Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Fórmula para previsão de perdas


Ir à solução Resolvido por Edson Luiz Branco,

Posts recomendados

Boa noite amigos,

Gostaria de uma ideia. Tenho hoje um modelo de previsão de perdas de clientes, onde provisionados 25 por cento na faixa de 31 a 60;  50 por cento na faixa de 61 a 90; 75 por cento na faixa de 91 a 120 e 100 por cento nas faixas acima de 120 dias.

Preciso criar uma métrica onde "caso o cliente tenha débito vencido em mais de uma faixa, devemos provisionar 100 por cento do débito, independente da faixa de envelhecimento que ele possuir"

 

Segue um modelo resumido do que possuo hoje ,com alguns exemplos simples e a fórmula esperada.

 

Desde já obrigado pela atenção de todos.

1618282571721_1618281840589_Projeto de Provisionamento de Perdas.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia, @Alexandre F.

 

Copie e cole a formula abaixo na célula K3 e arraste para as demais linhas da coluna:

=SE(CONT.VALORES($C3:$J3)>1;(D3*0,25)+(E3*0,5)+(F3*0,75)+(G3*1)+(I3*1)+(J3*1);G3*1)

 

Se foi útil, clique em curtir.

 

Se a dúvida foi sanada, marque a resposta como Solução.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo @Patropi  já respondeu, certeiro e rápido como sempre, mas como eu já tinha elaborado também uma fórmula, pra não perder trabalho segue aí uma segunda alternativa. Em K3 depois arraste:

 

=SOMARPRODUTO(SE(CONT.NÚM(C3:J3)>1;100;{0\25\50\75\100\100\100\100})%*C3:J3)

_________

P.S.: Percebi agora que meu entendimento do problema foi diferente da do Patropi: entendi que, caso haja mais de um débito por linha, os valores seriam sempre 100% (100%, 100%, 100%, 100%, 100%, 100%, 100%, 100%) e não considerados como 0%, 25%, 50%, 75%, 100%, 100%,100%,100% respectivamente🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Acho que você tava com pressa (ou com fome) quando digitou a fórmula, hehehe. Veja que você comeu vários elementos: depois de SOMARPRODUTO tem um SE( antes de CONT.NÚM e antes da constante matricial tem um ponto-e-vírgula (entre o número 100 e o "{" ).

Melhor seria ter copiado e colado a fórmula na barra de fórmulas.

Segue o anexo original com a fórmula na coluna K.

Projeto de Provisionamento de Perdas (alterado=EdsonBR).xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Boa noite @Edson Luiz Branco e @Patropi !

 

Tudo bem com vocês ?

Gostaria muito de saber se poderiam novamente me ajudar em uma fórmula....

Preciso fazer uma fórmula onde se o cliente tiver qualquer valor em aberto nas faixas destacadas em amarelo (31 até "acima de 120 dias), a fórmula soma todo o contas a receber (ou seja ,100%,  todas as faixas , inclusive o "A VENCER e 1 A 30"), porém, notem que em uma linha deu certo e em outra não....

 

Poderiam novamente me ajudarem ?

 

Agradeceria e muito !

 

Grande abraço. 

Fórmula de provisionamento...COM EXEMPLOS.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!