Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque o Ryzen 5 1600AF é mais barato que outros modelos Ryzen 5?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Olá. O post é sobre essa dúvida que eu tenho: por que esse processador é tão mais barato que os outros que ao meu ver teriam praticamente o mesmo desempenho?

Eu achei que o desempenho de um processador seria influenciado principalmente pela quantidade de núcleos e threads, mas alguns com a mesma quantidade que esse chegam a custar quase o dobro, então queria saber o que causa essa diferença de preço

https://www.kabum.com.br/produto/107545/processador-amd-ryzen-5-1600-cache-19mb-3-2ghz-3-6ghz-max-turbo-am4-yd1600bbafbox

 

image.png.4fd5de9db6274439e4073f5aae756e1c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Ryan7631 disse:

por que esse processador é tão mais barato que os outros que ao meu ver teriam praticamente o mesmo desempenho?

 

de quais processadores você está falando?

 

e ele nem ta tão barato assim viu, quando peguei um desses em 2019, paguei 569 reais na kabum..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele é da primeira geração ryzen, porém com estrutura de segundo um otimo custo beneficio, recomendo muito, esta barato por ser "antiga", desempenho n é só núcleos mas serve de algo, é erca de 11% inferior ao i3-10100f na mesma faixa de preço e menos núcleos, isso nos jogos

agora, rodrigo.dcvieira disse:

 

de quais processadores você está falando?

 

e ele nem ta tão barato assim viu, quando peguei um desses em 2019, paguei 569 reais na kabum..

mas o 3600 e 5600x tão bem mais caros amigos, custo beneficio hoje, mas só se por no kit com b450-ds3h, cpu custo beneficio ainda acho o 10400f

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

de quais processadores você está falando?

 

e ele nem ta tão barato assim viu, quando peguei um desses em 2019, paguei 569 reais na kabum..

tava usando esse como comparação: https://www.kabum.com.br/produto/102437/processador-amd-ryzen-5-3600x-cache-32mb-3-8ghz-4-4ghz-max-turbo-am4-sem-video-100-100000022box

as principais diferenças que eu vi foram no cache e na frequência, porém não achei que só isso fosse razão para dobrar o preço sendo que tem a mesma quantidade de núcleos e threads

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Ryan7631 disse:

tava usando esse como comparação: https://www.kabum.com.br/produto/102437/processador-amd-ryzen-5-3600x-cache-32mb-3-8ghz-4-4ghz-max-turbo-am4-sem-video-100-100000022box

as principais diferenças que eu vi foram no cache e na frequência, porém não achei que só isso fosse razão para dobrar o preço sendo que tem a mesma quantidade de núcleos e threads

tem muito mais diferença técnica envolvida que neste comentário não cabe resultando num belo aumento de desempenho, mas ainda sim o 1600af é um belo custo beneficio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
27 minutos atrás, Ryan7631 disse:

Olá. O post é sobre essa dúvida que eu tenho: por que esse processador é tão mais barato que os outros que ao meu ver teriam praticamente o mesmo desempenho?

Eu achei que o desempenho de um processador seria influenciado principalmente pela quantidade de núcleos e threads, mas alguns com a mesma quantidade que esse chegam a custar quase o dobro, então queria saber o que causa essa diferença de preço

A diferença de desempenho não é determinada por um ou outro fatores isolados. É todo o conjunto, inclusive as instruções internas que não são declaradas nas descrições, que determina o desempenho. Se quiser comparar o desempenho bruto de processadores use esta ferramenta: https://outervision.com/power-supply-calculator

E só para constar, o Ryzen 3 3300X é bem melhor que o 1600 em single thread e o preço é parecido, valendo muito mais a pena hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, GuilhermeGr disse:

ele é da primeira geração ryzen, porém com estrutura de segundo um otimo custo beneficio, recomendo muito, esta barato por ser "antiga", desempenho n é só núcleos mas serve de algo, é erca de 11% inferior ao i3-10100f na mesma faixa de preço e menos núcleos, isso nos jogos

mas o 3600 e 5600x tão bem mais caros amigos, custo beneficio hoje, mas só se por no kit com b450-ds3h, cpu custo beneficio ainda acho o 10400f

*2a, o 1600af é um 2600 renomeado. O de 1a geração é o 1600 AE, que não se vende mais novo por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GuilhermeGr disse:

então eu digo de primeira porque tem 1000 no nome, mas é igual o 2600 disso eu sei

...mas ele não é de 1a geração, é de segunda, independente do nome. Do mesmo jeito que os 2xxx G são de 1a, 3xxx G são de 2a e 4xxx G são de 3a, muito embora o nome pareça indicar outra coisa. (E os 5xxx são de.. uh... 4a? Eu sei lá, a AMD trollou os nomes...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

@Thiago Miotto Quando quero ver o desempenho em jogos eu costumo procurar por "review" do Tom's Hardware, Guru3D, PCgamer, etc. Geralmente são mais criteriosos do que o pessoal do youtube.

o pessoal do youtube, tambem serve mas acho que serve se voce formular suas conclusões apos os testes e depois ver a deles, nem toda avaliação do youtube é boa, a do MW info sobre o 11900k foi bem simplesinha, e discordei em quase tudo kkkkkk, mas serve pra mostrar o desempenho e voce mesmo tirar suas conclusões

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!