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Mensagem de tráfego incomum ao fazer pesquisa no Google


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Prezados,

há umas duas semanas troquei meu provedor de internet para um provedor fibra. Ontem a noite ao fazer uma pesquisa no google, começou a pedir um captcha, dizendo que "Nossos sistemas detectaram tráfego incomum na sua rede...". Isso acontecia com todos os dispositivos da casa. Celulares e notebook. Entrei em contato com a empresa e ao que parece tudo normal com o roteador.

Assim, mais uma vez resolvi contar com a boa vontade de vocês, para analisar um log do meu note. Entretanto, quando vou baixar o arquivo zoek.zip, tanto o Firefox quanto o Chrome baixam mas dizem ser um arquivo com vírus. O Edge baixa normal, mas fiquei com receio de abrir.

Posso abrir? Ou existe outra coisa a se fazer?

 

Obrigado

Augusto

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  • Analista de Segurança

@Guteramxpx

 

Por favor, atente para o seguinte:

  • Sobre o Fórum: Este é um espaço privado, não público. Seu uso é um privilégio, não um direito;
  • O que será passado aqui, somente será com relação ao problema do seu computador portanto, não faça mais em nenhum outro;
  • IMPORTANTE: Caso tenha programas de ativação do Windows ou de compartilhamento p2p/toŕŕent, sugiro desinstalar. Só irei dar procedimento na analise após a remoção. Regras do forum;
  • Siga, por favor, atentamente as instruções passadas e em caso de dúvidas não hesite em perguntá-las;
  • Respeite a ordem das instruções passadas;
  • Observação: Não tome outra medida além das passadas aqui; atente para que, caso peça ajuda em outro fórum, não deixe de nos informar, sob risco de desconfigurar seu computador!


Regras da Área de Remoção de Malware << IMPORTANTE A LEITURA

Regras Gerais do Forum Clube do Hardware << IMPORTANTE A LEITURA
 

Siga os passos abaixo:

Desative temporariamente seu antivirus, antispywares e firewall, para não causar conflitos.

 

ETAPA 1

 

Faça o download do AdwCleaner de um dos links abaixo e salve no desktop.

https://toolslib.net/downloads/viewdownload/1-adwcleaner/

http://www.bleepingcomputer.com/download/adwcleaner/

Clique em DOWNLOAD NOW para baixar o arquivo.

Execute o adwcleaner.exe

OBS: Usuários do Windows Vista, 7, 8/8.1 e Windows 10 clique com o direito sobre o arquivo AdwCleaner.exe, depois clique em image.png

Clique em VERIFICAR AGORA/SCAN NOW. Após o termino clique em LIMPAR/CLEAN e aguarde.

Será aberto o bloco de notas com o resultado.

 

ATENÇÃO: Selecione, copie e cole o seu conteúdo na próxima resposta.

 

ETAPA 2

 

Faça o download do ZHPCleaner no link abaixo e salve em sua Área de trabalho (Desktop)

https://www.majorgeeks.com/files/details/zhpcleaner.html

Execute o arquivo ZHPCleaner.exe Como Administrador

  • Clique no botão Scanner.
  • A ferramenta começara o exame do seu sistema.
  • Tenha paciência pois pode demorar um pouco dependendo da quantidades de itens a examinar.
  • Em seguida clique no botão Reparar.
  • Será gerado um log chamado ZHPCleaner.txt

ATENÇÃO: Selecione, copie e cole o seu conteúdo na próxima resposta.

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Elias, muito obrigado. O adw não encontrou nada (creio eu) e não tinha a opção de Limpar. Achei esse log colado abaixo dentro do programa. Esses pre-installed necessitam alguma ação? Na sequencia tem o do ZHP

 

# -------------------------------
# Malwarebytes AdwCleaner 8.3.0.0
# -------------------------------
# Build:    06-29-2021
# Database: 2021-06-29.1 (Local)
# Support:  https://www.malwarebytes.com/support
#
# -------------------------------
# Mode: Scan
# -------------------------------
# Start:    07-17-2021
# Duration: 00:01:26
# OS:       Windows 10 Home Single Language
# Scanned:  31978
# Detected: 30


***** [ Services ] *****

No malicious services found.

***** [ Folders ] *****

No malicious folders found.

***** [ Files ] *****

No malicious files found.

