Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos pesados apresentam lag/stutter após overclock em Vega 8


Posts recomendados

Olá, recentemente troquei meu cooler box (Stealth) por um DeepCool Gammaxx 400 V2. O motivo da troca foi porque as GPU tão cara pra caramba e eu queria fazer um overclock básico no meu Vega 8.
A questão é que depois do overclock (no ryzen master) eu fui jogar o Metro 2033 Redux e depois de uns 2 minutos de jogatina veio um lag absurdo, mas absurdo mesmo. Poucos segundo depois o lag sumiu e o jogo voltou ao framerate normal, e mais alguns segundos aquele mesmo lagzão voltou. Eu achei que era problema com o Metro, então fui testar no Far Cry 3 e aconteceu a mesma coisa.


Vi em alguns tópicos gringos que isso pode ser problema nos "timings" da RAM, eu mesmo tinha visto um vídeo sobre OC no Vega 8 e tinha uma parte mostrando o DRAM Calculator for Ryzen. Aí veio outro problema, abri o Thaiphoon Burner e, curiosamente, a "die" das minhas memórias não apareciam. Eu tenho dois pentes Adata, aqui o link do exato produto que eu comprei. No Thaiphoon apenas aparecia "8 GB/ 1 die", geralmente apareceria "8GB B-Die/ 1 die". Para resolver isso eu teria que abrir o dissipador de calor da RAM e ver manualmente que die tem, mas não tô muito afim de fazer isso.


Por fim, um user gringo recomendou ir testando as velocidades de cada um. No caso meus chips são Micron. Existem Micron B-Die, A-Die, E-H/Die e D-Die. Ao testar o B-Die tive o mesmo problema, o lagzão. Ao testar o D-Die o PC simplesmente desligava e eu nem conseguia entrar na BIOS, resolvi após tirar todos os cabos e reconectar, aí setei a velocidade padrão das memórias de novo.


Outra coisa que testei foi o "plano de energia", onde descobri que tem um pra Ryzen, também não resolveu. Estou com medo de testar o E-H/Die e o PC nem ligar de novo. Por isso peço que me ajudem com esse problema, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fazer OC realmente ajuda em alguns casos. Mas também é algo que pode virar dor de cabeça quando não se tem o costume de fazer. Até quem já tem experiência na área pode se perder um pouco. Ainda mais sobre Memórias RAM.

 

Bom, de começo eu queria dizer sobre essas binagens das RAM, onde como você disse temos diversos tipos, sendo a melhor atualmente B-Die. Porém, nem sempre os "values" padrões dos timings vão funcionar corretamente, mesmo sendo B-Die. Isso por diversos fatores desde o controle de memória da CPU até a própria placa-mãe. 

 

O que quero dizer é que por exemplo, você pode comprar uma RAM B-Die 4133MHz CL16 e não funcionar com o CAS Lantency em 16. Ou seja vai ter que modificar manualmente até conseguir chegar numa frequência e CL que funcione e mantenha o equilíbrio. 

 

Eu por exemplo tenho um kit B-Die 4600MHZ CL18 da G.Skill, e não funciona na minha placa Z390 Maximus Code, eu tive que fazer ela funcionar em 4133MHz com CL16.

 

O que não entendi muito na verdade foi o que você disse sobre ter testado um B-Die e um D-die, pelo que consegui entender sua placa-mãe tem presets prontos de overclock para vários tipos de binagens de RAM. Como disse, nem sempre funciona assim, e você precisa ir alterando os timings ou até mesmo os sub-timings um por um.

 

O que recomendo você fazer é o seguinte. Fazer um CLEAR CMOS ou resetar as configs da placa-mãe, e utilizar a RAM na config stock da placa-mãe, acho que seria 2133, algo assim. Com isso você faz o OC na sua Vega 8 e com certeza a memória não irá atrapalhar. Assim a memória teria estabilidade ao menos.

 

Para te ajudar em um overclock eu precisaria saber seu modelo de placa-mãe, e também o modelo de suas RAMs, sem isso não consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, xLeeS disse:

Bom, fazer OC realmente ajuda em alguns casos. Mas também é algo que pode virar dor de cabeça quando não se tem o costume de fazer. Até quem já tem experiência na área pode se perder um pouco. Ainda mais sobre Memórias RAM.

 

Bom, de começo eu queria dizer sobre essas binagens das RAM, onde como você disse temos diversos tipos, sendo a melhor atualmente B-Die. Porém, nem sempre os "values" padrões dos timings vão funcionar corretamente, mesmo sendo B-Die. Isso por diversos fatores desde o controle de memória da CPU até a própria placa-mãe. 

 

O que quero dizer é que por exemplo, você pode comprar uma RAM B-Die 4133MHz CL16 e não funcionar com o CAS Lantency em 16. Ou seja vai ter que modificar manualmente até conseguir chegar numa frequência e CL que funcione e mantenha o equilíbrio. 

 

Eu por exemplo tenho um kit B-Die 4600MHZ CL18 da G.Skill, e não funciona na minha placa Z390 Maximus Code, eu tive que fazer ela funcionar em 4133MHz com CL16.

 

O que não entendi muito na verdade foi o que você disse sobre ter testado um B-Die e um D-die, pelo que consegui entender sua placa-mãe tem presets prontos de overclock para vários tipos de binagens de RAM. Como disse, nem sempre funciona assim, e você precisa ir alterando os timings ou até mesmo os sub-timings um por um.

