Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de memória ram para ryzen


Dalka
Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Bom dia, pessoa!!

Estou em busca de um upgrade no meu setup e gostaria de recomendações de memória ram, tanto na frequência como na marca também.

Meu setup seria um ryzen 3600 ou 2600 (Ainda estou decidindo $$ rs)

Uma placa-mãe b450m steel legends 

Tenho preferência por  2x8 gb :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Dalka Não compre o Ryzen 2600. É fraco pelo preço que custa. Ou compre o 1600 (se estiver abaixo de 700 reais) que por dentro é um 2600 (refresh da linha) apesar do nome, ou compre um 3300X (que é melhor que o 2600). Se quiser indicação melhor de modelos diga quanto tem para gastar.

 

@Dalka As que indico hoje são essas: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110650

Se esgotarem use esse link para pesquisar, lembrando que as marcas boas são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. 3000 MHz já é bom para Ryzen 3rd gen, mas 3200 é ideal. Sempre compare os preços para ter certeza de que não tem mais rápidas custando uma mixaria a mais (ou as vezes até mais baratas). 

Você não precisa comprar o kit de duas unidades, pois eles são exatamente as mesmas memórias vendidas individualmente. Sempre compare os preços para ver qual sai mais em conta. Não fique olhando QVL de placa-mãe, isso não serve para nada (leia o disclaimer contido na QVL e verá).

 

Se ainda não tiver decidido MB, fonte, etc, diga que te ajudo a pegar algo que valia a pena para evitar que fique uma configuração desequilibrada.

 

@Fuzion200 Preço surreal dessas memórias.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

@Dalka Não compre o Ryzen 2600. É fraco pelo preço que custa. Ou compre o 1600 (se estiver abaixo de 700 reais) que por dentro é um 2600 (refresh da linha) apesar do nome, ou compre um 3300X (que é melhor que o 2600). Se quiser indicação melhor de modelos diga quanto tem para gastar.

 

@Dalka As que indico hoje são essas: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110650

Se esgotarem use esse link para pesquisar, lembrando que as marcas boas são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. 3000 MHz já é bom para Ryzen 3rd gen, mas 3200 é ideal. Sempre compare os preços para ter certeza de que não tem mais rápidas custando uma mixaria a mais (ou as vezes até mais baratas). 

Você não precisa comprar o kit de duas unidades, pois eles são exatamente as mesmas memórias vendidas individualmente. Sempre compare os preços para ver qual sai mais em conta. Não fique olhando QVL de placa-mãe, isso não serve para nada (leia o disclaimer contido na QVL e verá).

 

Se ainda não tiver decidido MB, fonte, etc, diga que te ajudo a pegar algo que valia a pena para evitar que fique uma configuração desequilibrada.

 

@Fuzion200 Preço surreal dessas memórias.

Sim, estão muito altos, mas kit é  melhor caso ele for fazer overclock, pois as memórias vão ter os mesmos chips e vai ser difícil ter alguma incompatibilidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dalka Veja o comparativo de desempenho bruto das CPUs citadas nesse tópico: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-5-1600-vs-AMD-Ryzen-5-2600-vs-AMD-Ryzen-3-3100-vs-AMD-Ryzen-3-3300X-vs-AMD-Ryzen-5-3600/2984vs3243vs3715vs3716vs3481

 

Observe que o 3300X tem single thread superior ao 3600, sendo que custa bem menos. O 3600 será melhor para streaming e para jogos futuros. Jogos atuais e antigos rodarão melhor ou igual no 3300X.

2 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Sim, estão muito altos, mas kit é  melhor caso ele for fazer overclock, pois as memórias vão ter os mesmos chips e vai ser difícil ter alguma incompatibilidade

Se forem dois módulos comprados da mesma marca, modelo e revisão (o que é basicamente dizer do mesmo lote) serão a mesma coisa que dois comprados em kit. Recomendo kit se tiver mesmo preço ou abaixo, em qualquer outra circunstância é melhor comprar avulso. 

E OC é muita sorte, pois mesmo com kits não há garantia nenhuma de que os dois módulos tenham a mesma qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Minha configuração atual é essa!

