Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto de energia consome um PC com Ryzen 5 3600 e RX 5700XT?


Posts recomendados

Bom dia, comecei a minerar ontem (sei que vai ter alguém pra me criticar mas não comprei o PC pra esse fim, porém ta rendendo uma graninha que ajuda na minha renda) e eu queria calcular mais ou menos quanto vai vir de energia no mês. Configuracão abaixo:

Spoiler

Fonte CX550

Placa-mãe: B450 Aorus M
Processador: Ryzen 5 3600 Undervolt 0.88v
Memória RAM: 16GB (8x2) 3200MHz Overclock @3600MHz 1.3v

GPU: RX 5700 XT PowerColor Red Devil modo Overclock padrão + Overclock manual (núcleo 2150MHz & clock mem 1810MHz) + Undervolt 1130mV

Armazenamento: SSD goldenfir 128GB + HD Seagate Firecuda 2TB

OBS: conectado em um filtro de linha Clamper Energia 5

É necessário ressaltar algumas coisas, o consumo da GPU tem picos de até 180W e o processador de 50W (fontes: Radeon Software e HWMonitorPro)

O valor por kilowatt-hora daqui na Bandeira Amarela é de R$0,55988 + ICMS 27% tem também PIS, Cofins, CIP municipal e demais encargos. Eu fiz uma estimativa: 230W (CPU + GPU) as outras peças e o monitor totaliza cerca de 300W eu não fiz esse cálculo em sites como o Power Supply Calculator pois nem todas as peças estão em 100% de uso apenas CPU & GPU e eu gostaria que se possível não fizessem cálculo usando nenhum site pronto, gostaria de fazer manualmente.

O PC fica ligado 24/7 desligo as vezes pra ele "respirar" mas vou calcular como se ficasse 24h ligado. 300Wx24 = 7.200W (7.2kWh/dia) x 24 = 172,8kWh em média por mês esse valor está correto até aqui? 172,80 x 0,55988 = R$96,74

Vou colocar logo + 50% de encargos e tributos pois não sei a porcentagem de cada um se alguém souber um valor mais específico por favor avisar (veja o PDF ENEL-CE com tudo que precisam saber aqui) = R$145,12 arredondando uns R$150 é assim que calcula? Eu botei logo 50% pois acredito que não tem como superar isso entre encargos e tributos (se superar essa taxa de 50% já sei que tão roubando mesmo) nesses 50% já está incluso tudo ICMS, PIS, Cofins, CIP municipal...

Me ajudem por favor, está correto esse cálculo todo? kkk

Tenham em mente o seguinte, eu estou ciente que o gasto não é apenas energia e vou desgastar os componentes do meu PC mas com essa configuracão estou ganhando mais de 6 dólares por dia e paguei relativamente barato nela.

OBS: não sei se é necessário vcs saberem mais as temperaturas tanto da GPU quanto CPU não excedem 65 graus em nenhum momento, toda uma manutencão preventiva foi feita.

E também de madrugada e quase o dia todo o monitor fica desligado, então é um gasto a menos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Mazikeen. disse:

esse valor está correto até aqui?

Em teoria sim, mas acho que eles usam métodos diferentes para cada tipos de residências.

13 minutos atrás, Mazikeen. disse:

porém ta rendendo uma graninha que ajuda na minha renda

A "ajuda" vai ser quase nula, eu minerava quando o Bitcoin era 1800~2000 reais e não tiravam quase nada por mês de lucro.    

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mazikeen. cara, com uma GPU o lucro vai ser baixo, mas ainda tem lucro, quando eu tava só com a minha rendia 3 dólares por dia, agora eu me juntei com mais 3 amigos e tá dando 11 ~ 12 dólares por dia

 

eu tinha feito um monte de conta para ver quanto ia gastar e tava dando uns 120 reais, porém no final do mês em relação ao mês passado, aumentou 10 reais, ou seja, de 220 reais a conta foi para 230

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, DaveLopez disse:

Em teoria sim, mas acho que eles usam métodos diferentes para cada tipos de residências.

A "ajuda" vai ser quase nula, eu minerava quando o Bitcoin era 1800~2000 reais e não tiravam quase nada por mês de lucro.    

Como assim, vi que você é de fortaleza sou seu conterrâneo kk
Mas continuando, se vier até 200 reais vamos supor dá uns mil e pouco por mês se calcular 6 dólares por dia

34,25 Real brasileiro

Tira os 200, arredonda pra 800, ok tem o gasto dos componentes se queimar uma coisa que nem a placa de video eu me lasco eu sei disso, mas acredito que mantendo a temperatura até 70 graus isso seria de médio ou longo prazo por favor me corrija se eu estiver errado, vi que tem histórico no seu perfil de responder sobre esse assunto suas dicas serão muito valiosas.

