Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

a520 dhs3 vs b550


Posts recomendados

Estou na duvida entre 

https://www.kabum.com.br/produto/118917/placa-mãe-gigabyte-a520m-ds3h-amd-am4-micro-atx-DDR4?gclid=CjwKCAjw-sqKBhBjEiwAVaQ9a8ArHtP_wjfG8WZ1IsuWB9MCnyz-Qmz7h15e8nFD7el5wIF3Ob_v7BoC-cUQAvD_BwE

 

e alguma B550 de até uns 800 reais, qual é melhor? Poderiam me passar os links ou marcas que são melhores?

 

Comprei um processador Ryzen 5 5600X e tenho memorias de 8Gb 3200MHz, minha GPU é uma GTX1070 ti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto Carniel Essa placa não é ruim, e o pessoal até recomenda bastante ela por aqui. Entretanto, EU não compraria uma placa-mãe sem dissipador nos vrms, por melhor que ela seja. Existem vários testes mostrando como pode fazer falta uma "pecinha" de metal sobre os vrms, e como isso pode te limitar caso queira fazer overclock ou colocar um cpu melhor. Com relação a alguma b550, precisa pesquisar bastante, não só pelo preço mas também pela qualidade. Você também poderia ver algumas b450, pois tem várias destas muito boas

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-galax-b550m-ex-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b550

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11007/placa-mãe-gigabyte-b450-aorus-elite-DDR4-m2-thermal-guard-crossfire-am4

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11110/placa-mãe-ASRock-b450m-steel-legend-chipset-b450-amd-am4-matx-DDR4

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Furlan Mesmo a A520M DS3H não possuindo dissipador nos VRM, ela daria conta até de um Ryzen 7. 

O Chipset A520 não faz overclock, e também, dificilmente um usuário casual faria overclock, aqueles que tem interesse em overclock devem pegar uma placa-mãe high end. 

 

Se for para indicar uma B550, eu indicaria a B550M Aorus Elite. 

 

Mas ainda acho que seja desperdício investir 300 reais a mais, que poderiam ser gasto em outros componentes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto Carniel A A520M DS3H é uma ótima MB e vai dar conta com tranquilidade do 5600X. Por não ter suporte a OC, não precisa de dissipadores no VRM, mas ter um bom fluxo de ar no gabinete sempre é bom para a saúde de todos os componentes. Se quiser uma B550, as que indico são essas abaixo. São todas muito parecidas em qualidade e durabilidade, algumas dispondo de alguns recursos específicos. A melhor de todas é a Aorus Elite V2, mas o custo dela é muito elevado. Pessoalmente eu iria de A520M DS3H simplesmente por que gastar a mais na MB para poder fazer OC é dinheiro jogado fora quando você poderia pagar a mais no processador e ter um desempenho muito melhor e muito mais estável.

 

  • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka
11 minutos atrás, Davi Furlan disse:

Existem vários testes mostrando como pode fazer falta uma "pecinha" de metal sobre os vrms, e como isso pode te limitar caso queira fazer overclock ou colocar um cpu melhor.

A520M DS3H não faz OC. Ela suporta qualquer CPU de 5° geração sem problemas, pois não é como as A320 que foram projetadas para 1ª geração e reutilizadas até a 3ª. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

Mesmo a A520M DS3H não possuindo dissipador nos VRM, ela daria conta até de um Ryzen 7. 

Dá conta tranquilo do R9 5950. As pessoas inventaram isso de que VRM tem que ter dissipador sem sequer lembrarem que o tipo de VRM, quantas fases dispõe e a ventilação do sistema são fatores muito mais importantes. 

agora, Davi Furlan disse:

@WOZ Dods Sim, ela não faz. Mas caso ele queira fazer over no 5600x terá de pegar uma placa-mãe melhor de qualquer maneira

Fazer OC é jogar dinheiro fora, pois OC pequeno não dá para fazer com MB entry level, e para fazer um decente teria que investir pesado em MB, PSU e RAM, dinheiro que seria MUITO melhor empregado em uma CPU superior para começo de conversa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos EUA onde a diferença entre uma MB low end e uma high end é de 20 dólares, pode fazer sentido fazer OC, mas aqui raramente faz.

agora, Davi Furlan disse:

@Augusto Carniel Como destacado antes, é melhor caso queira fazer overclock, ou caso depois queira colocar um cpu mais parrudo

A520M DS3H segura a CPU AM4 mais potente hoje sem problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods sim, pegar um cpu melhor seria mais negócio, mas ai quem decide se quer ou não fazer oc é o dono do cpu. Eu estou vendo a situação de forma mais ampla, pois ele pode querer tanto fazer over como colocar um cpu melhor depois. Neste caso, em ambas as situações, EU ainda iria de b550

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Augusto Carniel disse:

@Matheus Dutra 750W, dar conta eu sei que da, mas tipo, a B550 n é melhor em algum quesito, ou a diferença de custo não traz algum beneficio?

