Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alto consumo de RAM sem nada aberto


Ir à solução Resolvido por XDRZ,

Posts recomendados

Eai galera, sou novo aqui...

Bom, tô com um pc já faz pouco mais de 4 meses e tô com esse problema de consumo de RAM sem nenhum app aberto (1ª foto)

Eu, sinceramente, não sei muito sobre programas e essas coisas mais complexas de pc.

Alguma boa alma pode ajudar, me informar se é normal ou não?

Se tem alguma solução...

Eu ficaria grato demais, porque já vários videos no yt e nenhum de fato ajudou..

Já desabilitei o Sysmain (Superfetch), já mexi com memória virtual e nada ajudou mt

A segunda foto é com o opera e msi afterburner aberto

 

1596348664_CapturadeTela(26).thumb.png.d188c80db345bbff642009a7e8165211.png

 

 

968300729_CapturadeTela(29).thumb.png.22d55aaf1bca9cb28809fea6a559ecdd.png

 

Ai queria saber também se esse consumo de RAM atrapalha quando vou jogar

porque de vez em quando tem umas quedas de fps

Meu pc tem i5-9400F, 8gb ram, e uma gtx 1060 6gb

N sei se influencia, mas eu peguei um gabinete pequeno e só tenho dois fan (120 e 80 mm), mas a temperatura fica na casa dos 40-50.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
9 minutos atrás, marcus_rs disse:

Eai galera, sou novo aqui...

Bom, tô com um pc já faz pouco mais de 4 meses e tô com esse problema de consumo de RAM sem nenhum app aberto (1ª foto)

Eu, sinceramente, não sei muito sobre programas e essas coisas mais complexas de pc.

Alguma boa alma pode ajudar, me informar se é normal ou não?

Se tem alguma solução...

Eu ficaria grato demais, porque já vários videos no yt e nenhum de fato ajudou..

Já desabilitei o Sysmain (Superfetch), já mexi com memória virtual e nada ajudou mt

A segunda foto é com o opera e msi afterburner aberto

 

1596348664_CapturadeTela(26).thumb.png.d188c80db345bbff642009a7e8165211.png

 

 

968300729_CapturadeTela(29).thumb.png.22d55aaf1bca9cb28809fea6a559ecdd.png

 

Ai queria saber também se esse consumo de RAM atrapalha quando vou jogar

porque de vez em quando tem umas quedas de fps

Meu pc tem i5-9400F, 8gb ram, e uma gtx 1060 6gb

N sei se influencia, mas eu peguei um gabinete pequeno e só tenho dois fan (120 e 80 mm), mas a temperatura fica na casa dos 40-50.

 

Não percebi nada anormal aí. Acontece que para jogos, 8GB tem sido pouco. Ideal hoje é de pelo menos 2x8GB, totalizando 16GB.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra ser sincero, o consumo de RAM está normal. O que poderia tentar é fazer algumas coisas básicas, como desabilitar alguns programas na inicialização do windows, configurar alguns Efeitos Visuais, mas no geral não ia ter muita diferença não.

 

Talvez investir em mais memória, se for o caso. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, marcus_rs disse:

Eu ficaria grato demais, porque já vários videos no yt e nenhum de fato ajudou..

Já desabilitei o Sysmain (Superfetch), já mexi com memória virtual e nada ajudou mt

A segunda foto é com o opera e msi afterburner aberto

1- Pra começar, esqueça esses tutoriais do Youtube pois muitas vezes ensinam coisas erradas. O Sysmain é uma funcionalidade feita para acelerar o carregamento dos aplicativos mais utilizados e só deve ser desativada caso ela seja responsável por algum problema, o que claramente não é o seu caso, portanto, reative-a.

 

2- NÃO MEXA no arquivo de paginação, ele é uma funcionalidade extremamente importante no Windows e não deve ser desativado.

 

3- Remova o Driver Booster. Drivers devem ser baixados do site do fabricante e não de programas de terceiros pois costumam causar problemas

 

---

 

Por fim, está tudo OK com sua memória RAM. O Windows também é um programa e possui diversos módulos e funcionalidades que precisam estar em execução, portanto, consumindo memória (o aplicativo que estava em execução aparentemente é o antivírus, sendo que ele está fazendo uma análise no PC).

