Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo utilizar os 3000mhz das minhas memórias ERRO DE OVERCLOCK


Ir à solução Resolvido por daniloBFX,

Posts recomendados

  • Solução

Recentemente comprei os seguintes modelos de memória RAM:

2x XPG SPECTRIX D41 8GB 3000Mhz CL16

2x HYPERX FURY 8GB 3000Mhz CL15

totalizando = 32GB.

eu estava usando as da hyperx juntamente com outras memorias de 2666mhz (e é claro que é um problema, diferença de frequencias), e por isso mudei pra XPG.

então fui montar ontem e ao colocar as memorias nos slots certos, o computador registra 2400Mhz e não 3000Mhz como era de se esperar.

tentei ativar o XMP/DOCP e nao tive sucesso. DETALHE: as memórias funcionam em DUAL CHANNEL  a 3000Mhz (não testei sem o XMP ativado, mas provavelmente funciona também), mas ao juntar e formar o QUAD CHANNEL, elas ficam no 2400. E se ativar o XMP no QUAD, o PC falha 3 vezes e volta pra BIOS.

mexendo nas configurações do meu DOCP, fui testando de 2400Mhz até 3000, e parei no 2866Mhz, que foi até onde funcionou. Hoje fui ligar o PC e deu problema de KERNEL AUSENTE, Recuperação; que consegui resolver

setando as memorias de volta pro 2400.

ah, e também tentei colocar o CAS# Latency pro CL16, mas não presenciei nenhuma diferença, alterando isso, ou não. de momento achei que mudaria pois as memorias tem CL's diferentes, né?

CONFIGURAÇÕES DO MEU PC

Ryzen 5 2600

ASUS Prime B450M Gaming

RX 570 4GB

FONTE Bluecase ATX 500W

Eu uso meu PC para trabalho, e isso está me dando uma dor de cabeça. FICO GRATO á quem conseguir me ajudar, obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, daniloBFX disse:

DETALHE: as memórias funcionam em DUAL CHANNEL  a 3000Mhz (não testei sem o XMP ativado, mas provavelmente funciona também), mas ao juntar e formar o QUAD CHANNEL, elas ficam no 2400. E se ativar o XMP no QUAD, o PC falha 3 vezes e volta pra BIOS.

Isso não é bem Quad-Channel, mas não importa.. O que importa é: estabilizar 4 pentes de memoria em OC, é MUITO mais complicado, do que dois.. O que você tá passando aí é normal e esperado..

 

Dito isso, vai ter que ser manualmente mesmo.. Mexendo na frequência, na tensão da RAM e nas latências.. 3000 MHz acho quase impossível..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, RS Faria disse:

Isso não é bem Quad-Channel, mas não importa.. O que importa é: estabilizar 4 pentes de memoria em OC, é MUITO mais complicado, do que dois.. O que você tá passando aí é normal e esperado..

 

Dito isso, vai ter que ser manualmente mesmo.. Mexendo na frequência, na tensão da RAM e nas latências.. 3000 MHz acho quase impossível..

entendi. perdão pelos termos, sou bem leigo kkkk mas enfim. então o problema não está nas memorias e nos hardwares? o problema é mais no overclock mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, daniloBFX disse:

entendi. perdão pelos termos, sou bem leigo kkkk mas enfim. então o problema não está nas memorias e nos hardwares? o problema é mais no overclock mesmo?

É bem isso.. Você pode, e deve, testar os pentes individualmente, pra ver se tem erros, com o MEMTest ou a Ferramenta de Diagnóstico de RAM do Windows.. Só por desencargo de consciência..

 

Mas, toda cara de ser mesmo, essa limitação de OC, com tantos pentes sendo usados juntos.. Usando com duas, mesmo com um pente de cada kit, 3000MHz deve ser fácil de atingir.. O problemas é usar os 4 slots mesmo.. A margem pra OC cai demais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RS Faria disse:

É bem isso.. Você pode, e deve, testar os pentes individualmente, pra ver se tem erros, com o MEMTest ou a Ferramenta de Diagnóstico de RAM do Windows.. Só por desencargo de consciência..

 

Mas, toda cara de ser mesmo, essa limitação de OC, com tantos pentes sendo usados juntos.. Usando com duas, mesmo com um pente de cada kit, 3000MHz deve ser fácil de atingir.. O problemas é usar os 4 slots mesmo.. A margem pra OC cai demais..

beleza então, muito obrigado. agora já fico mais tranquilo kkk na verdade não preciso tanto desses MHZ, como não jogo não sinto tamanha diferença. então pra mim, só de eu conseguir usá-las na mesma frequencia já é um avanço kkkk valeu de verdade cara, tmj.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!