Processador Intel Pentium g4560 3.50ghz

placa-mãe MSI H110M PRO-VH PLUS DDR4

Memoria Ram da Team Groups T-force Vulcan 8gb 2400mhz

HD Toshiba 1TB Sata III

Placa de vídeo Gigabyte GeForce GTX 1050 Low profile 2GB GDDR5 

A fonte é a Cougar vte 500w 80plus bronze

O meu objetivo com o computador, é Jogar LOL, Cs, Gta V, COD e de vez em quando fazer uma live na twitch. 

Então, Sei que preciso atualizar muita coisa nele ainda mas a minha prioridade atual seria o Processador, a placa-mãe, a Memória Ram e um SSD (caso caiba no orçamento)

Meu orçamento gira em torno dos 3.400 reais

@Fuzion200 @WOZ Dods Gente, agradeço o empenho e a ajuda de vocês mas eu não entendo muito de hardware não kkkkk

Não pretendo fazer overclock até porque nem sei e tb nem sei atualizar a bios (para vocês terem noção)

O intuito seria apenas uma memória ram compatível com o setup e que ficasse legal para fazer streaming e jogar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Dalka disse:

@WOZ Dods Minha configuração atual é essa!

Processador Intel Pentium g4560 3.50ghz

placa-mãe MSI H110M PRO-VH PLUS DDR4

Memoria Ram da Team Groups T-force Vulcan 8gb 2400mhz

HD Toshiba 1TB Sata III

Placa de vídeo Gigabyte GeForce GTX 1050 Low profile 2GB GDDR5 

A fonte é a Cougar vte 500w 80plus bronze

O meu objetivo com o computador, é Jogar LOL, Cs, Gta V, COD e de vez em quando fazer uma live na twitch. 

Então, Sei que preciso atualizar muita coisa nele ainda mas a minha prioridade atual seria o Processador, a placa-mãe, a Memória Ram e um SSD (caso caiba no orçamento)

Meu orçamento gira em torno dos 3.400 reais

@Fuzion200 @WOZ Dods Gente, agradeço o empenho e a ajuda de vocês mas eu não entendo muito de hardware não kkkkk

Não pretendo fazer overclock até porque nem sei e tb nem sei atualizar a bios (para vocês terem noção)

O intuito seria apenas uma memória ram compatível com o setup e que ficasse legal para fazer streaming e jogar.

A que ele citou é perfeita nesse caso, vai sair 600 e pouco enquanto o kit que mandei está mais de 700

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fuzion200 Discordo e tudo que já li também discorda dessa afirmação, mas entendo a perspectiva. Seria esperado que houvesse alguma vantagem.

 

7 minutos atrás, Dalka disse:

O meu objetivo com o computador, é Jogar LOL, Cs, Gta V, COD e de vez em quando fazer uma live na twitch. 

Quando diz live quer dizer streaming de jogos? Se sim, então o 3600 é o mais baixo que eu miraria, de preferência pareado com uma MB B550 ou A520 (se a grana estiver curta). Acima disso tem o 5600X que também vale a pena ou o 3700X se o preço estiver mais baixo.

 

Eu recomendaria atualizar sua fonte se quiser que esse PC dure sem lhe dar dores de cabeça futuras. O maior problema que terá é que sua GPU é de baixo desempenho e um upgrade de GPU decente hoje esgotaria seu orçamento. Você teria que concentrar mesmo só no update de plataforma e deixar a GPU para depois, ou então tentar achar uma usada a bom preço. 

Se quiser fazer o update de fonte recomendo esta: Fonte Cooler Master MWE 550W, 80 Plus Gold - MPY-5501-ACAAG - R$ 459,90

SSD recomendo das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG.

Tanto faz ser NVMe ou SATA desde que seja de boa marca e tenha boa durabilidade. A diferença de desempenho para carregamento de programas é mínima ou desprezível na maioria dos casos.

A MB eu recomendo uma A520M DS3H se estiver abaixo de 600 reais. Se estiver acima disso já valerá a pena comparar com os preços da B550M DS3H ou Asus TUF Gaming B550M-Plus. Chipset série 5xx não é compatível com Ryzen de 1ª e 2ª gerações, bem como não é compatível com as CPUs da 3ª geração que tem G no nome. A vantagem das 5xx é ter melhor compatibilidade com memórias de alta velocidade e outros recursos melhores como atualização de BIOS sem CPU nem memória.

