Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sharkoon 650W suporta Ryzen 7 3700X + RX 5700XT?


Posts recomendados

Fala galera,

 Meu setup é: Ryzen 7 3700x, MoB ASUS TUF x570 plus, 2x 8 GB memoria 3200mhz, placa de vídeo AMD 5700xt shappire pulse, WC cooler master, e uma fonte 650w sharkoon gold plus 80.

 

minha duvida e a seguinte: vou trocar a GPU por uma 3070, será que essa fonte vai aguentar ?

 

Outra dúvida, o consumo de energia de cabos extensores com RGB, ex: Lian Li, é grande ou é pequeno ?

 

Por que, além da placa vou colocar 2 cabos da Lian li, 1 na placa-mãe e outro na placa de vídeo. A fonte vai suporta ?

 

Desde agradeço pela resenha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeffersonFelipe21 minha preocupação é que nas tabelas de fonte para GTX a 3070 tá falando de fonte 650w, mas no site que eu comprei tá falando que a fonte recomendada é uma 750w.

 

Se a fonte não aguentar ela não vai torrar a GPU né ? vai somente desarmar ? por se tratar de uma gold e tal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Jorge Bom dia!

 

Cara, eu não arriscaria uma GPU forte dessa com uma fonte desconhecida como essa (pelo menos aqui no clube não vejo a galera recomendando).

Quer fonte de qualidade e que irá suprir sua config? Super Flower LEADEX III 650W, 80 Plus Gold - Full Modular, por 600$ na Terabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andros Santos disse:

A Fonte vai aguentar sim, se ela não aguentar ela vai desarmar e 650w é o recomendado pelo fabricante.

A NVIDIA cria a referência, mas ela fabrica só o chip. Os fabricantes das placas mudam o modelo de referência ao seu bel prazer, mudando as especificações. Só quero deixar isso claro, mas no final das contas todo fabricante aumenta muito o requisito de potência da fonte em relação ao consumo real da placa por que tem muita gente com fonte ruim nesse mundo.

 

@Leonardo Jorge Estou tentando entender a razão de uma MB cara e um WC no seu setup, mas já está comprado, então fazer o quê. Achei de maneira geral ele bem desequilibrado, muito dinheiro investido onde não há retorno de desempenho.

Fora isso, sua CPU segura a 3070 sem problemas, e sua fonte é fraca para uma gold, a marca em si não é boa nesse segmento. Ainda sim parece que ela é pelo menos razoável: https://linustechtips.com/topic/1116640-psu-tier-list/

A qualidade da sua fonte é mais importante do que a potência nesse caso, pois uma fonte de má qualidade vai desgastar seus componentes mais rápido, podendo causar falhas prematuras. Com GPUs valendo o que valem, ninguém deveria nunca cogitar usar uma fonte medíocre hoje. Seja como for, se quiser trocar de fonte recomendo a Leadex III 650W gold que o colega recomendou ali em cima ou a XPG Core Reactor. A Sharkoon tem três fontes gold, apenas uma delas é tier A, as outras são C e D. Isso significa que além de tudo ela é menos durável.

 

Enfim, para calcular seu consumo real use esta ferramenta: https://outervision.com/power-supply-calculator

Lembre-se de que para o cenário ideal você precisará deixar 30% ou mais de folga na fonte para que ela atinja sua máxima eficiência. Ademais, capriche no arrefecimento desse gabinete para preservar essa GPU e todos os demais componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Leonardo Jorge disse:

Eu escolhi essa MB pensando em um upgrade futuro para um Ryzen 9, mas infelizmente a grana não deu.

Sempre compre MBs intermediárias, pois a grana adicional sempre é melhor investida em outro componentes. Para ter ideia, uma A520 rodaria um Ryzen 9 5950 sem problemas. Se quisesse uma melhorzinha em conexões, poderia ser uma B550, mas X570 é só para quem se empolga com OC e de quebra a maioria das disponíveis no mercado estão um tanto obsoletas em comparação às B550 que foram lançadas bem depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2021 às 22:38, JeffersonFelipe21 disse:

@Leonardo Jorge A verdade é que o mínimo é 650w mas se você preferir colocar uma de 750w fique ao seu critério

Não é o mínimo, é o recomendado. Toda fabricante de GPUs recomenda potências muito superiores ao que o produto realmente consome para compensar as fontes de má qualidade que a maioria dos usuários tem em casa. Se a fonte for de qualidade e capaz de fornecer a potência rotulada, pode-se levar em consideração apenas o consumo real do equipamento. Recomendo que leia sobre o assunto no setor de fontes e energia de nosso fórum para se informar melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!