As B550 geralmente tem VRMs mais robustos justamente por que elas tem que aguentar OC. Além disso elas costumam ter algumas conexões e recursos a mais, como suporte a ARGB (A520 normalmente só dão suporte a RGB), mais de um slot M.2, mais portas SATA e USB, etc. No geral, para usuários comuns A520 é mais que suficiente. A grande maioria que compra essas placas mãe mais parrudas para ter mais recursos, mesmo quando são pessoas consideradas "entusiastas", acabam não usando nada adicional até o final da vida útil do equipamento. Eu mesmo tenho placas de expansão e uma coleção de HDDs e outras tantas coisas para utilizar no meu PC, pois trabalho com manutenção. No entanto, já estou pronto para dispensar meu PC atual e só cheguei a usar 4 HDDs simultâneos nele, mesmo tendo uma placa-mãe com suporte a mais que isso. No geral as pessoas raramente usam metade do potencial de expansão de qualquer placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Resumindo..... melhor pegar a A520 DHS3 do que uma B550M Aorus Elite? Sou bem leigo nesse quesito, a unica coisa que sei é que comprei fans RGB e precisava de uma MB que suportasse, então queria comprar uma nessa faixa de 800 que eu n tivesse que trocar tão cedo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Furlan Como disse, sem uma estrutura adequada qualquer OC terá pouco ou nenhum impacto no desempenho. Estou "vendo a situação" da forma mais funcional. Se quer OC que fará alguma diferença, terá que investir em MB, PSU e RAM adequados, além de ter sorte no silício da CPU. Esses componentes você tem que adquirir na montagem do PC para compensar, mas o mesmo valor investido numa CPU superior dá muito, muito, muito mais retorno. Se for para trocar tudo depois, melhor trocar a CPU também, ou até só ela. Sério, OC eu considero um recurso divertido para quem tem tempo e empolgação para brincar com isso. Pessoalmente prefiro gastar meu tempo brincando com os jogos que tenho acumulados esperando para serem jogados do que ficar dias testando OCs e dificilmente ter um resultado que compense o tempo gasto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Cara, discordo disso "A520M DS3H segura a CPU AM4 mais potente hoje sem problemas." "Segurar" é muito vago. Não sabemos se o cara mora em um lugar muito quente, se existe boa refrigeração no gabinete, se ele vai usar o cpu para só jogar ou fazer algum tipo de trabalho que exija  alta carga do processado.

@Augusto Carniel Eu gastaria um pouco mais e iria de b550. Melhor garantir agora do que ter de comprar outra placa-mãe depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Augusto Carniel disse:

@WOZ Dods Resumindo..... melhor pegar a A520 DHS3 do que uma B550M Aorus Elite? Sou bem leigo nesse quesito, a unica coisa que sei é que comprei fans RGB e precisava de uma MB que suportasse, então queria comprar uma nessa faixa de 800 que eu n tivesse que trocar tão cedo

Cara, se a Aorus Elite V2 estivesse com bom preço eu iria nela sem pensar duas vezes. Considero bom preço na casa de 1000 reais. O preço dela, no entanto, é da ordem de 1500 para cima. Se quiser uma B550 só "por segurança", pegue a mais barata que encontrar das que listei. A A520M DS3H vai funcionar perfeitamente e não vai te deixar na mão, pois tem excelente qualidade de fabricação assim como todas as outras. Ela é sempre mais indicada para quem está com o orçamento curto e poderia gastar esses 300 ou 400 reais de diferença para uma B550 em outros componentes mais importantes, como mais memória, SSDs, coolers, fonte e gabinete de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Davi Furlan disse:

@WOZ Dods Cara, discordo disso "A520M DS3H segura a CPU AM4 mais potente hoje sem problemas." "Segurar" é muito vago. Não sabemos se o cara mora em um lugar muito quente, se existe boa refrigeração no gabinete, se ele vai usar o cpu para só jogar ou fazer algum tipo de trabalho que exija  alta carga do processado.

@Augusto Carniel Eu gastaria um pouco mais e iria de b550. Melhor garantir agora do que ter de comprar outra placa-mãe depois

Se, se se se... Sério, estamos aqui para aconselhar o colega, então que aconselhemos bem, cobrindo inclusive o arrefecimento e todos os demais fatores. Se ele soubesse de tudo não estaria pedindo informações. 

