Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600x batendo 95 graus + Gammax 400 GTE + Fan gabinete parada


Posts recomendados

Boa tarde, galera,

 

Estou com vários problemas aqui referente a refrigeração, vou colocar por tópicos para facilitar e quem sabe vocês possam me ajudar.

 

Problema 1) Meu processador bate 90 graus na tela do CSGO, se eu começar jogar vai pra 95 a 100 graus, e mesmo nessa temperatura o Gammax 400 GTE não começa girar automaticamente, as vezes eu tenho que ir la empurrar com o dedo para ele começar girar, isso é uma m... seguem evidências abaixo:

 

ryzen5-3600x-temp.thumb.jpg.7368851701ed1c4889e24924d5daa5e5.jpg

 

 

 

Problema 2) Meu gabinete é um Corsair Carbide Spec Series - Delta RGB (https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Gabinetes/Gabinetes-ATX-Mid-Tower/Gabinete-para-jogos-ATX-Mid-Tower-com-vidro-temperado-Carbide-Series-SPEC-DELTA-RGB-—-Preto/p/CC-9011166-WW) e a pessoa que montou para mim disse ele não conseguiu ligar todos pinos de fans na placa-mãe (B450 Aorus Elite) ou algo assim e por isso o fan do meio do gabinete está parado, o que eu devo comprar pra resolver esse problema visto que ainda preciso colocar 2 fans exaustores na parte de cima do gabinete?

 

fansgabinete.thumb.jpg.9aeab09020e0c09a6c816f1103c95090.jpg

 

Problema  3 (Indicações e sugestões) : Queria indicações de quais fans eu posso comprar pra ficar na parte superior do gabinete servindo como exaustores, pelo que sei cabem 2 de 120mm mas não tenho muita ideia de algum modelo bom. E também do que vou precisar para ligar o fan frontal do meio que já está off + esses 2 novos que tenho que adquirir. Obs: prefiro que eles fiquem rodando full time ou que eu possa controlar, atualmente não consigo controlar os meus aqui. Minha placa-mãe é uma Gigabyte B450 Aorus Elite.

 

Agradeço quem puder ajudar porque to tendo que usar o PC com ventilador de chão virado pra ele para não esquentar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Olha, quase com certeza teve erro/problema na instalação do cooler. Você pagou pra uma pessoa fazer isso? Volte lá e ela que resolva...

@Shaman93 Infelizmente fiquei empurrando isso com a barriga e deixei pra lá, já se passaram uns 3 meses... e não é loja, é um conhecido que eu paguei, ele disse que na casa dele estava normal. Fiquei esses 3 meses colocando o dedo pra ativar mas cansei, basicamente a primeira coisa a se fazer seria reinstalar o cooler? E quanto aos outros tópicos, poderia me dar uma luz?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alt255 Foge desse cara! Não existe relê dentro de PC, que eu saiba nunca existiu em PCs dos últimos 20 anos e fora o ENIAC acho que não justificaria ter em um. 

2 horas atrás, alt255 disse:

Problema 2) Meu gabinete é um Corsair Carbide Spec Series - Delta RGB (https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Gabinetes/Gabinetes-ATX-Mid-Tower/Gabinete-para-jogos-ATX-Mid-Tower-com-vidro-temperado-Carbide-Series-SPEC-DELTA-RGB-—-Preto/p/CC-9011166-WW) e a pessoa que montou para mim disse ele não conseguiu ligar todos pinos de fans na placa-mãe (B450 Aorus Elite) ou algo assim e por isso o fan do meio do gabinete está parado, o que eu devo comprar pra resolver esse problema visto que ainda preciso colocar 2 fans exaustores na parte de cima do gabinete?

Pode comprar este item: Controlador de Fan Deepcool FH-04, com 4 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM, DP-F04PWM-HUB

Isso permitirá conectar quatro ventoinhas à mesma saída da placa-mãe. Se tiver mais que quatro pode comprar 1 para cada 4 ventoinhas que for instalar. Sua placa-mãe tem 3 saídas para ventoinhas, então cada uma vai suportar um desses HUBs para 4 ventoinhas.

 

2 horas atrás, alt255 disse:

Problema  3 (Indicações e sugestões) : Queria indicações de quais fans eu posso comprar pra ficar na parte superior do gabinete servindo como exaustores, pelo que sei cabem 2 de 120mm mas não tenho muita ideia de algum modelo bom. E também do que vou precisar para ligar o fan frontal do meio que já está off + esses 2 novos que tenho que adquirir. Obs: prefiro que eles fiquem rodando full time ou que eu possa controlar, atualmente não consigo controlar os meus aqui. Minha placa-mãe é uma Gigabyte B450 Aorus Elite.

Recomendo qualquer modelo de boa marca que tenha pelo menos 40 CFM de fluxo de ar e no máximo 28 dB de ruído. As marcas que indico são Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe.

Se usar o HUB que indiquei acima poderá controlar as velocidades das ventoinhas todas pela BIOS da placa-mãe ou pelo aplicativo da AMD.

 

Adendo:

O rapaz que montou esse PC para você é bem inexperiente ao que tudo indica. Recomendo muito que revise essa montagem minunciosamente para não passar dor de cabeça depois. Além disso, seu PC deveria estar frio com as quatro ventoinhas que vem pré instaladas, então eu tenho um receio enorme de que o cooler da CPU tenha sido mal instalada. Mesmo com a ventoinha deficiente só o bloco de alumínio e cobre já seria suficiente para mantê-la numa temperatura melhor com o fluxo de ar do próprio gabinete. Recomendo MUITO que reassente esse cooler, pois provavelmente está mal instalado ou até sem pasta térmica (ou uma implastec vagabunda da vida). A pasta térmica que vem com esse cooler seu deveria dar para fazer duas ou mais instalações. Se não tiver sobrado nenhuma aí terá que comprar outra e aproveitar para comprar isopropanol para remover essa pasta velha (se é que tem) antes de aplicar a nova. 

 

Não force esse PC nessa temperatura. Você gastou caro nesses hardwares para perder alguma coisa por erro de montagem. Da próxima vez procure alguns tutoriais e a ajuda da comunidade para montar você mesmo. Raramente você vai achar profissionais no mercado que tem real experiência para montar um PC corretamente, especialmente um que ganha a vida com isso e cobra um preço baixo. Geralmente vale mais a pena você aprender a montar, o que não é difícil de jeito nenhum. Assista vídeos mesmo que ele já esteja montado. Veja os do linus tech tips, do gamers nexus, do toms hardware, do hardware canucks e até do jayztwocents. Todos tem muito a te ensinar (inclusive o linus tem muito a te ensinar sobre deixar componentes caírem no chão, que é o que os fãs dele mais gostam de ver por sinal).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Muito obrigado pelos esclarecimentos. Infelizmente não tenho tempo nesse momento para poder ler os manuais e realizar toda montagem novamente, eu tenho conhecimento de como tirar alguns componentes mas fazer do 0 eu nunca fiz e por isso que preferi pagar e pedir outra pessoa, mas enfim... irei comprar os fans e essa controladora que você me indicou e aí tento resolver também a questão do aircooler, vou tentar achar uma loja de confiança aqui em SP ou em todo caso se eu não achar vou ficar usando do jeito que estou fazendo agora que é com ventilador em cima do gabinete e tento mexer sozinho depois. Mas valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!