Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar o Samba para compartilhar arquivos entre GNU/Linux e Windows 7?


Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

eu tenho um computador linux (com o arquivo 71.pdf, dentro da pasta /home/WORKGROUP), e quero compartilhar essa pasta para um computador com Windows 7, ambos estão na mesma rede...

eu queria usar o Samba para fazer isso, mas não tenho a mínima ideia de como fazer isso... se possivel um tutorial bem detalhado desde o zero seria bom :)

 

edit: já instalei o samba, e estou perdido no resto 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

instalei o Kali Linux (rodando xfce4), a fim de aprender como usar os programas :)...

 

imagino que tenha formas mais faceis de fazer isso, mas se eu aprender editando o arquivo de configuração creio que seja compativel com todas as distros...

 

vi em tutoriais que se eu clicasse com o botao direito na pasta tinha a opcao de compartilhar, mas não achei... tentei editar o arquivo mas me perdi umas 3x, minha sorte foi que fiz o backup do arquivo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Para acessar compartilhamentos SMB não precisa nada disso. Use o Nautilus, Thunar, etc. Eles usam o gvfs, que por sua vez usa a libsmbclient para achá-los. Cuide que eventuais firewalls tanto no cliente quanto no servidor precisam liberar as portas usadas pelo Samba (e pelo Avahi para resolução de nomes via mDNS). No Fedora e derivados (firewalld) precisa liberar os serviços "mdns" e "samba-client" ("samba" no servidor).

 

Por outro lado, para configurar um servidor SMB, daí eu recorro ao arquivo de configuração. Parece que a Canonical tem uma ferramenta (integrada ao Nautilus?) para este fim no Ubuntu, mas estou por fora.

 

Vários anos atrás decidi escrever um tutorial enxuto sobre o assunto, pois achava os tutoriais existentes muito ruins. Está aqui se interessar. Aliás, precisa ser atualizado levando em conta que o Windows 10 suporta mDNS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado :) consegui realizar a conexão, mas enquanto testava isso achei outro problema 😕 eu cliquei em "não salvar credenciais" e o win 7 salvou, tem algum botão de logoff ou algo do tipo, ou forçar a desconexão pelo linux?

 

outra coisa, se estou em outra rede, é possível conectar com meu pc? por exemplo meu servidor está no 192.168.2.143 / 11.22.33.44, e meu outro pc no 22.33.44.55 por exemplo... quando digito o IP, daria para por "11.22.33.44/192.168.2.143" ou algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!