Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reboot and select a proper device mas com SSD


Pelucks

Posts recomendados

Olá, achei que minha placa de vídeo estava superaquecendo e meu computador fazendo muito barulho, abri ele e dei uma limpada muito de leve sem tirar peça nem nada, só passei um pincel pra ver se ajudava. Quando liguei de novo deu esse erro, pesquisei e vi que poderia ser que o cabo sata não estava sendo reconhecido mas meu windows está em um SSD, até tenho um HD nele mas uso como secundário. Fui no menu de boot e selecionei essa terceira opção, que parece ser meu HD e aí ligou, mas toda vez que reinicio preciso ir lá e selecionar de novo, se deixo meu SSD ele não vai.

 

o que pode ser esse problema e como posso resolver?

 

Obrigado.

photo_2021-04-06_02-51-35.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pelucks Tem que ver se seu sistema está realmente instalado no SSD ou se foi acidentalmente instalado no HD. Mesmo com o SSD sendo enxergado, o cabo pode estar mal encaixado ou apresentando problemas. Teste outro cabo em outra porta SATA da MB.

 

Quando for limpar, remova o tampo frontal e use um aspirador de pó no painel frontal. Passe o aspirador superficialmente pelos componentes internos, sem tocá-los. O cooler da CPU só precisa ser removido se estiver com um volume muito grande de poeira, mas mesmo se estiver tente limpar antes com o aspirador. Nunca remova peças para limpeza a menos que elas estejam com problema. Evite a todo custo desencaixar qualquer coisa enquanto limpa. A limpeza não precisa ser profunda, apenas superficial, a menos que você tenha expertise para fazê-la e não queira passar por situações como a sua regularmente.

E se seu PC não for filtrado, um pedaço de tule rígido ou meia calça fazem milagre para deixar o interior do seu gabinete livre de poeira.

 

Ps.: O superaquecimento pode ocorrer por várias razões, mas a mais comum é falta de ventoinhas ou disposição errada delas. O volume correto de ventoinhas é mínimo duas, idealmente quatro, sempre aos pares, sempre metade em admissão de ar no painel frontal e a outra metade em exaustão atrás (a mais importante) e em cima. Um fluxo desequilibrado pode causar superaquecimento e acúmulo anormal de poeira, então revise sua instalação.

 

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos e obrigado pelas respostas. Coloquei o Windows boot Manager em primeiro e o SSD em segundo e ligou, mas não é muito estranho que ele esteja ligando quando seleciono ele ao invés do meu SSD que é onde meu Windows está instalado? Meu SSD é o disco local c, ele que tem 500gb, se entro nele, é nele que tem os arquivos de programas, só pode ser nele em que o Windows está. Eu até senti uma boa diferença na velocidade em que meu computador funcionava quando coloquei nele. E eles estão funcionando pois além do meu PC ligar, eu consigo até jogar jogos que estão instalados nos dois.

 

O que também tem me incomodado é que de vez em quando quando olho os discos no gerenciador de tarefas, as vezes o SSD está em 20% ou algum outra porcentagem, o que não acontecia antes. Desde que coloquei o SSD, ele sempre ficava em 0%, pelo eu menos é o que eu achava, seguem algumas imagens da situação.

photo_2021-04-06_12-38-20.jpg

photo_2021-04-06_12-38-29.jpg

photo_2021-04-06_12-38-33.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pelucks disse:

se entro nele, é nele que tem os arquivos de programas, só pode ser nele em que o Windows está.

Seguinte, essa sentença em cima não está correta. Se você instala o seu sistema no SSD quando há um sistema instalado ho HD sem desconectar o HD antes, o windows aproveita a partição de boot pré-existente. Isso é péssimo para manutenção do PC, pois o dia que esse HD estragar ou você apagar essa partição de boot, seu PC não vai iniciar. 

 

Se isso tiver acontecido você verá que só tem uma partição no seu SSD, com partições pequenas de inicialização no HD. Para corrigir a única forma é desconectar o HD da placa-mãe e reinstalar o windows no SSD. 

 

Se tiver mesmo que fazer isso, leia as dicas do tópico abaixo para fazer uma instalação que facilita muito a manutenção posterior.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pelucks disse:

Eu dei uma olhada no gerenciamento de discos e estava assim, isso significa que está no HD mesmo? (O HD é o que tem 1 tera)

imagem_2021-04-06_180704.png

Parece mesmo o que o @WOZ Dods disse acima: BOOT de um lado, SO do outro.. Aquela partição de 450MB no SSD, sem nenhuma identificação, ficou estranha.. As duas partições de recuperação no HD, também é estranho..

 

Na primeira imagem, lá em cima, já mostra que o BOOT Manager tá no HD..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Mas isso é muito estranho, eu fiz isso quando comprei meu SSD, coloquei um Windows no pendrive, formatei e instalei no SSD. Senti o impacto dele na velocidade do meu computador, até quando liga e tal. Eu tenho medo de tentar fazer isso e acontecer a mesma coisa de novo e eu acabar formatando à toa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pelucks Se isso tiver acontecido mesmo, que é o que tudo indica, é melhor resolver agora que seu sistema não está com todos os seus programas e arquivos, e você não terá que fazer um retrabalho tão grande nem em momento crítico. Se deixar para o dia que for fazer manutenção emergencial aí fica muito mais difícil. No geral vai levar  pouco tempo e você aproveita e segue as dicas que passei do tópico anteriormente para facilitar a manutenção futura também. Geralmente para fazer a instalação do sistema, atualização e customização você leva horas e tem que fazer toda vez que for reinstalar o sistema. Com os métodos que cito naquele tópico a reinstalação do sistema depois de fazer a otimização e criar um ghost passa a levar apenas 10 minutos, isso sem sequer precisar fazer o backup dos dados de usuário que ficam reservados em outra unidade. Vale muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pelucks Porque o windows presume que se já tem um sistema operacional em algum disco no seu sistema então você quer fazer dual boot. Ele respeita sua escolha para não alienar o outro sistema e deposita naquela partição de boot os dados do qual depende para funcionar. Normalmente, inclusive, ele cria uma telinha que aparece antes do sistema iniciar onde você pode escolher por qual sistema deseja iniciar. Se for nas variáveis de ambiente também dá para ver o segundo sistema lá. 

Enfim, faça o teste de desligar o HD só por desencargo de consciência. Tudo indica que isso é o que aconteceu, mas não custa testar. O teste em si não acarretará em problema algum. Se der mensagem de que não consegue iniciar o sistema é só desligar, reconectar o HD e seguir a vida. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...