Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar 9v com 2v.


Posts recomendados

  • Membro VIP

Estou sem paint. Mas tentemos o contexto com texto...

-você ligou certinho o + da bat ao + do motor 🙂

 

-O (-) do motor no C do transistor

-fio preto você liga em: (-) da bateria, E do transistor e preto da caixa 2V

-o vermelho da caixa 2V você conecta num lado do resistor (que pode ser 1K) e o outro lado dele até a Base do transistor

-o diodo entre o (+) e (-) do motor. Anodo no (-) e Catodo (faixa) no (+)... apontando pra cima

 

Reflita, redesenhe, retorne...🙃

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Liviajljg disse:

inverter os fios do coletor e do emissor?

Não entendi o propósito disso mas não. E se for pra inverter rotação, não também.

 

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

colocar o motor depois do transistor?

Algo como seguidor de emissor? 1/2 que pode controlar a tensão analógica ou velocidade dele. O preço: calor.

 

(não vi o video todo mas enquanto digito, ouço e parece coerente)

Mas o ideal é manter no coletor e controlar o pwm

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88
 Obrigada pela dica!
.
Aproveito para perguntar como faço para usar esse mesmo método para ao invés de ligar um motor, eu ligar 15 lâmpadas (9A) daquelas pequenas.
 Obs,: As lâmpadas deverão acender quando o esquema receber a carga de 2v e só ficarão ligadas por uns 3 segundos.
 
 .
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não disse isso. Na mensagem anterior eu lhe apresentei duas ideias, mas elas não são solução.

 

Agora eu lhe trago uma terceira ideia. Dê uma olhada nisto:

 

  – Tutorial CI 555: Interruptor anti ruídos

 

Também não é solução. Continua o problema do botão que é pressionado e solto. Talvez uma solução surja de uma mescla dessas ideias.

 

@Liviajljg, sugiro que você crie novo tópico perguntando por um temporizador a partir de chave.

 

Update

 

Veja o 555 monoestável:

 

Screenshot_2021-06-06-05-56-40_1.jpg.f75b5ded2ba28cb3b69e9a306dfc464f.jpg

 

Como o disparo se dá pela borda de descida, você pode colocar, na entrada (pino 2), uma porta NOT implementada com transistor, invertendo seus 2V.

 

Assim o estado estará sem alterações em 0V (invertidos para nível alto) entrantes no 555. Quando os 2V chegarem, eles significarão 0V na entrada do 555, e com tal "borda de descida" haverá o disparo do temporizador.

 

T = 1,1 • R • C

 

Onde:

   T em segundos

   R em Ohms

   C em Farada

 

A saída do 555, que você vai calcular para 3 segundos, excitarará o seu transistor que funcionará como chave (já exercitado neste tópico).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!