Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa trocar meu computador atual por um R7 5700G?


Posts recomendados

Bom dia amigos, tudo bem?

Recentemente percebi que meu computador já está defasado, portanto planejo trocá-lo o quanto antes. Aí me veio a ideia de vender o meu atual (as configurações estão em "Meu PC") para comprar um mais novo e com um desempenho melhor no geral.

Vocês acham que compensa montar um computador novo baseado no R7 5700G? ou talvez manter a minha GPU enquanto os preços estão exorbitantes e montar o computador baseado em um R5 3600/ R5 5600X?

Meu orçamento seria o valor que eu conseguiria na venda do computador atual e mais 1000 reais e o principal uso seria para jogos e edição de imagens.

Os principais jogos são:

Call Of Duty Vanguarda

CS:GO

Valorant

PUBG

Forza Horizon 4

Warzone

GTA V

The Witcher 3

The Elder Scrolls Online

O principal aplicativo que uso para as edições de imagem é o Photoshop

Será que compensa esperar mais alguns meses para ver como o mercado vai ficar? Esperar as memórias DDR5?

 

A minha urgência não é tanta, consigo esperar por mais um ano tranquilamente e também estou aberto a sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o R7 5700G voce perderá desempenho em jogos, acredito que a VEGA8 vai te render menos de 50% de FPS do que voce consegue hoje com a sua GTX 1060 6Gb.
Sobre a outra hipótese, de manter a sua GTX 1060 e trocar apenas o kit placa-mãe e processador por um R5 3600 ou até mesmo um 5600x, aí sim acho que seria um ótimo upgrade...
Esperar mais um ano para fazer o upgrade pode te render um bom desconto já que as memórias DDR5 e os Ryzen 7000 já estarão no mercado, então esse 5600x já terá ficado bem mais barato do que é hoje.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, gutopereira disse:

Com o R7 5700G voce perderá desempenho em jogos, acredito que a VEGA8 vai te render menos de 50% de FPS do que voce consegue hoje com a sua GTX 1060 6Gb.
Sobre a outra hipótese, de manter a sua GTX 1060 e trocar apenas o kit placa-mãe e processador por um R5 3600 ou até mesmo um 5600x, aí sim acho que seria um ótimo upgrade...
Esperar mais um ano para fazer o upgrade pode te render um bom desconto já que as memórias DDR5 e os Ryzen 7000 já estarão no mercado, então esse 5600x já terá ficado bem mais barato do que é hoje.
 

Já sabe se tem data prevista pro lançamento das DDR5? Quem sabe até la eu junte uma grana boa o suficiente pra montar um computador high end, vi que a AMD planeja lançar GPUs muito potentes daqui pouco tempo. Se tudo favorecer acredito que seja a melhor escolha a se fazer, concorda comigo? Talvez fazer esse upgrade agora seja dinheiro jogado fora

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Breno Kuntz Kit "defasado", mas nem tanto, ainda aguenta muita coisa.  

Vender tudo pra ir num 5700G não seria muito eficaz..   Seria um kit novo, com melhor performance em processamento, mas em jogos teria uma perca significativa comparado ao atual com gtx1060.

 

Se a tua ideia for gastar uma grana e montar "O PC", aí é sugestível que espere um pouco pra ver as novidades que irão vir.

 

Como mencionado acima, um Up excelente seria ir pro 5600x e manter a 1060.

  Mas todavia, ainda continuaria sendo uma gtx1060, teria talvez um pouco mais FPS devido ao processador puxar melhor a placa, mas não seria astronômico. [para isso up de placa de video no futuro também será indispensável.]

 

Sempre tenho dito rsrs Gastar dinheiro você vai gastar igual, então gaste depois!  se ainda estiver "jogável" para o seus padrões, espere esse tempo e aproveita pra juntar mais grana, por fim monte o kit que lhe fará feliz :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Breno Kuntz Para quem tem uma GTX 1060 o melhor é um R5 5600X. 5700G terá desempenho inferior à 1060, certamente. Venda seu PC antigo para ter uma margem maior na sua montagem.

1 hora atrás, gutopereira disse:

Esperar mais um ano para fazer o upgrade pode te render um bom desconto já que as memórias DDR5 e os Ryzen 7000 já estarão no mercado, então esse 5600x já terá ficado bem mais barato do que é hoje.

Já vi informações sobre a chegada das DDR5 no mercado e a previsão de custo é bem elevada. Como nas gerações anteriores, a popularização só vai ocorrer após um ano ou mais de lançamento e veremos MBs híbridas durante esse período de transição. Pessoalmente não estou me preocupando muito com futuras gerações já que temos CPUs como o 5600X hoje no mercado pelo preço que está custando. Já sugeri para alguns que aguardassem a melhora da escassez de GPUs no mercado que era prevista para meados desse ano e não só isso não ocorreu como a situação se agravou, então minha recomendação hoje é de que todos que tem dinheiro para upgrade invistam enquanto ainda tem produtos no mercado, valendo mais para CPUs, MBs e RAM do que GPU, já que GPU tem o fator preço impulsionado pela febre de cripto.