***** [ DLL ] *****

No malicious DLLs found.

***** [ WMI ] *****

No malicious WMI found.

***** [ Shortcuts ] *****

No malicious shortcuts found.

***** [ Tasks ] *****

No malicious tasks found.

***** [ Registry ] *****

No malicious registry entries found.

***** [ Chromium (and derivatives) ] *****

No malicious Chromium entries found.

***** [ Chromium URLs ] *****

No malicious Chromium URLs found.

***** [ Firefox (and derivatives) ] *****

No malicious Firefox entries found.

***** [ Firefox URLs ] *****

No malicious Firefox URLs found.

***** [ Hosts File Entries ] *****

No malicious hosts file entries found.

***** [ Preinstalled Software ] *****

Preinstalled.CyberLinkLabelPrint   Folder   C:\Program Files (x86)\CYBERLINK\LABELPRINT
Preinstalled.CyberLinkLabelPrint   Registry   HKLM\Software\Wow6432Node\\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\InstallShield_{C59C179C-668D-49A9-B6EA-0121CCFC1243}
Preinstalled.CyberLinkLabelPrint   Registry   HKLM\Software\Wow6432Node\\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\{C59C179C-668D-49A9-B6EA-0121CCFC1243}
Preinstalled.CyberLinkShellExtension   Registry   HKLM\Software\Classes\CLSID\{3E2A0A32-6E14-4BAD-AA87-BBB6A75EBFF2}
Preinstalled.DellCustomerConnect   Folder   C:\Program Files (x86)\DELL CUSTOMER CONNECT
Preinstalled.DellCustomerConnect   Registry   HKLM\Software\Wow6432Node\\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\{124DE80C-9BFE-4D04-A8D9-69C5019DEEBF}
Preinstalled.DellQuickset   Folder   C:\Program Files\DELL\QUICKSET
Preinstalled.DellQuickset   Folder   C:\ProgramData\DELL\QUICKSET
Preinstalled.DellQuickset   Registry   HKLM\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\StartupApproved\Run|QuickSet
Preinstalled.DellQuickset   Registry   HKLM\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run|QuickSet
Preinstalled.DellQuickset   Registry   HKLM\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\{87CF757E-C1F1-4D22-865C-00C6950B5258}
Preinstalled.DellSupportCenter   Folder   C:\Program Files\DELL SUPPORT CENTER
Preinstalled.DellUpdateforWindows10   Folder   C:\Program Files (x86)\DELL UPDATE
Preinstalled.DellUpdateforWindows10   Folder   C:\ProgramData\DELL\UPDATE
Preinstalled.DellUpdateforWindows10   Registry   HKLM\Software\Wow6432Node\\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\{DB82968B-57A4-4397-81A5-ECAB21B5DFCD}
Preinstalled.LenovoPower2Go   Registry   HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Schedule\TaskCache\Tasks\{0EA7D413-72FD-40C4-BCCB-F2C44D979F23}
Preinstalled.LenovoPower2Go   Registry   HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Schedule\TaskCache\Tree\CLVDLauncher
Preinstalled.LenovoPower2Go   Registry   HKLM\Software\Wow6432Node\\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\InstallShield_{2A87D48D-3FDF-41fd-97CD-A1E370EFFFE2}
Preinstalled.LenovoPower2Go   Registry   HKLM\Software\Wow6432Node\\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\{2A87D48D-3FDF-41fd-97CD-A1E370EFFFE2}
Preinstalled.LenovoPower2Go   Task   C:\Windows\System32\Tasks\CLVDLAUNCHER
Preinstalled.LenovoPowerDVD   Registry   HKLM\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\StartupApproved\Run32|RemoteControl10
Preinstalled.LenovoPowerDVD   Registry   HKLM\Software\Wow6432Node\\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run|RemoteControl10
Preinstalled.LenovoPowerDVD   Registry   HKLM\Software\Wow6432Node\\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\InstallShield_{DEC235ED-58A4-4517-A278-C41E8DAEAB3B}
Preinstalled.LenovoPowerDVD   Registry   HKLM\Software\Wow6432Node\\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\{DEC235ED-58A4-4517-A278-C41E8DAEAB3B}
Preinstalled.LenovoThinkVantageToolbox   Registry   HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Schedule\TaskCache\Plain\{2083582D-6F00-479B-BFED-90E38E3BC271}
Preinstalled.LenovoThinkVantageToolbox   Registry   HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Schedule\TaskCache\Tasks\{2083582D-6F00-479B-BFED-90E38E3BC271}
Preinstalled.LenovoThinkVantageToolbox   Registry   HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Schedule\TaskCache\Tree\PCDoctorBackgroundMonitorTask
Preinstalled.LenovoThinkVantageToolbox   Registry   HKLM\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\PC-Doctor for Windows
Preinstalled.MyDell   Folder   C:\Program Files\MY DELL
Preinstalled.MyDell   Registry   HKLM\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\Dell Support Center


