Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Para utilizar RAM 3200mhz em 3600mhz é preciso configurar ou apenas habilitar?


BrunoWaqLor

Posts recomendados

Eu e meu primo estamos com uma duvida sobre OC em memorias ram. Vou citar um caso especifico para tratar do problema.

Por exemplo, um Ryzen 7 5700G (placa-mãe = ASUS Tuf b550m gaming plus)trabalha com memoria ram na frequência máxima de 3200mhz. Caso eu compre memorias de 3600mhz elas irão rodar em 3200 MHz. Se eu quiser que elas rodem a 3600, terei que fazer um OC. Pelo que entendi, devo ativar o perfil XMP. Ao fazer isso a memoria irá trabalhar a 3600mhz tranquilamente? Ou eu terei que configurar algum dado manualmente, além de apenas ativas essa função?

(Como não tenho contato frequente com o assunto me parece estranho chamar isso de OC de memoria já que elas são nativamente de 3600mhz e apenas estou "habilitando" que sejam "aceitas" a rodarem nessa velocidade. Para mim OC seria pegar uma memoria de menor frequência e aumentar essa frequência.)

 

Enfim, para utilizar a memoria em 3600mhz devo apenas ativar uma função e já estará habilitado ou terei que configurar manualmente alguma coisa(vejo o pessoal falando em ajustar valores, etc... em quais caso isso se dá?)

 

Por gentileza, alguém poderia me explicar ao invés de apenas me dizer a resposta? Eu gostaria de entender essas dúvidas pontuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BrunoWaqLor disse:

Ao fazer isso a memoria irá trabalhar a 3600mhz tranquilamente? Ou eu terei que configurar algum dado manualmente, além de apenas ativas essa função?

Tem boas chances de funcionar só de ativar, mas é possível que tenha que subir um pouco algumas latências ou aumentar a tensão.

 

1 hora atrás, BrunoWaqLor disse:

me parece estranho chamar isso de OC de memoria já que elas são nativamente de 3600mhz e apenas estou "habilitando" que sejam "aceitas" a rodarem nessa velocidade.

O overclock não é na memória, é no processador. O controlador de memória do processador roda nativamente no máximo a 3200 MHz. Ao colocar uma memória com frequência superior, você está fazendo OC no controlador de memória.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, BrunoWaqLor disse:

@Shaman93

Tem um tópico aqui em que um usuário diz que quantos mais pentes de memoria ram, mas difícil é estabilizar. 

Isso vale pro XMP automático também ou apenas para ajustes manuais como os que você citou que é mais difícil essa estabilização?

Vale pro XMP também. Mas 3600 é um overclock muito leve, tem altas chances de conseguir direto ou com pequenos ajustes, mesmo com 4 pentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!