Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows permite o uso de apenas 7,95GB de 16GB de memória RAM


BrenoGBrito

Posts recomendados

Pessoal, peço ajuda em um problema que não consigo resolver de nenhuma maneira em relação as memórias que estão no meu computador.
No meu PC tem 16gb DDR4, porém o Windows utiliza somente 8 gb, ignorando o outro pente que são 2x8, parecendo que o sistema suga esses 8gb e reserva essa parte para o hardware, eu gostaria realmente de saber como solucionar esse problema.
Já fiz todos os passos possíveis que pesquisei na internet, olhei o msconfig, meu PC não tem onboard, apenas offboard, sistema 64 bits, já tirei as memórias do lugar, troquei de posição, porém o problema ainda persiste, fiz também de tirar todos os pentes, deixar somente um, o Windows reconhece normalmente os 8gb nos dois pentes de memória, olhei a BIOS para ver se resolve, porém também não resolveu, segue as especificações do meu PC e o problema da memória reservada para hardware:
PROCESSADOR Ryzen 5 2600
PLACA DE VÍDEO GTX 1660 SUPER GALAX
placa-mãe AB350M DS3H V2 GIGABYTE
SSD 480GB CRUCIAL
HD 1TB SEAGATE 7200RPM
FONTE CX450 CORSAIR
MEMÓRIA CORSAIR LPX VENGEANCE 2x8 16GB 2666MHZ
image.png.5bf52a01a1e903f18a424e7f7df093f1.png
OBS: Se for perguntar sobre porque está instalado 20gb ali, é porque eu adicionei mais um pente de 4gb para poder testar outros problemas, porém se eu tirar esse pente, vai persistir o mesmo problema, de 16gb instalado, porém o hardware reserva 8gb para ele.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, BrenoGBrito disse:

Pessoal, peço ajuda em um problema que não consigo resolver de nenhuma maneira em relação as memórias que estão no meu computador.
No meu PC tem 16gb DDR4, porém o Windows utiliza somente 8 gb, ignorando o outro pente que são 2x8, parecendo que o sistema suga esses 8gb e reserva essa parte para o hardware, eu gostaria realmente de saber como solucionar esse problema.
Já fiz todos os passos possíveis que pesquisei na internet, olhei o msconfig, meu PC não tem onboard, apenas offboard, sistema 64 bits, já tirei as memórias do lugar, troquei de posição, porém o problema ainda persiste, fiz também de tirar todos os pentes, deixar somente um, o Windows reconhece normalmente os 8gb nos dois pentes de memória, olhei a BIOS para ver se resolve, porém também não resolveu, segue as especificações do meu PC e o problema da memória reservada para hardware:
PROCESSADOR Ryzen 5 2600
PLACA DE VÍDEO GTX 1660 SUPER GALAX
placa-mãe AB350M DS3H V2 GIGABYTE
SSD 480GB CRUCIAL
HD 1TB SEAGATE 7200RPM
FONTE CX450 CORSAIR
MEMÓRIA CORSAIR LPX VENGEANCE 2x8 16GB 2666MHZ
image.png.5bf52a01a1e903f18a424e7f7df093f1.png
OBS: Se for perguntar sobre porque está instalado 20gb ali, é porque eu adicionei mais um pente de 4gb para poder testar outros problemas, porém se eu tirar esse pente, vai persistir o mesmo problema, de 16gb instalado, porém o hardware reserva 8gb para ele.
 

 

Cometi um equívoco, nem havia percebido que o que eu havia dito você já tinha tentado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edit: Fui fazer os testes novamente e percebi que quando coloco somente um pente de 8gb, o computador liga mas nem dá vídeo, o que é um pouco estranho, já que obviamente a memória está funcionando, e quando eu coloco os dois pentes de 8gb porém não dual channel e sim um do lado do outro, o PC também não liga, parece que o sistema consome 8gb e precisa de mais memória se não o PC nem vídeo dá e só funciona se eu por mais de 8gb e em dual channel, tem alguma coisa que faz consumir tanta memória assim?
Edit 2: As memórias também estão com a frequência errada, sendo que comprei 2 pentes de 8gb 2666mhz, porém ele trabalha somente a 2133, tentei alterar a frequência na BIOS porém não deu em nada e o PC nem dá video quando eu troco a frequência.
image.png.c9c84fe422fc60a1c7b6f2e8fff45503.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, percebi isso no meu computador hoje também! Do nada, vejo 8gb de MHAM "reservada para hardware" - Oo "?!?" não entendi nada...

Pretendo levar meu PC amanhã para um amigo dar um checkup para mim, fazer uma limpeza nas peças e tal. Se ele resolver o problema, pergunto o que fez em passo a passo e posto aqui @BrenoGBrito.

No meu caso @LNPott , nunca ocorreu antes. Se souber sobre esse problema também ficarei no aguardo... obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 19/10/2021 às 16:54, LNPott disse:

@BrenoGBrito Esse problema sempre ocorreu ?

Sim, desculpe a demora, sempre ocorreu esse problema com as memórias utilizáveis, pois antes eu usava 4 pentes de 4gb da hyperx e reconhecia os 16gb, porém quando eu usava as 4 ao mesmo tempo, dava tela azul, ai o problema parou depois que eu só comecei a usar 2 pentes de memória, depois eu comprei outras memórias de 8gb, e essas memórias novas foram da corsair, foi a partir dai que surgiu outro problema da memória utilizavel, se eu por os 2 pentes de memória da corsair e mais um pente de 4gb, ai fica com 20gb instalado, porém só usa 12, o sistema reserva 8gb para ele, o que não deveria ocorrer

Em 20/10/2021 às 03:00, LG_pollo disse:

Cara, percebi isso no meu computador hoje também! Do nada, vejo 8gb de MHAM "reservada para hardware" - Oo "?!?" não entendi nada...

Pretendo levar meu PC amanhã para um amigo dar um checkup para mim, fazer uma limpeza nas peças e tal. Se ele resolver o problema, pergunto o que fez em passo a passo e posto aqui @BrenoGBrito.

No meu caso @LNPott , nunca ocorreu antes. Se souber sobre esse problema também ficarei no aguardo... obrigado desde já!

Resolveu o problema como?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!