Se eu tirar 200 reais por mês por desgaste dos componentes em um ano vou ter 2.400, em dois anos 4.800, e ainda terei 600 por mês (pra mim ainda é dinheiro, to comecando a trabalhar como jovem aprendiz ganho pouco)

4 minutos atrás, Yan_ disse:

@Mazikeen. cara, com uma GPU o lucro vai ser baixo, mas ainda tem lucro, quando eu tava só com a minha rendia 3 dólares por dia, agora eu me juntei com mais 3 amigos e tá dando 11 ~ 12 dólares por dia

 

eu tinha feito um monte de conta para ver quanto ia gastar e tava dando uns 120 reais, porém no final do mês em relação ao mês passado, aumentou 10 reais, ou seja, de 220 reais a conta foi para 230

N entendi direito como se junta com os amigos? Eles mineram com você? Mas como vou convencer eles a "doar" o desempenho da maquina e ficar com o lucro deles? 

Eu sou muitoooo novo na mineracão comecei ontem

image.png.4d05834547ea9fb554a5b236fd8447e9.png

olha agora por exemplo ta estimando 6.40 USD as vezes vai pra 7.80 USD mas é só de pico depois cai de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Mazikeen. disse:

fortaleza sou seu conterrâneo

Tenso cara, é que aqui em casa praticamente não fica ninguém em casa durante o dia e fica apenas a geladeira ligada mesmo assim a conta vinha de 280 á 350 reais.

Agora que estou trabalhando em home office, mas vem quase a mesma coisa, se eu colocasse um ring de mineração aqui em casa tenho quase certeza a conta iria dobra o valor.

E qual seria a sua GPU usada para mineração?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, DaveLopez disse:

Tenso cara, é que aqui em casa praticamente não fica ninguém em casa durante o dia e fica apenas a geladeira ligada mesmo assim a conta vinha de 280 á 350 reais.

Agora que estou trabalhando em home office, mas vem quase a mesma coisa, se eu colocasse um ring de mineração aqui em casa tenho quase certeza a conta iria dobra o valor.

E qual seria a sua GPU usada para mineração?

Lá no início do tópico minha config inteira

Aqui vem 50 reais kkkkkkkkkkkkk até mesmo quando jogava nesse pc acredita? quando meus responsaveis verem que subiu pra 250 capaz que infartem kkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Mazikeen. disse:

N entendi direito como se junta com os amigos? Eles mineram com você? Mas como vou convencer eles a "doar" o desempenho da maquina e ficar com o lucro deles? 

Eu sou muitoooo novo na mineracão comecei ontem

Mineração em Pool.

 

Não precisa ter amigos que entre pra minerar, você as vezes consegue entrar em alguma Pool para minerar.

 

Agora, se usa o cryptotab browser, ai precisa de referidos pra entrarem com você e eles minerar também e você ganhar algo também.

 

 

Mineração de Bitcoin não vale a pena, o preço da moeda é alto, e o retorno é baixo.

 

Esse valor ai note que na frente está em mBTC, ele ainda vai demorar um tempo pra virar BTC mesmo, se não me engano esse valor ai ainda seria convertido em satoshi, que é a fração do bitcoin, dá mais ou menos uns 10807 satoshi, que fica escrito assim: 0.00010807.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Elder Nauvirth disse:

Mineração em Pool.

 

Não precisa ter amigos que entre pra minerar, você as vezes consegue entrar em alguma Pool para minerar.

 

Agora, se usa o cryptotab browser, ai precisa de referidos pra entrarem com você e eles minerar também e você ganhar algo também.

 

 

Mineração de Bitcoin não vale a pena, o preço da moeda é alto, e o retorno é baixo.

 

Esse valor ai note que na frente está em mBTC, ele ainda vai demorar um tempo pra virar BTC mesmo, se não me engano esse valor ai ainda seria convertido em satoshi, que é a fração do bitcoin, dá mais ou menos uns 10807 satoshi, que fica escrito assim: 0.00010807.

Tlgd, não sei, o que eu sei é que o valor vai a cada 4h pra minha carteira image.png.9a0dc250eac06b509f32c2ce8e7dbd70.png (comecei ontem, okay por isso tenho pouco)

E eu fiz uma conta na Braziliex (desculpa n sei se eu posso citar isso aqui) eu nem sei o que é, se é uma correta, nn faco ideia kkkkk, eu só sei que mando os btc pra la (fracionado) e vendo por reais dps saco kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, DaveLopez disse:

A sim é que tinha ficado oculto, em relação resfriamento seria bom se onde você usa o pc tivesse ar condicionado porque RX vai da uma esquentada federal.

