Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Ler excel, armazenar e condição


Posts recomendados

Ola, primeiramente começo com avisa. Estou querendo resolver uma duvida importante

Tudo dito abaixo é meu passo a passo que pretendo fazer, de forma alguma quero que achem que quero um programa pronto ou então que façam coisas por mim.


Possuo uma planilha Excel com dados em 2 colunas e linhas a serem lidas (segue a imagem para facilidade de entendimento)

 

O foco: Ler coluna e linha

Por exemplo Ler 3a
armazenar os 18 números da direita pra esquerda
em seguida armazenar/anexar/fixar a quantidade de horas de 3b e 3f ao 3a

executar checagem com base em uma tabela fixa de horas e mostrar resultado. (Estou totalmente ciente em como fazer a parte da condição/comparação em algumas linguagens.)

 

O problema: Duvidas:

O objetivo é criar um sistema automático que leia o EXCEL, faça a comparação/condição pedida e mostre o resultado como "manter", "remover" ou "subir".

Duvida: Qual a melhor linguagem de programação que se tornaria mais fácil fazer determinado programa?

Sei que aparecerão opiniões diferentes por causa de preferência com linguagens que cada um possui mais experiência, então se possivel POR FAVOR responder com apenas a linguagem que vocês julgão de forma GERAL que se encaixaria melhor para a função, seria grato do fundo do meu coração, tenho experiencia com algumas linguagens de programação sendo a minha mais frequente C/C++ Intermediário e outras mais basicas literalmente como pascal, delphi, c sharp e etc.
porém possuo aprendizado rápido com programação tanto por causa de minha atual faculdade quanto por meu alto interesse no mesmo.

 

Estou totalmente ciente que posso fazer essa comparação dentro do PRÓPRIO EXCEL, pois ele tem funções de comparação e etc, também estou procurando como fazer-lo mas tenho interesse na parte de programar algo que leia o excel.

 

 

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que eu entendi você quer abrir->computar os dados->salvar o arquivo, é isso?

Se você já sabe C ou C++ (Não são a mesma linguagem) seria questão só de usar uma biblioteca como libxlsxwriter ou salvar o arquivo em CSV para ficar mais fácil de editar.

 

Mas se você quer aprender uma linguagem nova para fazer isso eu recomendo JavaScript, eu nunca programei mas meu irmão aprendeu bem rápido, fora que aparenta ser bem versátil, porque existem navegadores de internet em quase qualquer buraco hoje em dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kgin Muito agradecido pela sua resposta e opinião amigo! 
Vou procurar a respeito da biblioteca libxlsxwriter 

 

sobre CSV tive que pesquisar sobre o que é e achei bem interessante, que ele transforma as colunas em "virgulas". Procurarei a respeito , obrigado!!!

E obrigado sobre a dica de JS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Luizuk disse:

sobre CSV tive que pesquisar sobre o que é e achei bem interessante, que ele transforma as colunas em "virgulas". Procurarei a respeito , obrigado!!!

Pois é, como eu disse se você já sabe C seria um desafio relativamente fácil editar um arquivo CSV com as funções da própria linguagem.

 

Mas se você que aprender outra linguagem tem varias que já suportam por natureza esse tipo de aquivo,

Exemplo o (jacaré) do VBA que o @ricardo_br mencionou.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricardo_br Nem saberia da existencia disso se voce não mencionasse, vou pesquisar sobre e como utilizar

 

@kgin E obrigado novamente, adorei o "jacaré" KKKKKKKKKKKKK, partirei para os testes por enquanto usando C e com o arquivo CSV, e se tudo der certo irei futuramente procurar sobre o JS e o VBA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Luizuk disse:

@kgin E obrigado novamente, adorei o "jacaré" KKKKKKKKKKKKK, partirei para os testes por enquanto usando C e com o arquivo CSV, e se tudo der certo irei futuramente procurar sobre o JS e o VBA

Disse jacaré porque Visual basic e "filho" do velho basic (uma linguagem da década de 60), se você vai dar uma olhada no JS eu recomendo começar por aqui

 

Boa sorte :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kgin Ai com um video ate de começo, meu amigo, ja virei ate seu fã !! Muito obrigado!

Uma pergunta meio so pra ver se voce vai saber dizer, se sabe como seria o metodo pra buscar sobre como fazer isso no excel sem usar o VBA? sei que excel tem funçoes de comparaçao e etc, eu deveria procurar sobre "excel planilha automatica" algo assim? kkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser em VBA como o @ricardo_br. Assim seu código (ou macro) vai ficar no Excel e depois é só definir um evento para ele rodar. Pode no clique de um botão, ao editar uma célula, etc. Outra forma também poderia ser em VBScript. Aí é só criar um arquivo .vbs (script) e escrever seu código com os procedimentos para abrir e manipular a planilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!