 

O que recomendo você fazer é o seguinte. Fazer um CLEAR CMOS ou resetar as configs da placa-mãe, e utilizar a RAM na config stock da placa-mãe, acho que seria 2133, algo assim. Com isso você faz o OC na sua Vega 8 e com certeza a memória não irá atrapalhar. Assim a memória teria estabilidade ao menos.

 

Para te ajudar em um overclock eu precisaria saber seu modelo de placa-mãe, e também o modelo de suas RAMs, sem isso não consigo.

Minha placa-mãe é uma GA-AB350M-DS3H V2.

image.png.e425f955c26aaaedb5c7a6a57662bf54.pngMinhas memórias (pelo menos eu acho que é isso que você queria):
Sobre eu ter testado um "B-die e D-die" é porque no Ryzen Calculator tem as binagens para cada die, então eu testei a binagem do B-die e do D-die.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Fabroid Desculpa pela demora em responder, apenas vi agora.

 

Eu recomendo primeiro que você deixe tudo em stock na sua placa-mãe para vermos se isso é um problema de estabilidade de overclock ou outra coisa. Acredito que depois que você fez o overclock seu sistema tenha ficado instável. 

 

Assim podemos investigar melhor o seu caso. Vou deixar aqui também uma explicação minha sobre OC de RAM, que fiz para outro usuário. De uma maneira que pude resumir, espero que lhe ajude um pouco.

 

Segue o resumo de RAM:

 

"Bom, as memórias tem uma regra. Quanto mais você tem de frequência e quanto menor for os números dos timings, melhor vai ser sua latência, ou seja, irá diminuí-la. 

 

Por exemplo, se eu pego um kit de Memórias RAM DDR4 2400MHz CL15, eu teria uma memória que atua a 12,5 nanosegundos de CAS Latency. O CL15 seria o CAS que é o Colum Access Strobe que seria o número de ciclos de clock que iria ocorrer até a memória retornar uma informação, por exemplo, eu gritar algo e você do outro lado da rua ouvir. Quanto menor esse CAS Latency, menor será a latência. A fórmula pra você chegar na latência da frequência combinada a um CL CAS seria (CL/Frequência"MHZ") x 2000. Exemplo: DDR4 4200MHZ CL16 [muito boa] seria (16/4200) = 0,0038095238 x 2000 = 7,6190476 = 7,61 nanosegundos de latência até receber uma informação. 

 

No entanto, é importante entender que memórias com frequências mais rápidas nem sempre são mais rápidas que outras que possuem um clock menor. Por exemplo, uma RAM de 3866MHz CL14 contra uma ram de 4133MHz CL17 facilmente irá ganhar na latência, pois por ser CL14 irá ter fazendo o cálculo mostrado anteriormente 7.24ns enquanto a de 4133MHz teria 8.22ns de latência. Mas também deve considerar que, por exemplo, uma memória de 3200 CL16 contra uma memória de 3600 CL18 vão ter a mesma latência de 10ns, no entanto, por ter um clock maior, a 3600 vai ganhar em vários testes. Isso é bem importante de entender.

 

Mas não se pode basear neste resultado como final, pois temos um grande ecossistema em nosso computador que vai alterar essa latência (sempre pra cima). Como por exemplo a CPU que você usa, a Placa-mãe, se está utilizamdo a RAM em single-channel, em dual-channel e por aí vai... geralmente essa latência final seria a rapidez que você tem que ter entre a comunicação da Memória RAM com a CPU, por isso uma CPU com overclock (estável) por exemplo vai diminuir a latência da comunicação com a RAM e assim a latência final. Essa latência determinada pelo ecossistema do computador você pode ver em programas que possuem ferramentas de bench de RAM como o Aida64 e o PassMark PerformanceTest que acredito serem os mais utilizados.

 

Existe também os sub-timings, mas, seria muita coisa pra explicar. De qualquer jeito eles são muito importantes na hora do overclock. Mesma regra, quanto menor, melhor. Mas é importante entender que quando se aperta muitos os timings e sub-timings pode acarretar em erros nos ciclos da memória, onde traz informações com erros e aparece a famosa tela azul do Windows. Por isso programas como MemTest86 são muito usados para averiguar estabilidade do overclock da memória, pois ela pode ir bem nos jogos, mas na hora que começa a trabalhar mais (consequentemente esquenta e precisa de mais tensão) começa a dar erros.

 

O resumo é que quando você entra no jogo do overclock de RAM e latência é bem complexo pra chegar no melhor resultado. Muitos apenas alteram o CAS Latency e não mexem mais em nada: o que na verdade já ajuda, mas, é importante entender que se você quer chegar num ótimo resultado, deve-se levar em conta os sub-timings e toda essa comunicação entre a CPU e a RAM onde não somente a RAM, mas a CPU também necessita ter os valores aprimorados." 

 

Sobre a binagem das memórias e a sua experiência com o padrão Samsung, Micron e Hynix (B-Bie, D-Die etc...) é aquela coisa, é difícil a gente colocar um padrão pela marca e binagem. Mesmo que você pege duas B-Die pode ter certeza que vão se comportar diferente em overclock. A única certeza que temos é a latência e frequência já estabelecida pelo fabricante, deste modo que sua placa-mãe também consiga suportar. O OC almejado nem sempre é garantido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!