Ta no inicio do topico também mano, eu n sei como mas ela n passa de 70 graus (fonte Radeon Software)

Ela ta no undervolt pesado também, o chip dela veio bom fiz overclock de núcleo e memoria ainda consegui reduzir pra *** o consumo

Nem testei se ela aguenta menos energia, to com preguica vai que trava e preciso reiniciar o pc, deixa como ta, bglh é n passar de 70 a 75

6 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Mineração em Pool.

 

Não precisa ter amigos que entre pra minerar, você as vezes consegue entrar em alguma Pool para minerar.

 

Agora, se usa o cryptotab browser, ai precisa de referidos pra entrarem com você e eles minerar também e você ganhar algo também.

 

 

Mineração de Bitcoin não vale a pena, o preço da moeda é alto, e o retorno é baixo.

 

Esse valor ai note que na frente está em mBTC, ele ainda vai demorar um tempo pra virar BTC mesmo, se não me engano esse valor ai ainda seria convertido em satoshi, que é a fração do bitcoin, dá mais ou menos uns 10807 satoshi, que fica escrito assim: 0.00010807.

teria como me mandar algum tutorial desse negocio de Pool estou sempre tentando aprender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mazikeen. Melhor mesmo é se conseguir juntar, vai valer mais, hoje em dia o BTC vale 339 mil, valor já em real.

 

Mas o problema é que mineração não dá um bom retorno, quanto mais alto o valor da moeda, menor é o valor que você recebe.

 

E é bom ver que está conseguindo tirar algo.

 

Braziliex é uma carteira de cryptos, e que serve também como corretora e exchange de moeda.

 

Não vejo problema algum citar algo assim, contanto que você não passe links de referencia, sendo só nomes, ou link do site principal, sem referencia, não tem porque ter problema.

 

Eu mesmo tenho conta na BitcoinToYou, tenho 180181 satoshis lá dentro, que vez ou outra fica oscilando o valor em real, mas já dá uns R$624 ao todo.

 

Uma boa é tentar fazer outras moedas menores também pra ir complementando, eu mesmo faço sites que paga em litecoin, já estou com 0.189 litoshi.

 

Como o valor soma, acaba que tenho uns 800 e pouco na carteira, por ser 2 moedas diferentes.

 

4 minutos atrás, Mazikeen. disse:

teria como me mandar algum tutorial desse negocio de Pool estou sempre tentando aprender

https://blog.novadax.com.br/pool-de-mineracao-o-que-e-e-como-funciona/

 

Em uma pesquisa rápida peguei esse link para você ler e aprender, mas se pesquisar pool de mineração de bitcoin, no google vai achar várias coisas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Elder Nauvirth disse:

@Mazikeen. Melhor mesmo é se conseguir juntar, vai valer mais, hoje em dia o BTC vale 339 mil, valor já em real.

 

Mas o problema é que mineração não dá um bom retorno, quanto mais alto o valor da moeda, menor é o valor que você recebe.

 

E é bom ver que está conseguindo tirar algo.

 

Braziliex é uma carteira de cryptos, e que serve também como corretora e exchange de moeda.

 

Não vejo problema algum citar algo assim, contanto que você não passe links de referencia, sendo só nomes, ou link do site principal, sem referencia, não tem porque ter problema.

 

Eu mesmo tenho conta na BitcoinToYou, tenho 180181 satoshis lá dentro, que vez ou outra fica oscilando o valor em real, mas já dá uns R$624 ao todo.

 

Uma boa é tentar fazer outras moedas menores também pra ir complementando, eu mesmo faço sites que paga em litecoin, já estou com 0.189 litoshi.

 

Como o valor soma, acaba que tenho uns 800 e pouco na carteira, por ser 2 moedas diferentes.

 

https://blog.novadax.com.br/pool-de-mineracao-o-que-e-e-como-funciona/

 

Em uma pesquisa rápida peguei esse link para você ler e aprender, mas se pesquisar pool de mineração de bitcoin, no google vai achar várias coisas.

Tem como minerar mais de uma moeda ao mesmo tempo? porque pelo que eu entendi usa praticamente somente a placa de video, eu to com um processador ativo n sei porque ele deve render só uns cents de USD a mais

Daí se eu usar dois programas minerando meu pc n explode? kkk se um ja ta usando 100%

 

***** 7 usd faz um tempin ja que ta nessa faixaimage.png.af4f4d796cd1c248cf80ed3bd3b2388f.png

7.30 agora..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mazikeen. Se o programa que você usa pra minerar permitir, sim.

