Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 1660 com oscilações muito esquisitas, ventoinhas ligando e desligando


Posts recomendados

Tenho aqui a GTX 1660 6GB da Galax há pouco tempo e tenho observado algumas coisas estranhas nela.

Pra começar, o "gpu clock" fica indo de 330mhz até 1530mhz, enquanto que o clock memory fica variando de 705mhz a 810mhz e 4001mhz. Fora isso, as ventoinhas ficam girando e parando, girando e parando a todo segundo, a minha placa endoidou de vez. 

Nota: Essas situações acontecem quando não se está usando tanto da GPU, quando se usa bastante dela ou até mesmo 100%, ela fica estável e funciona perfeitamente.. Não sofro com quedas de FPS em jogos nem nada do tipo, muito menos artefatos na tela. O problema foi notado por mim após formatar o computador, tentei reinstalar os drivers da NVIDIA usando o DDU em modo de segurança.

image.thumb.png.2ffcd10cea33b673f076b57cc367cb3d.png

image.thumb.png.e9fca73e6db494e513b36c519f002262.png


O que pode ser?

Especificações do meu PC:

GPU: GTX 1660 6GB GALAX
CPU: RYZEN 5 3500X
MEMÓRIA: 16GB DDR4 (2X8)
placa-mãe: A320M-S2H 
FONTE: OCZ 700W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Natan Soares disse:

Pra começar, o "gpu clock" fica indo de 330mhz até 1530mhz, enquanto que o clock memory fica variando de 705mhz a 810mhz e 4001mhz. Fora isso, as ventoinhas ficam girando e parando, girando e parando a todo segundo, a minha placa endoidou de vez. 

tá normal, só gira os FANs quando a placa fica acima de 50C

 

vai variar o clock, normal também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Yan_ disse:

tá normal, só gira os FANs quando a placa fica acima de 50C

 

vai variar o clock, normal também

Mas as ventoinhas ficam ligando e desligando a cada segundo, sem exagero nenhum. Isso não acontecia antes, não que eu tenha reparado...

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Natan Soares Perfeitamente normal. Se quiser, pode configurar a curva de desempenho das ventoinhas da GPU no MSI Afterburner.

Mas e quanto as ventoinhas que ficam ligando e desligando a cada segundo? Isso não para, ele tá 0 rpm e do nada sobre pra 1200.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

Teste instalar o MSI Afterburner. Vá em configurações do programa, ative iniciar com o windows, coloque a curva de performance da ventilação da GPU em 30% a 30°, 100% a 70° (apague os outros pontos). Observe como ela vai se comportar depois disso.

Após 30% do uso ela continua a girar sem parar, porém eu não queria deixar as ventoinhas ligadas direto pra não desgastar. Também há o problema da oscilação no clock da gpu e da memória. 

5 horas atrás, Yan_ disse:

@Natan Soares faz a curva e ve se continua ocorrendo

Fiz a curva e acima de 30% ela funciona tranquilamente sem parar, mas eu não queria ter que deixá-la ligada o tempo todo. Abaixo de 30 ela começa a endoidar, e também tem o problema da oscilação com o clock da memória e da GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Natan Soares disse:

Após 30% do uso ela continua a girar sem parar, porém eu não queria deixar as ventoinhas ligadas direto pra não desgastar. Também há o problema da oscilação no clock da gpu e da memória. 

A oscilação de clocks é normal. Se eles estivessem 100% o tempo inteiro você teria uma GPU superaquecendo. Todo processador (incluindo processador gráfico) reduz o desempenho dinamicamente para diminuir o consumo e aquecimento, é o normal deles. Quando há maior demanda eles sobrem o desempenho instantaneamente, sem perda.

 

Se faz questão da ventoinha desligar quando não é necessária, cabe a você otimizar seu perfil no MSI afterburner ou deixar o padrão de fábrica. Pessoalmente eu prefiro que ela rode o tempo inteiro, mantendo a GPU em uma temperatura constante. O consumo da ventoinha é muito baixo e ela é feita para durar muitos anos de uso constante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!