Arrefecimento para mim é assunto sério e sempre passo pelo assunto com todos que estão planejando montar PCs.

1 minuto atrás, Augusto Carniel disse:

@Davi Furlan @WOZ Dods não tenho muito interesse em OC por não conhecer nada sobre, mas essa diferença de ARGB pra RGB? Significa que só em uma delas posso controlar as leds das fans?

RGB 12V você controla a cor de cada uma das ventoinhas individualmente. ARGB 5V você controla cada LED de cada ventoinha independentemente, ou quase isso. O ARGB é mais bonitinho, mas eu pessoalmente detesto luzes acesas no meu campo de visão, então os RGB que tenho só foram divertidos nas primeiras horas de uso e permanecem desligados desde então.

A questão de RGB x ARGB também tem que ser observada por não serem intercompatíveis. Você não usa dispositivos de um tipo em MBs criadas para o outro sem ter que gastar dinheiro com adaptadores que seriam melhor adquiridos integrados à MB. Por isso é bom planejar a montagem com antecedência e considerar tudo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Sim, eu concordo. Estamos aqui para ajudar ele e tal, mas como ele mesmo destacou acima

 

"e alguma B550 de até uns 800 reais, qual é melhor? Poderiam me passar os links ou marcas que são melhores?"

 

Acredito que mesmo ele ache interessante algo melhor que essa a520. Eu apenas coloquei os pontos que acho que fariam a escolha da b550 melhor que da a520.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Eu ja comprei todas as minhas peças com exceção da MB que fiquei na duvida entre essas 3. Meu gabinete vai ter 6 coolers e ainda estava pensando em pegar mais um cooler de CPU, mas ainda não sei o quanto vai esquentar o processador, acha necessário? 

 

Suas explicações foram muito boas, me esclareceu muita coisa entre ambas, se eu fosse pra B550 seria a ASUS Elite que esta um pouco menos de 1000 e entra no orçamento, mas ainda considerando a A50 DHS3.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Augusto Carniel disse:

@WOZ Dods Eu ja comprei todas as minhas peças com exceção da MB que fiquei na duvida entre essas 3. Meu gabinete vai ter 6 coolers e ainda estava pensando em pegar mais um cooler de CPU, mas ainda não sei o quanto vai esquentar o processador, acha necessário? 

Eu preferiria uma A520M DS3H casada com um Scythe Fuma 2 para o processador, um gabinete de qualidade e bem ventilado como o Aerocool Aero One Frost ou o Deepcool Matrexx 55 Mesh. Assim você fica com todas as áreas bem atendidas. O Aero One Frost já vem com quatro ventoinhas, então eu acrescentaria mais uma ou duas. O Matrexx 55 Mesh vem sem nenhuma, então eu compraria pelo menos quatro para ele, podendo ser a Deepcool X-fan que custa 22 reais. 

 

Como minha prioridade é montar PCs duráveis, não dá para não falar da fonte. Já comprou? Qual pegou?

agora, WOZ Dods disse:

O Aero One Frost já vem com quatro ventoinhas, então eu acrescentaria mais uma ou duas.

Ou reposicionaria uma do painel frontal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Comprei o gabinete Pichau Lark e 6 ventoinhas, pretendia colocar 3 na frente, duas em cima e 1 atras como exaustor (acho q é esse o nome), seria o suficiente? ou ainda pegaria um aerocooler pra CPU?, de fonte iria utilizar uma que ja tenho de 750W Electro v2 da pcyes (sei que a marca n é das melhores, mas pretendo trocar só mais pra frente)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto Carniel O Lark é razoável. Deixe três na frente jogando ar para dentro, duas em cima jogando ar para fora e uma atrás também jogando ar para fora. As de cima devem ficar mais ao fundo, pais perto do painel traseiro. O cooler para CPU eu recomendei o Fuma 2 se quiser algo realmente potente sem gastar demais. Se quiser algo mais econômico tem que ver a altura máxima de coolers que seu gabinete suporta. Deixo a lista dos que mais indico abaixo. Sobre a fonte, olha, tivemos modelos dessa série que foram super bem avaliados pelo teclab e tudo mais, mas esse modelo específico não sei se foi testado. Uma mesma séria de fontes costuma ter modelos que diferem em tudo por dentro, desde o fabricante até o projeto e qualidade final. Dito isso, recomendo que pesquise aqui na comunidade e no teclab se ela foi testada. Já troquei tantos componentes de clientes que compraram fonte errado que eu não ligo um PC se não tiver fonte boa para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!