 

Se não permitir, você pega outro minerador e faz.

 

Não vai explodir.

 

A vantagem é que litecoin é uma moeda de valor mais baixo, então vai conseguir pegar algo, mas também lhe recomendo a juntar, pois tem mais facilidade e pega um valor melhor, pode talvez chegar ai nos 1 litecoin e pegar uns mil reais.

 

Se não quiser minerar litecoin, tenta pegar site free que paga, pode parecer chato no começo, mas vale a pena, afinal, você não usaria o pc pra minerar algo, já que pode pegar de graça em alguns site.

 

Também é uma boa ver mineração de Ethereum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Elder Nauvirth disse:

@Mazikeen. Se o programa que você usa pra minerar permitir, sim.

 

Se não permitir, você pega outro minerador e faz.

 

Não vai explodir.

 

A vantagem é que litecoin é uma moeda de valor mais baixo, então vai conseguir pegar algo, mas também lhe recomendo a juntar, pois tem mais facilidade e pega um valor melhor, pode talvez chegar ai nos 1 litecoin e pegar uns mil reais.

 

Se não quiser minerar litecoin, tenta pegar site free que paga, pode parecer chato no começo, mas vale a pena, afinal, você não usaria o pc pra minerar algo, já que pode pegar de graça em alguns site.

 

Também é uma boa ver mineração de Ethereum.

Ok, ainda não fiz meu primeiro saque, mas vou fazer na Segunda-Feira porque nem hj é dia util nem sab nem dom.

Se der tudo certo e ver que realmente funciona vou estudar essas outras formas direitinho, inicialmente o assunto do topic era a energia mas passou pra mineracão n sei se tem problema

Mas se conseguir fazer meu primeiro saque eu posto como foi se deu tudo certo ou se tiver algum problema, dai marco a solucão.

Muito obrigado pela ajuda de geral ai, logo mais posto resultados

Eu sei que não vale a pena sacar de valor baixo é porque eu quero saber se da certo mesmo so acredito vendo kkkkkkkkk 

parece que nao mas é mt bom pra ser vdd

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mazikeen. Desde que use uma fonte de qualidade, o que já faz, não creio que vá aumentar tanto a energia, mesmo que faça mineração.

 

E como mineração é algo que normalmente o pessoal chega a fazer e aumenta a conta de energia, creio que faça sentido ter pegado um pouco desse tema.

 

 

Já quanto a saque, se fala em tirar da Braziliex, de fato, só segunda mesmo pra fazer, mas pelo já é bom saber que está dando tudo certo até o momento.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Mazikeen. disse:

N entendi direito como se junta com os amigos? Eles mineram com você? Mas como vou convencer eles a "doar" o desempenho da maquina e ficar com o lucro deles? 

a gente minera ETH na pool da Binance, vem na minha conta, juntamos o dinheiro e compramos mais placas

 

@Mazikeen. pera, você ta minerando BTC??? Não cara...

 

Minera ETH e depois de julho minera RVN

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Yan_ disse:

a gente minera ETH na pool da Binance, vem na minha conta, juntamos o dinheiro e compramos mais placas

@Mazikeen. pera, você ta minerando BTC??? Não cara...

 

Minera ETH e depois de julho minera RVN

eu nem sei minerar esses bagulho tem que baixar outra coisa em outro site?

da pelo menos 10 dolares por dia com meu pc? se n der nem vale ve so

image.png.9b3470ed29721be174eb5182092a7c78.pngimage.png.9b3470ed29721be174eb5182092a7c78.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mazikeen.

1 minuto atrás, Mazikeen. disse:

eu nem sei minerar esses bagulho tem que baixar outra coisa em outro site?

sim, você faz conta na Binance > cria uma conta de mineração > baixa o miner de ETH > configura para ir pra sua carteira

 

1 minuto atrás, Mazikeen. disse:

da pelo menos 10 dolares por dia com meu pc? se n der nem vale ve so

não, 10 dólares é 57 reais, acho que você minera uns 4 dólares ou 5 se configurar certo sua GPU, fora que se você minerar com ela em stock o consumo vai ser ridiculo ( + de 170W )

 

com a gente minerando 12 dólares por dia a conta fica assim:

12*7*4 = 336 dólares

 

pra real dá 1918 reais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Yan_ disse:

@Mazikeen.

sim, você faz conta na Binance > cria uma conta de mineração > baixa o miner de ETH > configura para ir pra sua carteira

 

não, 10 dólares é 57 reais, acho que você minera uns 4 dólares ou 5 se configurar certo sua GPU, fora que se você minerar com ela em stock o consumo vai ser ridiculo ( + de 170W )

 

com a gente minerando 12 dólares por dia a conta fica assim:

12*7*4 = 336 dólares

 

pra real dá 1918 reais

nao entendi, eu vou minerar duas cryptomoedas? eu achei que você tava sugerindo eu trocar essa que eu tava agora tlgd?

da pra minerar com as duas? olha pra mim n ta fazendo sentido como vou minerar com as duas se minha placa de video ja ta no talo

eu fiz um undervolt bolado e botei um ventilador do lado relaxa KKK bagui e rardecore

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mazikeen.

