Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mineração Estraga placa de vídeo? se sim, de que forma?


Posts recomendados

Olá, pessoal. Recentemente me peguei pesquisando mais a fundo sobre bitcoin e decidi colocar minha placa de vídeo (GTX 1660 6gb - modelo da ZOTAC) pra analisar se compensava. Já vi muitos vídeos de manutenção em placas que foram supostamente usadas em mineração, mas minha dúvida é se realmente é a mineração que causa esses problemas ou se é o fato de fazerem vários BIOS MOD para que a placa desempenhe melhor (overclock) o que acaba acarretando em danos às vezes permanentes nas gpus. Se alguém experiente puder esclarecer pra mim, ficarei grato!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membro VIP

@Alessandro Silva dos Santo não é a mineração em si que estraga a placa e sim as temperaturas. você deixar sua placa em stock sem mexer em frequencias não vai dar um bom resultado.

 

Obs: a temperatura que me refiro, além do próprio chip gráfico, é das memórias, coisa que nas nVidia antes das 3000 não tem sensor para o die delas, logo é interessante n deixar numa frequencia muito alta no memory clock e sempre deixar os FANs em pelo menos 50 - 60%

 

e não recomendo minerar em placas que a memória não é conectada no dissipador

 

image.thumb.png.a5a79f05757acc928cdc3170528fc9a0.png

 

na imagem acima, por exemplo, todos os 6 chips de VRAM tem um thermal pad integrando-os ao dissipador, em outras placas pode ser que não tenha.

 

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Yan_ valeu, irmão! respondeu bem em cima da minha preocupação: a temperatura das memórias. A temperatura da GPU está sempre ótima, alcançando no máximo 65° com os fan em 70%, mas as memórias não tenho como monitorar, mas vou ver direitinho como é a estrutura do modelo da placa que tenho aqui e calcular se vale a pena continuar ou não.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membro VIP

O que estraga é o stress. 100% em full load 24 horas 7 dias por semana. E em rigs de mineração as placas ficam muito próximas umas das outras, o cara tá nem aí se as mesmas pifarem ou não, não há prevenção ou cuidados na maioria dos casos.

Quanto ao BIOS mod, na verdade eles diminuem a tensão do núcleo e aumentam os clocks, pois como a carga não está no bus com as memórias como nos games (texturas, informações pra lá e pra cá) e sim no cálculo do hash, o GPU não fica instável ao ponto de travar (logicamente tem que saber o que tá fazendo, testar).

 

Na minha opinião só vale a pena minerar no BR se você sonegar a conta de luz e possuir grana pra investir em um bom rig. Minerar com seu PC caseiro, uma única placa de vídeo +- (1060 já era fraca pra isso lá em ~2017 por exemplo) nem vale o esforço, vai é perder dinheiro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!