Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer fonte para leds


orieva

Posts recomendados

amigos eu não sabia como fazer o topico kkk eu estou tentando aproveitar reguas de led de lampadas mais estou com duvida como fazer a corrente para ( x ) leds. eu sei que elas trabalhão em serie e que se uma estiver queimada as outras não acende. mais eu queria saber como fazer uma fonte, uma carga determinada para acender uma serie de ( x ) leds 

tipo 8, 10, 15..... etc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só com isso que você disse, é impossível alguém lhe ajudar.

Explique mais. Publique fotos de preferência.
Pelo que entendi, são lâmpadas que não funcionam mais, e você que tentar ligar de forma diferente. Como estas lâmpadas eram ligadas originalmente? Eram ligadas por fonte ou direto em 110/220?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não amigo Thiago. eu quero aproveitar algumas reguas de leds de lampadas Elgin. e fazer algumas luminárias  ao meu estilo kkkk. e foi ai que percebi a falata de conhecimento sobre como usar os leds e como calcular os leds para saber como usar as tensões ( a fonte ) de entrada e saída. ex eu pego 10 leds em serie como usar a tensão? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiro ganhe certezas a respeito dos seus conjuntos: as associações entre os LEDs e as características individuais (e também em blocos) de tensão e corrente.

 

Então adquira drivers de LED comerciais e os utilize em conformidade. Eles são "fontes de corrente", mas a faixa de tensões de operação também importará.

 

Update

 

Por exemplo, digamos que você tenha este driver:

 

images.jpeg.988dae15dbc7766618a398a826d4f009.jpeg

 

Você só terá de associar LEDs para uma queda de tensão entre 24 e 72V, respeitando seus limites de corrente individuais, e provocando uma corrente geral de 300 mA.

 

@orieva, qual é a quantidade de LEDs que você quer ligar? Pois talvez você precise de uma fonte de corrente menor...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa foto da régua de leds tem 44 leds mais um (1 ) foi retirado ficando 43 leds bons. eu queria aprender a fazer uma fonte utilizando essa quantidade de leds.

aqui na minha região é 220v. esse é o primeiro caso. depois falo da outra possibilidades. com menos leds.  

20210730_105502.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@orieva , a partir deste ponto eu não poderei mais ajudar, já que você quer projetar a fonte.

 

Você tem a opção de "olhar" para o projeto de um driver comercial. Dois problemas, na maioria:

 

1 – Usam CIs específicos

 

2 – Os pequenos "transformadores" são inconuns

 

Você sabe qual é a potência da régua?

 

Tome nota do que estiver impresso na régua, e compartilhe.

 

Quantos "grupos" de LEDs ela tem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez eu não esteja mim explicando bem. a régua tinha  44 leds mais um foi retirado então ficaram 43 o que eu queria entender e aprender com vcs era como saber essa régua funcionar de maneira correta. aqui na minha região é 220v. qual circuito eu poderia fazer para usar nessa régua?   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você se satisfaz em comprar uma "fonte" pronta?

 

Seja qual for a resposta, minhas perguntas anteriores a esta continuam de pé.

 

Além da potência, você deve conhecer as correntes e as tensões para as associações de LEDs.

 

Desenhe o circuito da sua peça. E nos diga o que há escrito nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo vou tentar explicar melhor. eu fui em uma sucata atras de outra coisa e chegando la deparei com algumas lampadas e então pensei em fazer uma luminária para lupa e etc. e foi ai que percebi que não entendo nada sobre leds kkkk tipo ex. se eu pegar uma régua com  44 leds e quero usar so 10 leds não sei como fazer o circuito para usar em 220v . 

essa lampada tem 44 leds em serie e um circuito ( foto ) 

resumindo eu queria entender como fazer o circuito para usar leds em serie ( 10, 05, 20, etc. ) de maneira correta. 

20210802_095029.jpg

20210802_095044.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você tem certeza de que os 44 LEDs estão em série?

 

Geralmente é série de paralelos, ou paralelo de séries.

 

Esse seu driver parece bem deteriorado. Mas existe a possibilidade dele somente carecer de alguma substituição de componente mais simples, desses maiores, não-SMD.

 

As fotos estão boas. Ainda assim deixam de ajudar. Clique a régua no mesmo estilo.

 

Você deve descobrir as  exigências elétricas da régua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo a régua é em serie mesmo. eu tive que retirar um led ( queimado ) para a régua ligar.

sobre a placa vou recuperar. mais o que eu queria era entender como fazer esse circuito de acordo com a cotidade de leds na régua.  ex 10 leds ou 15 leds .....

sobre a foto encontrei esses dados

e a do leds em serie como você pediu.  

 

20210802_170351.jpg

20210802_170506.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 02/08/2021 às 19:13, Thiago Miotto disse:

1º passo

 

Tensão, com o multímetro.

 

Passo seguinte: enxergar ou inferir as trilhas na régua.

 

@orieva, volto a dizer: provavelmente não temos uma série de 44 LEDs. As fotos da régua não tem ajudado a esclarecer essa questão. A melhor foto que você tirou, a última, está muito distante, com resolução prejudicada. Experimente fazer múltiplas fotos aproximadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos quando criei a postagem a minha ideia era aprender a usar e fazer uma fonte para usar leds em serie aproveitando essas reguas e usar na bancada com a lupa etc. tipo assim essa regua de 44 usar apenas 10 leds e saber como fazer isso. kkkk

mais com o empenho dos amigos para consertar essa lampada vou tentar consertar. é claro com a ajudas de vcs. essa placa ela aparenta bem estragada e tem um resistor que parece de proteção e o mesmo esta queimado torrado kkk

então o que eu fiz retirei o resitor os capacitores e um mini transf. de 2 pinos. fiz uma limpeza na placa com white lub e agora vou procurar capacitores na sucata e recolocar o trasf. que teste e ta bom. 

sim amigos sobre dois componente que tem na placa um acredito que seja uma ponte retif. e o outro não sei kkk ate procurei mais não encontrei não sei se vai da para ver na foto ele tem 8 pinos mais de um lado esta jampeado dois pinos usando na trilha apenas dois. não sei testar a frio esse componente.  

20210814_113617.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!