8 minutos atrás, Mazikeen. disse:

eu achei que você tava sugerindo eu trocar essa que eu tava agora tlgd?

mas é isso mesmo ué, mBTC não vale a pena, é um milésimo de BTC e minera menos que ETH, ou seja, ganha menos do que com ETH

 

13 minutos atrás, Mazikeen. disse:

eu fiz um undervolt bolado e botei um ventilador do lado relaxa KKK bagui e rardecore

e ela tá com qnt de hashrate? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Elder Nauvirth disse:

@Mazikeen. Você pode sair da mineração do BTC e ir para o ETH.

 

A diferença é os valores.

 

O BTC é a moeda mais cara.

 

O ETH está indo no mesmo caminho.

 

Entre esses o ETH é uma das moedas que você vai conseguir rápido.

algum de vcs dois tem uma base de quanto vai aumentar? média que tava agora era de 6usd mas subiu pra 8 do nada e não desceu mais.. mas ainda da uma media de uns 6.50 ou 7 doletas

agora, Yan_ disse:

@Mazikeen.

mas é isso mesmo ué, mBTC não vale a pena, é um milésimo de BTC e minera menos que ETH, ou seja, ganha menos do que com ETH

 

e ela tá com qnt de hashrate? 

sla o que é hashrate man eu sou novo nesse assunto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mazikeen. Com ETH você pode pegar mais do que o já ganho atualmente com BTC.

 

Mas pra ver quanto vai render, vai depender do Hashrate mesmo.

 

É aquilo que falei, quanto maior o valor da moeda, mais difícil é de conseguir.

 

Não adianta você minerar BTC achando que vai ficar rico da noite para o dia, o valor da moeda é alto, sim, mas a dificuldade também.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok @Yan_@Elder Nauvirth já mudei agora to minerando ETH com o Phoenix Miner vi em um vídeo que ele é o melhor, se souberem um melhor por favor me recomendem, cada dica é valiosa.

Agora aumentou minhas dúvidas, tipo como sacar eu não inseri até agora nenhum dado tipo CPF nem nada, nem sei qual é a parte de sacar isso eu posso olhar no YT.

Mas, vamos lá...

  1. Quanto ao PC, não sei se é mito mas ouvi falar que quanto menos desligar ele melhor porque expande o processador alguma coisa assim, não lembro. Procede? Ou tem que reiniciar ele tipo a cada 24h, 48h, 72h...?
  2. Tomando todos os cuidados, (aprimorei o Undervolt e agora nem a placa de vídeo nem o processador alcançam ao menos 65 graus Celsius, tão geladinhos até...) vcs acham que a placa de vídeo consegue durar uns dois anos ou mais minerando? Nessas condições de temperatura e tendo os melhores cuidados possíveis.
  3. Se puderem me ensinar como faz pra sacar o bglh ficaria agradecido, mas vcs vão acabar divulgando o site. Se acharem melhor podem deixar que olho no YT.

Eth speed 52 MH/s isso é ruim???

O minerador não ta usando o processador só a placa de vídeo é isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mazikeen. Normalmente pra saque não pedem informações, tipo CPF, isso pra tirar do minerador e ir pra carteira.

 

Há vídeo falando pra não usar esse minerador.

 

Se está querendo tirar de uma mineradora e ir para a carteira, procura por Withdraw para colocar o link de sua carteira, para receber.

 

No caso de sacar de alguma carteira, depois de vendido, ai precisa procurar por saques e ver quais bancos aceitam e o que precisa enviar, normalmente sacar de carteira vai pedir conta bancária em seu nome, além dos documentos, RG e comprovante de endereço.

Sobre desligar o pc.

 

Os processadores são projetados para ficar direto ligado, 24h/7d.

 

Se quiser deixar assim, pode, ai vez ou outra reinicia.

 

E tem isso de expansão também, mas se não me engano ele expande quando esquenta, já vi falar disso, mas não lembro 100% pra dizer algo com mais precisão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!