 

É importante que você entenda que consumo alto ou baixo de RAM não é critério para um PC rápido ou lento. O Windows aloca automaticamente mais funcionalidades na RAM pois ela está sobrando, sendo que se for detectado que algum aplicativo precisa de mais memória e o sistema está quase no limite, ele irá automaticamente desalocar alguns recursos (como aplicações em segundo plano) para dar espaço para o programa que está exigindo mais memória, tudo isso feito de maneira dinâmica.

 

Por exemplo, com nada aberto, meu PC fica com 25~35% de uso de RAM e varia a todo instante. Ao abrir o navegador (Microsoft Edge), o uso sobe para 60~65%. Quando eu abro o jogo que costumo jogar (Black Desert Online), teoricamente era para ele estar beirando ao 100% abrindo-o junto com o navegador, certo? Mas o uso fica entre 80%~85%, exatamente pelo que expliquei acima. 

 

Veja este vídeo:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, GabrielLV disse:

1- Pra começar, esqueça esses tutoriais do Youtube pois muitas vezes ensinam coisas erradas. O Sysmain é uma funcionalidade feita para acelerar o carregamento dos aplicativos mais utilizados e só deve ser desativada caso ela seja responsável por algum problema, o que claramente não é o seu caso, portanto, reative-a.

 

2- NÃO MEXA no arquivo de paginação, ele é uma funcionalidade extremamente importante no Windows e não deve ser desativado.

 

3- Remova o Driver Booster. Drivers devem ser baixados do site do fabricante e não de programas de terceiros pois costumam causar problemas

 

---

 

Por fim, está tudo OK com sua memória RAM. O Windows também é um programa e possui diversos módulos e funcionalidades que precisam estar em execução, portanto, consumindo memória (o aplicativo que estava em execução aparentemente é o antivírus, sendo que ele está fazendo uma análise no PC).

 

É importante que você entenda que consumo alto ou baixo de RAM não é critério para um PC rápido ou lento. O Windows aloca automaticamente mais funcionalidades na RAM pois ela está sobrando, sendo que se for detectado que algum aplicativo precisa de mais memória e o sistema está quase no limite, ele irá automaticamente desalocar alguns recursos (como aplicações em segundo plano) para dar espaço para o programa que está exigindo mais memória, tudo isso feito de maneira dinâmica.

 

Por exemplo, com nada aberto, meu PC fica com 25~35% de uso de RAM e varia a todo instante. Ao abrir o navegador (Microsoft Edge), o uso sobe para 60~65%. Quando eu abro o jogo que costumo jogar (Black Desert Online), teoricamente era para ele estar beirando ao 100% abrindo-o junto com o navegador, certo? Mas o uso fica entre 80%~85%, exatamente pelo que expliquei acima. 

 

Veja este vídeo:

 

 

Muito obrigado pela dica mano!

Já ativei o sysmain e desinstalei o drive booster.

Sobre a paginação, o que devo fazer? Olha como tinha deixado...

Mais uma dúvida, sabe como resolver o 100% de disco?

 

989118026_CapturadeTela(30).thumb.png.373c2bb915625b36349031da496ae798.png

 

 

894449611_CapturadeTela(31).thumb.png.c8ff3f5d54f42642ddf104f4d13e943c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@marcus_rs O tamanho está OK. O ideal é que você deixe em automático para que o próprio Windows defina o tamanho do arquivo de paginação baseado na utilização do seu PC, pois definir um valor personalizado deve ser feito somente em alguns casos específicos, mas o valor que você definiu acredito que está OK para utilização de um usuário comum.

 

3 minutos atrás, marcus_rs disse:

Mais uma dúvida, sabe como resolver o 100% de disco?

Mil e uma coisas diferentes podem causar o problema do disco a 100%. Leia:

https://www.baboo.com.br/windows-10/conteudo-essencial-windows/27-solucoes-problema-hd-disco-100-porcento-hd100/

 

(Leia o artigo pois o vídeo presente ali está desatualizado).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!