1 hora atrás, Breno Kuntz disse:

Já sabe se tem data prevista pro lançamento das DDR5? Quem sabe até la eu junte uma grana boa o suficiente pra montar um computador high end, vi que a AMD planeja lançar GPUs muito potentes daqui pouco tempo. Se tudo favorecer acredito que seja a melhor escolha a se fazer, concorda comigo? Talvez fazer esse upgrade agora seja dinheiro jogado fora

Se quiser esperar, espere. No geral seu PC atual é bom e dá para jogar bem nele. Eu adiei meu upgrade para meados do ano passado esperando que houvessem melhores oportunidades e opções, estou sem fazê-lo até hoje por causa de tudo que ocorreu durante a pandemia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss @WOZ Dods Entendi, do que mais sinto falta no momento é de um bom desempenho em multitarefas, em jogos posso dizer que o i5 ainda está dando conta e a 1060 nem se fala. Uma dúvida que me surgiu agora e gostaria da opinião de vocês sobre é a seguinte: compensa comprar uma 3060 no momento? É um upgrade que tenho a possibilidade de fazer pra evitar ter que pagar mais no futuro, ou quem sabe migrar pra uma AMD, caso seja mais benéfico (não tenho preferência por Ray Tracing). A falta de chips tende a melhorar pós pandemia?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Breno Kuntz Na questão de placa de video, os preços não flutuam devido a pandemia, mas sim pela alta procura para mineração.

 

Como citado acima é mais interessante um upgrade no kit para um Ryzen 5x antes da gpu, se for pra pra agora.  E logo mais você ja trocaria a gpu para uma 3060,  pois ja estaria preparado para extrair 100% da placa.

 

Para questão de multitarefas seria mais benéfico do que uma placa de video no momento.

 

E consideremos que o dóllar não para de subir, é questão de tempo para os preços voltarem a subir também

 

edit: Hoje um Upgrade desses jogando baixo em torno de R$2.900 a mais de 3k.

considerando: 

Ryzen 5600x  R$1.769,90

Gigabyte a520 DSH3  R$559,80

2x8gb xpg spectrix 3600mhz R$319,90 x2

há peças melhores, apenas para ter uma noção de valores.

 

RTX3060 zotac R$4.300

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Breno Kuntz disse:

@Alex Weiss @WOZ Dods Entendi, do que mais sinto falta no momento é de um bom desempenho em multitarefas, em jogos posso dizer que o i5 ainda está dando conta e a 1060 nem se fala. Uma dúvida que me surgiu agora e gostaria da opinião de vocês sobre é a seguinte: compensa comprar uma 3060 no momento? É um upgrade que tenho a possibilidade de fazer pra evitar ter que pagar mais no futuro, ou quem sabe migrar pra uma AMD, caso seja mais benéfico (não tenho preferência por Ray Tracing). A falta de chips tende a melhorar pós pandemia?

O que você chama de "desempenho em multitarefas"? Pergunto isso por que geralmente quando ouço alguém falar a pessoa está confundindo as coisas. Por exemplo, se quer que o windows fique mais esperto para dar alt+tab de dentro do jogo, então jogue em borderless window. Se estiver em full screen não importa qual seja sua configuração, vai ser lento para dar alt+tab.

Não acho que compensa comprar 3060 agora. É um rio de dinheiro por uma GPU que não vale tudo isso. Se tiver dinheiro para gastar e nenhuma outra prioridade, talvez até compense já que você tem sua antiga para vender, mas no final das contas fica a seu critério. Eu mesmo estou adiando meu upgrade desde o começo da pandemia, pois tenho 1000 outras prioridades financeiras antes dessa que é só para entretenimento.

Não há previsão nem do fim da pandemia nem vínculo dela com a escassez de GPUs. Nosso problema com as GPUs é outro, ou são outros. Estão faltando chips até para carros, geladeiras e celulares, o mercado todo está com falta de matéria prima. A previsão era melhorar até o final desse ano, mas agora já mudou para segunda metade do ano que vem. Pessoalmente eu preciso esperar, mas das suas prioridades só você sabe.

42 minutos atrás, Alex Weiss disse:

RTX3060 zotac R$4.300

Eu pagaria 200 a mais na ASUS, pois tenho trauma de Zotac. Só para avisar que a marca é pouco durável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

O que você chama de "desempenho em multitarefas"? Pergunto isso por que geralmente quando ouço alguém falar a pessoa está confundindo as coisas. Por exemplo, se quer que o windows fique mais esperto para dar alt+tab de dentro do jogo, então jogue em borderless window. Se estiver em full screen não importa qual seja sua configuração, vai ser lento para dar alt+tab.

Com desempenho em multitarefas eu me refiro a conseguir usar o discord enquanto jogo e assisto livestream simultaneamente, hoje não consigo sequer jogar CS enquanto estou em call no discord sem que minha voz trave e meu jogo caia para 100fps

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Não há previsão nem do fim da pandemia nem vínculo dela com a escassez de GPUs. Nosso problema com as GPUs é outro, ou são outros. Estão faltando chips até para carros, geladeiras e celulares, o mercado todo está com falta de matéria prima. A previsão era melhorar até o final desse ano, mas agora já mudou para segunda metade do ano que vem. Pessoalmente eu preciso esperar, mas das suas prioridades só você sabe.

Eu pagaria 200 a mais na ASUS, pois tenho trauma de Zotac. Só para avisar que a marca é pouco durável.

a falta desses chips não tem relação alguma com a pandemia? Bom, o que nos resta é ser otimista. Muito obrigado a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/09/2021 às 15:11, Breno Kuntz disse:

a falta desses chips não tem relação alguma com a pandemia?

Começou com a pandemia, empresas parando, pessoas adoecendo, economia despencando, dollar subindo... depois o home office fez muita gente descobrir a mineração de cryptos e a facilidade de ganhar dinheiro em casa pagando mais na conta de luz... daí pra frente a coisa só piorou, pois aumentou-se astronomicamente a procura por novos produtos como hardware, celulares, automóveis, eletrônicos, eletros... (pessoas em casa sem poder sair, aumentou o consumismo)

Somente agora que as empresas estão começando a chegar próximo da sua capacidade de produção normal (controle da pandemia e liberação do comércio) mas o rombo já está feito e não há uma previsão concreta de estabilização.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!