de ativação se o secure mode estiver ligado, mas terá que remover o disco rígido antes da instalação para o windows não achar que você quer fazer dual boot e colocar sua partição de inicialização no HD.

 

Esses dias eu fiz uma atualização opcional para a versão 20H2 e isso parece ter diminuído ou eliminado o problema de HD a 100% na inicialização, mas só vou ter certeza quando fizer um reboot completo, o que não fiz ainda. Recomendo que faça a atualização e veja se o problema é sanado antes de adquirir o SSD.

 

Ah, e se esse notebook for a versão AMD Ryzen 5 3500, então tenho certeza de que é compatível com M.2. Se for a versão Intel aí você tem que conferir se é compatível e com qual tipo de M.2.

A propósito, comprou caro se for AMD, pois indiquei esse mesmo modelo a clientes várias vezes desde o seu lançamento (incluindo semana passada) e o preço estava na faixa de 3000 reais para a versão com 12 GBs de memória e 1TB de HDD.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @Lacava Agradeço a ajuda, levarei em conta os conselhos dados.

 

A propósito @WOZ Dods, é a versão intel e realmente paguei caro, comprei no início de janeiro por conta das aulas da universidade (EAD) Não tava podendo ficar muito tempo seu o note que por sua vez era vendido por uns R$2500 até meados do ano passado, acredito que por conta da pandemia é um péssimo momento para se comprar Notebooks e talvez até peças de computador, enquanto fazia minhas pesquisas vi uma Geforce 750ti por 2.800 reais numa loja aqui da cidade. Absurdo.

 

Acho que vou optar realmente a comprar um SSD para o sistema e manter o HD para programas, jogos, essas coisas mais pesadas, espero não enfrentar esses problemas de disco ainda sim. Mas vou esperar uns meses e ver se realmente faço o investimento, ainda quero ver se mesmo seguindo os tutoriais que supostamente diminuem eu consigo fazer um uso "ok" do Notebook sem que me incomode tanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, fuwateatime disse:

enquanto fazia minhas pesquisas vi uma Geforce 750ti por 2.800 reais numa loja aqui da cidade. Absurdo.

Aí já é palhaçada né... 750TI é GPU de 6 anos atrás, não tem sequer valor comercial mais. Uma 1660 sai por esse preço e tem 5x mais performance.

23 minutos atrás, fuwateatime disse:

Acho que vou optar realmente a comprar um SSD para o sistema e manter o HD para programas, jogos, essas coisas mais pesadas, espero não enfrentar esses problemas de disco ainda sim. Mas vou esperar uns meses e ver se realmente faço o investimento, ainda quero ver se mesmo seguindo os tutoriais que supostamente diminuem eu consigo fazer um uso "ok" do Notebook sem que me incomode tanto.

Os tutoriais não vão solucionar seu problema, arriscado até piorar. Já tentei usar muitos tutoriais do tipo sem qualquer efeito. O que recomendo é atualizar seu windows com a atualização opcional que mencionei. Como o defeito é do próprio windows (começou justamente por causa de uma atualização publicada ano passado), será corrigido também pelo próprio windows quando a microsoft tiver boa vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

@ViiniiHitman Já solucionei o problema em vários PCs de clientes utilizando SSDs. Claro que em todos esses casos o sistema foi instalado e imediatamente otimizado por mim, daí outros fatores que influenciam na sobrecarga de leitura são amenizados. Com otimizações eu consegui reduzir a sobrecarga do meu PC doméstico (que não tem SSD) de 8 a 10 minutos de atividade anômala para menos de 4 minutos. Ainda é um grande transtorno, mas bem menor e mais tolerável agora. Recomendo que faça uma instalação limpa do seu sistema exclusivamente para sua placa-mãe atual (muitas pessoas reaproveitam sistemas de outras MBs e isso é péssimo para a estabilidade do sistema). Depois siga os passos do tópico abaixo para otimizá-lo e garantir que o impacto desse problema seja mínimo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!