A memória que indico é a que citei acima. Mesmo que o que o @Fuzion200 disse sobre compatibilidade em OC fosse verdade, você não se beneficiaria de comprar um kit tão mais caro só para virem as duas memórias na mesma embalagem.

@fuzion200 saca essa: memoria team group t-force vulcan pichau 8gb (1x8) ddr4 3600mhz branca rtb, tlpbd48g3600hc18j01 - r$349,01

tem dela vermelha também: memoria team group t-force vulcan pichau 8gb (1x8) ddr4 3600mhz vermelha, tlprd48g3600hc18j01 - r$349,01

A marca em si é jovem no mercado, então não tem a mesma qualidade das que citei lá em cima, mas já está sendo bem cotada no mercado internacional e vencendo alguns prêmios de desempenho, então eu considero um bom investimento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Sim, seria para streaming de jogos. Suas dicas são valiosas mas estão acima do meu orçamento no momento, eu estou em busca de uma configuração "de entrada" para o streaming de jogos pois esta minha configuração atual não suporta bem. 0 3600 junto com a b450m da steel legends + 2 memorias ram de 3000mhz seria um belo upgrade em comparação a minha configuração atual, não acha? 

Ps: Estou falando do 3600 em foco pois meu amigo tem e ele faz streaming muito bem, meu foco seria jogar com qualidade e não ter problemas para fazer streaming os jogos.

Ps: Ao longo do tempo pretendo trocar minha placa de video, fonte... mas preciso ir montando o setup aos poucos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Dalka disse:

@WOZ Dods Sim, seria para streaming de jogos. Suas dicas são valiosas mas estão acima do meu orçamento no momento, eu estou em busca de uma configuração "de entrada" para o streaming de jogos pois esta minha configuração atual não suporta bem. 0 3600 junto com a b450m da steel legends + 2 memorias ram de 3000mhz seria um belo upgrade em comparação a minha configuração atual, não acha? 

Ps: Estou falando do 3600 em foco pois meu amigo tem e ele faz streaming muito bem, meu foco seria jogar com qualidade e não ter problemas para fazer streaming os jogos.

Ps: Ao longo do tempo pretendo trocar minha placa de video, fonte... mas preciso ir montando o setup aos poucos.

Cara, a longo prazo o r5 3600 é um investimento melhor, o 3300x não tem muita diferença do 10100f que tá 300 reais mais barato, pelo preço do 3300x você compra o 10400f que é mais ou menos o nivel desse R5 3600, se quer longevidade pega o 3600,  e a "perda" de performance que você teria entre o 3300x e o 3600 é minima, e com o tempo os jogos vão utilizar cada vez mais núcleos, então a tendência é que o 3600 sempre vá ganhar em jogos que não sejam dependentes de single core pra ter performance boa, exemplo: CSGO, LOL, Minecraft, etc e mesmo perdendo pro 3300x nesses jogos a diferença não é gigantesca, e tipo por que se preocupar a rodar a 350 fps se seu processador já roda a 300?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Dalka disse:

Sim, seria para streaming de jogos. Suas dicas são valiosas mas estão acima do meu orçamento no momento, eu estou em busca de uma configuração "de entrada" para o streaming de jogos pois esta minha configuração atual não suporta bem. 0 3600 junto com a b450m da steel legends + 2 memorias ram de 3000mhz seria um belo upgrade em comparação a minha configuração atual, não acha? 

A Steel Legend não é a mais indicada e é geralmente mais cara ou tem mesmo preço que todas as que mencionei. A A520M DS3H por sinal é mais barata que ela, permite update de BIOS sem CPU, tem suporte nativo a memórias de 3200 MHz e outras coisinhas boas. Pessoalmente eu ainda tentaria ir de B550M DS3H ou a Asus TUF, pois encaixam no seu orçamento. 

Se quiser MESMO economizar, aí recomendo a clássica: Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 549,90

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, fabkinder disse:

@Dalka Para streaming, você vai precisar de um 3600. Eu sugiro o Ryzen 5 3600 + B450 + 3200MHz.

Sim, a Steel Legend é uma ótima placa-mãe.

