Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Perdi" o Windows ao colocar o SSD em outro PC/kit


Posts recomendados

Tenho um PC que uso para uso pessoal e trabalho e outro kit que decidi vender. Pois bem, uso um SSD kingston A400 2,5' 120GB. Tenho ele desde de novembro de 2018. E meu uso é bem casual/comum, enfim.
Peguei o meu SSD (é o meu armazenamento primário - para Windows e programas) e coloquei no outro kit com outra fonte para testar e ver se tava tudo ok para poder efetuar a venda. Liguei o PC e o primeiro aviso que deu foi o da ASUS: "ASUS power supply surges detected during the previous power on". Antes que perguntem, o kit que vou vender é:
i5 4440 c/ cooler box
H81M-e ASUS
2x4gb ram
Então fui para BIOS, apertei F10 e sai, o PC reiniciou e deu tela azul: "o dispositivo encontrou um problema e precisa ser reiniciado". E ficou nesse loop até aparecer aquele menu de opções avançadas para tentar restaurar ou instalar o Windows a partir de um ponto de recuperação previamente criado. (erro meu aqui pois não tinha criado isso). Em resumo: perdi o Windows, tentei vários comandos no prompt, tentei restaurar também, e nada deu certo. Peguei o SSD e coloquei de volta na minha máquina pessoal e deu o mesmo problema, me restando ter que formatar o Windows e instalar usando o instalador da microsoft por intermédio de um pendrive. Antes disso, tentei dar boot no kit da intel com uma placa de vídeo offboard e tentei com uma fonte diferente, mas nada deu certo. E o mesmo problema aconteceu com o os dois kits. Seria o SSD? 
PS: criei um ponto de restauração dessa vez para caso volte a ter problemas com tela azul rsrs

crystal disk.PNG

ssd kingston.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi_maycry Como migrar o Windows para um SSD

 

Uma das formas mais simples de você fazer um bom upgrade em seu computador ou notebook é substituir o HD do computador por um SSD (unidade de estado sólido), que é muito mais rápido que os HDs comuns.

Porém, para você não precisar fazer o backup de seus arquivos, reinstalar o sistema operacional e instalar os programas que você usa, você pode migrar todos os dados, incluindo o Windows para o seu SSD.

Nesse artigo vamos mostrar como você pode clonar o disco rígido onde o Windows está instalado em seu computador para um novo “SSD” sem que seja necessário que você reinstale o sistema operacional.

Preparação:

Provavelmente, o SSD que você comprou é menor do que seu HD antigo. Por conta disso, você terá que verificar se o espaço usado em seu HD antigo é menor que a capacidade total do seu novo SSD.

Abra o Windows Explorer pressionando a tecla de atalho “Win+E”, clique com o botão direito na unidade C e selecione a opção “Propriedades”. Na guia “Geral” verifique a informação exibida no campo “Espaço usado”.

 

image.png.e3ae3720bd61399da17443324b77010c.png

 

 

Se o espaço usado na unidade C for maior que a capacidade total do seu SSD, você terá que liberar espaço na unidade C, até que o espaço utilizado seja menor do que a capacidade total do novo SSD.

Depois de liberar o espaço necessário, é recomendável que você desfragmente a unidade, para que todos os arquivos sejam movidos para o início do disco. Para desfragmentá-la, vamos usar o programa MyDefrag.

Diferente do desfragmentador nativo do Windows, o MyDefrag tem uma opção capaz de mover os arquivos para o inicio do disco. Execute o MyDefrag, selecione a unidade C e use a opção “Consolidar espaço livre”.

 

image.png.a8490725ef61071bcc7d67ec086059af.png

 

 

 

 

 

 

Como migrar para o SSD sem reinstalar o Windows:

Com os dois discos conectados no computador (o HD antigo e o SSD), instale e execute o programa EaseUS ToDo Backup. Vamos usar o programa para clonar a partição do sistema para seu novo SSD.

1. Baixe a versão 10 do EaseUS ToDo Backup aqui e instale-a em seu computador. Em seguida, execute o programa e se for exibida uma tela solicitando um código de registro, clique no botão “Depois” para seguir.

2. Com o o programa aberto, clique na opção “Clone” do lado direito do menu superior. Não utilize a opção “Clone do sistema” pois ela não permite que você clone o disco rígido para um SSD de menor capacidade.

 

 

image.png.68ba45fd34f7e353ee896f1d70ee1ca6.png

 

3. Na janela aberta, marque o disco rígido antigo onde o Windows está instalado e clique em “Próximo”.

 

 

 

image.png.d193b9f98549905f962217a03a2039f9.png

 

 

 

4. Selecione o disco de destino (SSD) marque a opção “Otimizar para SSD” e clique em “Próximo”.

Se for exibida uma mensagem informando que o disco rígido é muito grande, você precisará reduzir ainda mais o espaço utilizado em disco. Você pode deletar arquivos desnecessários, desinstalar programas, etc.

 

 

image.png.d1455711ea5e341f35c08d8935c3b3ac.png

 

 

 

 

5. Em seguida, ele irá exibir um resumo da operação. Basta você clicar em “Prosseguir” e depois em “OK” na mensagem exibida para confirmar que os dados no disco de destino será deletados durante o processo.

 

image.png.691f28ef3cef897a8118fde40b1157da.png

 

 

Por último, depois de terminar o processo, reinicie o computador e altere a ordem de inicialização na BIOS para que o computador seja iniciado pelo SSD e verifique se a clonagem foi executada com sucesso.

 

image.png.cbab2ae6505f8ae75137dfe5547253f6.png

 

 

Uma vez que o SSD não precisa ser desfragmentado, desative a desfragmentação da unidade. Para isso, abra o Executar pressionando Win+R, digite dfrgui.exe e desative o agendamento para a “unidade C”.

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!