Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Cooler Master MWE Bronze, 450W é boa comparada a da Corsair?


Posts recomendados

Bom dia pessoa, bom conforme o topico anterior que eu fiz sobre minha fonte que tinha queimado após um pico de energia, eu estou pensando em comprar uma nova, porém fico naquela incerteza ja que eu tenho uma Fonte Corsair CV450, 450W, 80 Plus Bronze e apos esse pico o fusivel deixou passar e queimou outro componente, ai eu vi essa Fonte Cooler Master MWE Bronze que está pelo mesmo preço praticamente. Eu gostei da Corsair mas estou nessa incerteza e gostaria de saber se essa Cooler master é iria trazer praticamente os mesmos resultados. ambas são 80 Plus Bronze.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, MistermVini disse:

Fonte Corsair CV450, 450W, 80 Plus Bronze e apos esse pico o fusivel deixou passar e queimou outro componente

Que eu saiba essa fonte não tem fusível. Nem nenhuma fonte decente não chaveada, com PFC ativo e circuito de proteção minimamente decente. Dito isso, sigamos.

 

A CM MWE é razoável, assim como é razoável a Corsair Cv450. As duas são tier D (a classe mais baixa de qualidade de componentes), mas pelo menos tem boa filtragem, ripple e proteções aceitáveis. Entendo que tenha dado azar com a Corsair, mas entenda que entre as duas não há diferença significativa que justifique escolher uma em vista da outra, é basicamente 6 por meia dúzia. A Corsair pelo menos tem uma garantia razoável, a Cooler Master já não sei. Se quiser uma fonte melhor, aí pode procurar as Corsair CX 450, que são Tier B e tem 5 anos de garantia (observando que tivemos um lote defeituoso ano passado que ainda pode estar no mercado) e as XPG Pylon 450, que são tier C.

 

Para a lista completa de classificação de qualidade de componentes de fontes, consulte este link: https://linustechtips.com/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Que eu saiba essa fonte não tem fusível. Nem nenhuma fonte decente não chaveada, com PFC ativo e circuito de proteção minimamente decente. Dito isso, sigamos.

Na realidade, é o contrário. Toda fonte decente tem, ao menos, um fusível. É requerimento do Intel Power Supply Design Guide. O modelo deve ser do tipo slow-blow.

image.thumb.png.f0cd060f48254570d38484db63704c3a.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MistermVini disse:

@Phynsx Este modelo slow-blow seria melhor o menos eficiente da linha?

Não há muito detalhamento por parte da Intel, mas em geral, eu não acredito que um modelo com um atraso muito alto também seja uma boa ideia.

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Phynsx Mas o método de operação é o mesmo de fusíveis clássicos? É algo substituível? No caso do colega acha que poderia ter sido o fusível, apesar da marca de queimado na PCB?

Sim, é um fusível substituível: ele explode, você remove e solda outro no lugar. E bom, ele é um fusível normal mesmo, muitas vezes de cerâmica, para evitar estilhaços na explosão. Acredito que no caso dele, possa ter sido o fusível, mas por conta dele não ter funcionado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, MistermVini disse:

Bom dia pessoa, bom conforme o topico anterior que eu fiz sobre minha fonte que tinha queimado após um pico de energia, eu estou pensando em comprar uma nova, porém fico naquela incerteza ja que eu tenho uma Fonte Corsair CV450, 450W, 80 Plus Bronze e apos esse pico o fusivel deixou passar e queimou outro componente, ai eu vi essa Fonte Cooler Master MWE Bronze que está pelo mesmo preço praticamente. Eu gostei da Corsair mas estou nessa incerteza e gostaria de saber se essa Cooler master é iria trazer praticamente os mesmos resultados. ambas são 80 Plus Bronze.

Eu nao vi ainda review da Masterwatt TUF 450W mas me parece que é melhor uqe a MWE versão 1

O único pecado da MWE v2 é que a chave de liga e desliga da fonte só desliga a fase. Eu acho que todo projeto bom de fonte deve ter uma chave interruptora que desliga neutro e fase, até porque apesar de ser raro, existem casos onde a alimentação de uma tomada aqui no Brasil pode ser constituída por fase-fase. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzmaker Leia a nota de rodapé sobre as MWE V2:

 

[1] MWE V2 units have high ripple issues on very low load also resulting in increased coil whine, fix pending.

 

Isso fora o fato de que a V1 é Tier D... As duas me parecem más opções depois de ler isso... Acho que a TUF é mais interessante só de não ter esse problema de ripple, mesmo sendo Tier C.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@donzmaker Leia a nota de rodapé sobre as MWE V2:

 

[1] MWE V2 units have high ripple issues on very low load also resulting in increased coil whine, fix pending.

 

Isso fora o fato de que a V1 é Tier D... As duas me parecem más opções depois de ler isso... Acho que a TUF é mais interessante só de não ter esse problema de ripple, mesmo sendo Tier C.