AdwCleaner[S00].txt - [6523 octets] - [19/04/2020 19:36:56]
AdwCleaner[C00].txt - [2744 octets] - [19/04/2020 19:38:55]

########## EOF - C:\AdwCleaner\Logs\AdwCleaner[S01].txt ##########

 

 

~ ZHPCleaner v2021.7.15.311 by Nicolas Coolman (2021/07/15)
~ Run by Shelby (Administrator)  (17/07/2021 12:52:11)
~ Web: https://www.nicolascoolman.com
~ Blog: https://nicolascoolman.eu/
~ Facebook : https://www.facebook.com/nicolascoolman1
~ State version : Version KO
~ Type : Repair
~ Report : C:\Users\Shelby\Desktop\ZHPCleaner (R).txt
~ Quarantine : C:\Users\Shelby\AppData\Roaming\ZHP\ZHPCleaner_Reg.txt
~ System Restore Point : OK
~ UAC : Activate
~ Boot Mode : Normal (Normal boot)
Windows 10 Home Single Language, 64-bit  (Build 19041)


---\\  Alternate Data Stream (ADS). (0)


---\\  Services (0)
~ No malicious or unnecessary items found.


---\\  Browser internet (0)
~ No malicious or unnecessary items found.


---\\  Hosts file (1)
~ The hosts file is legitimate (25)


---\\  Scheduled automatic tasks. (0)
~ No malicious or unnecessary items found.


---\\  Explorer ( File, Folder) (3)
MOVED file: C:\Users\Shelby\AppData\Local\Google\Chrome\User Data\Profile 1\Preferences    =>Préférences Chromium
MOVED file: C:\Users\Shelby\AppData\Local\Microsoft\Edge\User Data\Default\Preferences    =>Préférences Chromium
MOVED folder: C:\Program Files (x86)\Skillbrains  =>SUP.Optional.Skillbrains


---\\  Registry ( Key, Value, Data) (2)
DELETED key^: [X64] HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Schedule\TaskCache\Tree\Adobe Flash Player Updater []  =>Riskware.FlashPlayer
DELETED key*: [X64] HKLM\SOFTWARE\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\Adobe Flash Player NPAPI [Adobe Systems Incorporated]  =>Riskware.FlashPlayer


---\\  Summary of the elements found (3)
https://nicolascoolman.eu/forum/Topic/repaquetage-et-infection/ =>Préférences Chromium
https://nicolascoolman.eu/2019/01/sup-skillbrains =>SUP.Optional.Skillbrains
https://nicolascoolman.eu/forum/Topic/flashplayer-logiciel-a-risque-riskware/ =>Riskware.FlashPlayer


---\\  Other deletions. (17)
~ Registry Keys Tracing deleted (14)
~ Remove the old reports ZHPCleaner. (3)


---\\ Result of repair
~ Repair carried out successfully
~ Google Chrome OK
~ Mozilla Firefox OK
~ Internet Explorer OK
~ The system has been restarted.


---\\ Statistics
~ Items scanned : 2115
~ Items found : 0
~ Items cancelled : 0
~ Space saving (bytes) : 0
~ Items options : 9/17


---\\ OPTIONS NOT ACTIVES
~ Temporary file analysis
~ Temporary folder analysis
~ Empty Folder CLSID Analysis
~ Empty Other Folder Analysis
~ Empty LocalLow Folder Analysis
~ Empty Local Folder Analysis
~ Obsolete Installer File Analysis
~ Start browsers with extensions removed

~ End of clean in 00h00mn25s

---\\  Reports (2)
ZHPCleaner-[S]-17072021-12_42_58.txt
ZHPCleaner-[R]-17072021-12_52_36.txt

