Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização w8.1 para w10. Converter disco para GPT?


Posts recomendados

Gente, boa noite!

Tô finalmente tentando fazer a atualização do meu velho companheiro windows 8.1 para o windows 10. Baixei o media creation tool no site da microsoft, ele baixou as atualizações e tudo, mas na hora do vamo ver, deu o seguinte erro: "O windows não pode ser instalado pois esse PC tem um layout de disco sem suporte para o firmware UEFI".

Dei uma olhada na internet sobre o que poderia fazer e ainda estou meio confuso. Algumas infos que já coletei:
Já conferi no MSinfo32 que o modo da BIOS tá UEFI.
Sei que o disco não está em GPT pois no list disk não há essa sinalização.

Pelo que vi na web, aparentemente o problema então é justamente converter o disco pra GPT, né? Mas ai, qual a melhor maneira de fazer isso?

Num tópico similar aqui no fórum, li que seria possível pegar o instalador do windows e fazer um pendrive bootável (no caso eu usaria um hd externo) com o Rufus e que na instalação o setup do windows iria sugerir formatar o disco pra GPT. Nessa hipótese de usar um pendrive bootável, eu precisaria da key do windows? (o SO é original, mas eu não tenho a chave pois é de um computador que compramos na Login há muitos anos. Por esse meio é preciso ter a chave?).

No mesmo tópico, um cara disse ter usado o AOMEI Partition Assistant Pro Edition 6.0 e convertido o disco para GPT sem precisar formatar ou perder nenhum arquivo. Mas ele não postou mais nada e ai fiquei um pouco nervoso de fazer isso e acabar corrompendo alguma partitura do PC ou algo do tipo.

Enfim, é isso. Tenho a sensação de ser uma dúvida meio batida, mas não consegui achar muita coisa aqui no fórum.

Qual solução vocês me sugerem para esse problema?

Desde já, obrigado ❤️

 

Não pode executar o win10.jpg

list disk.jpg

Disk Manager.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse não é que eu vá usar a mesma chave, mas a microsoft permite que eu suba do w8.1 para o w10 de graça. Não precisa de chave pro windows 10.

Pelo método que o Thiago postou, fazendo um clean install do w10 e mandando pelo prompt que ele limpe o disco pra converter pra GPT, eu ainda vou poder ter o win10 original e de graça? Ou vou precisar colocar uma chave? É essa a questão que tá me pegando e que eu queria alguma resposta confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Paulo Maia Filho Faça uma instalação limpa do Windows 10 que aproveita o Sistema limpo. Normalmente a key fica na BIOS, mas você também pode anotá-la num papel caso não venha ativado.

3 horas atrás, Pepse disse:

mas você não precisa necessariamente usar

Sim, precisa usar a key se não o Windows fica trial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!