 

Também há alguns outros problemas na MWE V2:

 

  1. Ventilador com driver de baixa qualidade¹

  2. Controlador de chaveamento mal configurado

  3. Baixa eficiência na trilha de standby

  4. Cabeamento inadequado²

  5. Unidades sem supressão de surtos

  6. Transient response lastimável³

  7. Inrush current altíssima⁴

 

¹²³⁴: Dependendo da potência do modelo.

 

Um amigo fez uma análise (ou melhor, duas) mais detalhada desse modelo, explicando melhor esses pontos. Apesar de ter sido aprovada na análise, não é mais um modelo o qual ele recomenda, principalmente depois de ter aparecido no Hardware Busters e ter sido completamente demolida com alguns outros testes.

 

E a MWE é um modelo que me desagrada bastante e a posição dela no ranking realmente faz todo o sentido. Um exemplo de design que eu não gosto é essa suruba de retificadora:

 

image.png.13d8236927b12ab30b38225362190b94.png

 

É uma obra prima da otimização de espaço, rapaziada.

 

A MWE TUF parece ser literalmente a MWE (mas com TUF), que é basicamente esse design acima, mas com um nome mais bonito. A diferença parece ficar por conta do cabeamento muito superior e por conta da camada extra de filtragem na placa dos soquetes modulares, mas não é um design muito surpreendente mesmo não.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, WOZ Dods disse:

@donzmaker Leia a nota de rodapé sobre as MWE V2:

 

[1] MWE V2 units have high ripple issues on very low load also resulting in increased coil whine, fix pending.

 

Isso fora o fato de que a V1 é Tier D... As duas me parecem más opções depois de ler isso... Acho que a TUF é mais interessante só de não ter esse problema de ripple, mesmo sendo Tier C.

Eu vi esse teste da MWE V2 de 650W ela tem um bom ripple... o problema são outros. Infelizmente os testes variam de unidade para unidade, além do fato da de 550W ter a possibilidade de ser pior


Depois que me dei conta dos problemas da V2 eu parei de recomendar ela. Inclusive eu comprei uma e enviei ao RMA para troca, pois a chave de liga e desliga só desliga a fase. Comprei uma SuperFlower 550W que corretamente desliga toda a fonte (fase-neutro/fase-fase)

A única coisa que não gostei da SuperFlower são os os valores da Capacitância de filtragem terra-neutro/fase-terra. São 5 no total, e só os modelos acima de 650W tem varistor maior. O valor dos capacitores Y sao de 4,7nF

No vídeo acima ele comenta da Pylon e Asus TUF serem melhores opções

A grande vantagem da SuperFlower são os capacitores de primeira linha no primário e secundário. Eles aguentam os turboboost da AMD tranquilamente, sem esquentar e até um overclock leve

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzmaker, olha isso:

 

image.thumb.png.ab7f3008f923e25b3e52445f110badc7.png

 

18 minutos atrás, donzmaker disse:

Depois que me dei conta dos problemas da MWE V2 eu parei de recomendar ela. Inclusive eu comprei uma e enviei ao RMA para troca, pois a chave de liga e desliga só desliga a fase. Comprei uma Super Flower 550W que corretamente desliga toda a fonte (fase-neutro e fase-fase).

 

Você está falando disso? Na imagem é a NIDUS, com um interruptor SPST.

 

image.thumb.png.f825b1b274da2cbc45561e8e013a4add.png

 

18 minutos atrás, donzmaker disse:

A única coisa que não gostei da Super Flower são os os valores da capacitância de filtragem terra-neutro e fase-terra. São 5 no total, e só os modelos acima de 650W tem varistor maior. O valor dos capacitores Y são de 4,7 nF.

 

A filtragem eletromagnética é o fraco da LEADEX III. Realmente ficou faltando um estágio de filtragem de ruído de modo assimétrico melhor.

 

image.thumb.png.4c22537e18dc0f16767bbbd119c58ccd.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Phynsx disse:

@donzmaker, olha isso:

 

image.thumb.png.ab7f3008f923e25b3e52445f110badc7.png

 

 

Você está falando disso? Na imagem é a NIDUS, com um interruptor SPST.

 

image.thumb.png.f825b1b274da2cbc45561e8e013a4add.png

 

 

A filtragem eletromagnética é o fraco da LEADEX III. Realmente ficou faltando um estágio de filtragem de ruído de modo assimétrico melhor.

 

image.thumb.png.4c22537e18dc0f16767bbbd119c58ccd.png

Realmente ripple mt alto. Não é uma fonte ruim essa MWE v2 mas pelo preço vale mais uma Pylon ou Asus TUF

 

Na PCB da 550W Leadex III tem espaço para mais um capacitor X2 mas não colocaram, só a partir de 650W eu acho. E tem a CX550M da Corsair é melhor

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MistermVini Uso a CX450 em montagens há muitos anos. Não tive perda prematura de componentes em nenhum PC onde ela foi instalada. Acredito ser uma das melhores opções para PCs de entrada ou de orçamento limitado. Observe apenas que tivemos um lote defeituoso ano passado e que isso pode gerar a necessidade de acionamento de garantia eventualmente. Não temos qualquer relato do problema causar perda de componentes, mas é um inconveniente. Veja mais sobre o assunto no tópico:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!