 

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  • Analista de Segurança

@Guteramxpx

 

Faça o download do RogueKiller by Tigzy, e salve na sua área de trabalho (Desktop)

roguekiller.exe (x64) << link

  • Feche todos os programas
  • Execute o RogueKiller.exe.
    ** Usuários do Windows Vista, Windows 7, 8, 8.1 e Windows 10:Clique com o direito sobre o arquivo rogueKiller.exe, depois clique em image.png
  • Clique em SCAN
  • Clique no primeiro START "Standard Scan (recommended)" e aguarde o scan...
  • Clique no botão RESULTS
  • Clique na opção REPORT e em EXPORT e selecione a opção Text file...
  • Salve o arquivo na area de trabalho com o nome roguekiller_report

Atente para abrir o arquivo, copiar e colar todo o conteúdo na sua próxima resposta

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Segue o resultado:

RogueKiller Anti-Malware V15.0.8.0 (x64) [Jul 13 2021] (Free) by Adlice Software
mail : https://adlice.com/contact/
Website : https://adlice.com/download/roguekiller/
Operating System : Windows 10 (10.0.19041) 64-bit
Started in : Normal mode
User : Shelby [Administrator]
Started from : C:\Program Files\RogueKiller\RogueKiller64.exe
Signatures : 20210717_162602, Driver : Loaded
Mode : Standard Scan, Scan -- Date : 2021/07/19 14:36:49 (Duration : 00:43:08)
Switches : -minimize

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Processes ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Process Modules ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Services ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Tasks ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Registry ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ WMI ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Hosts File ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Files ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Web browsers ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Antirootkit : 0 (Driver: Loaded) ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

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  • Analista de Segurança

@Guteramxpx

 

  1. Clique no menu Iniciar, e após isso clique com o botão direito do mouse sob Este computador e selecione a opção Propriedades.
  2. Em Propriedades, selecione a opção Configurações avançadas do sistema.
  3. Vá na aba Proteção do Sistema, e em Restauração do Sistema, vá na opção Criar.
    OBS: Atente para a correta criação do ponto de restauração
    fce2f587-5556-456b-93d4-00966ae7f59d
  4. Depois basta seguir as instruções em tela, para criar seu ponto de restauração.
    OBS: Lembre-se de colocar um nome de fácil entendimento para uma posterior restauração a partir deste ponto.

Pressione as teclas Windows conheca-atalhos-de-teclado-para-dominar-o-windows-8-2.jpg + R e digite: msconfig 
- Clique na guia Serviços, marque a opção Ocultar todos os serviços Microsoft e depois clique em Desativar tudo
- Clique na guia Inicialização de Programas e clique em Abrir Gerenciador de Tarefas
- Clique com o botão direito em cada entrada da inicialização e clique em Desabilitar/Desativar.

Volte para a tela de Configurações do Sistema e clique em Aplicar e depois em OK

Siga as mensagens ate que seja solicitado a reiniciar.

Me informe se tudo ok ou se ocorreu algum problema.

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  • Analista de Segurança

@Guteramxpx

 

Em 21/07/2021 às 15:01, Guteramxpx disse:

As análises que fizemos antes apontaram alguma coisa preocupante?

Nada preocupante.

 

Citação

"Ontem a noite ao fazer uma pesquisa no google, começou a pedir um captcha, dizendo que "Nossos sistemas detectaram tráfego incomum na sua rede..."

Essa mensagem sugere que seu provedor utiliza poucos IPs públicos para saída de conteúdo dos usuários. 

 

Minha suspeita é pelo fato de que tu informa que após a troca de provedor, a mensagem apareceu.

 

Em relação a malwares, não temos mais problemas.

MANTENHA O SO ATUALIZADO:
Mantenha como "automatica" as atualizações do Windows. Novas brechas de segurança são descobertas com freqüência. Muitos malwares exploram essas brechas, infectando sistemas sem depender de nenhuma ação do usuário. A Microsoft corrige essas brechas através das atualizações. Por isso é fundamental manter o seu sistema atualizado.

Se não tiver mais problema em relação a malwares, clique em Denunciar Post localizado no topo da pagina e diga que seu topico está RESOLVIDO. Se você tiver alguma dúvida relacionada a informática e tecnologia, sinta-se à vontade para postar em qualquer área do CdH.

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