Não recomenda isso, 800 reais numa b450 só porque tem RGB, com esse valor ele consegue x570 usada, b550 nova

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Dalka disse:

Ps: Ao longo do tempo pretendo trocar minha placa de video, fonte... mas preciso ir montando o setup aos poucos.

Recomendo que priorize a fonte o mais breve possível. Uma fonte de qualidade baixa reduz a vida útil de todos os componentes. O colega do outro tópico acaba de perder um SSD por causa de fonte de má qualidade (ainda bem inferior à sua) e se tivesse comprado uma fonte de qualidade no princípio ainda teria pagado menos do que com a perda do SSD.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@Fuzion200 Pois é, para streaming o 3600 vai ser a melhor opção, mesmo que tenha que sacrificar uma MB mais robusta. Se observar bem, com a B450M DS3H liberada para OC e completa o coeficiente junto do 3600 ainda sai melhor que todas as outras opções a longo prazo.

Eu pessoalmente pegaria essa, o preço tá bem abaixo dessa steel legend, todos que eu vi comprar ela foi simplesmente porque tinha RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Fuzion200 disse:

Não recomenda isso, 800 reais numa b450 só porque tem RGB, com esse valor ele consegue x570 usada, b550 nova

Concordo. 

agora, Fuzion200 disse:

Eu pessoalmente pegaria essa, o preço tá bem abaixo dessa steel legend, todos que eu vi comprar ela foi simplesmente porque tinha RGB

E o VRM ainda é inferior... 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1d9_E3h8bLp-TXr-0zTJFqqVxdCR9daIVNyMatydkpFA/edit#gid=611478281

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Recomendo que priorize a fonte o mais breve possível. Uma fonte de qualidade baixa reduz a vida útil de todos os componentes. O colega do outro tópico acaba de perder um SSD por causa de fonte de má qualidade (ainda bem inferior à sua) e se tivesse comprado uma fonte de qualidade no princípio ainda teria pagado menos do que com a perda do SSD.

Pode deixar, vou providenciar isso assim que puder. Obrigado!

16 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Fuzion200 Pois é, para streaming o 3600 vai ser a melhor opção, mesmo que tenha que sacrificar uma MB mais robusta. Se observar bem, com a B450M DS3H liberada para OC e completa o coeficiente junto do 3600 ainda sai melhor que todas as outras opções a longo prazo.

Essa b450 só seria ideal com overclock? não sei fazer isso kkk @WOZ Dods @Fuzion200

@fabkinder eu vi que essa B550M DS3H teria que atualizar a BIOS para o r5 3600, isso procede?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Dalka disse:

 

Pode deixar, vou providenciar isso assim que puder. Obrigado!

Essa b450 só seria ideal com overclock? não sei fazer isso kkk @WOZ Dods @Fuzion200

@fabkinder eu vi que essa B550M DS3H teria que atualizar a BIOS para o r5 3600, isso procede?

Acho que não, pois as b550 foram lançadas pra 5 geração ryzen, então nativamente deveria ter suporte pro R5 3600 por ser mais antigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Acho que não, pois as b550 foram lançadas pra 5 geração ryzen, então nativamente deveria ter suporte pro R5 3600 por ser mais antigo

Certo, eu estou vendo que essa B550M DS3H tem  "Support for DDR4 4400(O.C.) / 4000(O.C.) / 3866(O.C.) / 3800(O.C.) / 3733(O.C.) / 3600(O.C.) / 3466(O.C.) / 3400(O.C.) / 3333(O.C.) / 3300(O.C.) / 3200 / 2933 / 2667 / 2400 / 2133 MHz memory modules" Não aparece a frequência de 3000mhz, isso quer dizer que não é compatível com essa placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Dalka disse:

Certo, eu estou vendo que essa B550M DS3H tem  "Support for DDR4 4400(O.C.) / 4000(O.C.) / 3866(O.C.) / 3800(O.C.) / 3733(O.C.) / 3600(O.C.) / 3466(O.C.) / 3400(O.C.) / 3333(O.C.) / 3300(O.C.) / 3200 / 2933 / 2667 / 2400 / 2133 MHz memory modules" Não aparece a frequência de 3000mhz, isso quer dizer que não é compatível com essa placa-mãe?

2933 é 3000mhz

Mas o ideal pra qualquer ryzen são memórias de pelo menos 3200mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!