Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Como se cria um sistema operacional?


Posts recomendados

Considere o seguinte:

 

 Hardware é a parte que se pode tocar -> Monitor, Gabinete, Placa-Mãe, Teclado, Mouse, Impressora., etc......

 Software é a parte lógica/abstrata.  Como diz o velho "ditado" o Hardware você chuta, o software você xinga.

 

 O Sistema Operacional é um conjunto de códigos que controla e gerencia o hardware do sistema através de bibliotecas e drivers. 

 Quando você liga o computador., o BIOS (Basic Imput Output System) verifica data/hora, se há discos(HD/SSD) conectados, verifica as condições das memórias., enfim (faz o básico) e logo em seguida passa a "responsabilidade" para o sistema operacional (que pode ser por exemplo Windows, Linux ou MacOs)

 Quando você manda imprimir um arquivo na Impressora, quem faz a intermediação entre a impressora e a porta usb é o sistema operacional., mas para isso, teremos:

 

 Driver da Impressora instalado ( fará o S.O reconhecer que há um dispositivo conectado) Porta USB Pré-habilitada no BIOS, documento que se deseja imprimir aberto... e por fim a "ordem" de imprimir.

 

Um Sistema Operacional envolve uma gama de operações interconectadas/linkadas umas as outras.

 

O Hardware sem o Software não é nada....

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FoxBlack @Shaman93 Mas tipo, na criação de um Sistema Operacional, por onde ele é feito? Queria saber se alguma peça de dentro do Gabinete é o próprio Sistema Operacional, mas não acho que seja isso. Então como se cria um Sistema Operacional exatamente? Ele é totalmente um software?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não!! Peça é uma coisa... sistema operacional é outra.  S.O é um conjunto de instruções., de códigos., é construído com base em uma linguagem de programação.

 

O sistema operacional fica gravado/armazenado em um disco(HD/SSD)  mas o disco em si não é o sistema operacional.

 

A Microsoft por exemplo que desenvolve o Windows., troca constantes informações com as empresas que desenvolvem os hardwares ( ASUS, Gigabyte, MSI,  HP, Epson, etc....) para que se tenha compatibilidade entre os componentes do computador e o sistema operacional. No caso do Linux, a atualização/modificação do Kernel serve tanto para correção de bugs quanto para adaptar o sistema operacional a novos hardwares.

 

Quando você instala por exemplo uma impressora o sistema operacional automaticamente detecta a mesma e instala o respectivo driver. É esse driver que permite a comunicação entre o sistema operacional e o hardware(nesse caso a impressora)

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Darksai disse:

Mas tipo, na criação de um Sistema Operacional, por onde ele é feito?

Plataformas de programação diversas. O SO é um programa, como qualquer outro.

 

11 horas atrás, Darksai disse:

Queria saber se alguma peça de dentro do Gabinete é o próprio Sistema Operacional, mas não acho que seja isso.

O SO fica salvo no dispositivo de armazenamento (em geral HD ou SSD), mas não é o dispositivo de armazenamento.

 

11 horas atrás, Darksai disse:

Então como se cria um Sistema Operacional exatamente?

De novo, da mesma forma que qualquer outro programa. Obviamente isso não é feito do zero, mas em cima de décadas de código e desenvolvimento que já foram feitos.
 

11 horas atrás, Darksai disse:

Ele é totalmente um software?

Sim, totalmente um software.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela confusão essa que você criou, mas explicando de forma simples, o sistema operacional, é puramente um software, só isso, ele é um software, um sistema, o hardware já é outra coisa, é o que processa o sistema, o sistema não é um hardware, o hardware do sistema é o que armazena ele, seja HD, SSD, tanto faz, o trabalho do hardware é colocar o software pra funcionar e guardá-lo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FoxBlack @Shaman93 @Pepse Entendo, então se uma pessoa estiver montando um PC, ela compra um HD ou SSD com um Sistema Operacional já instalado neles, então é como se tivesse o SSD vazio, sem nada, e o SSD com o Sistema Operacional, a mesma coisa com o HD, certo?

Só que e se quando uma pessoa monta um PC, ela coloca um HD com o S.O. do Windows, e um SSD com o S.O. do Linux, o que acontece quando liga o PC? Qual sistema operacional será iniciado?

 

E obrigado pelas respostas!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, acredito que a parte do que é um sistema operacional você entendeu - é um programa, assim como o jogo GTA IV é um programa.

 

HDs e SSDs não costumam ser comprados já com um sistema operacional "dentro" dele. Geralmente você compra os dois separadamente e alguém vai ter que instalar o sistema operacional no HD/SSD. 

 

Se você instalar um HD/SSD com Windows e outro com Linux, quando ligar o computador vai aparecer uma tela perguntando qual sistema operacional você quer iniciar. Se você não fizer nada, vai iniciar o que estiver em primeiro lugar nessa lista. É assim que acontece na maioria dos casos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vem um S.O Pré instalado quando se compra um computador(PC) já montado., tipo aqueles das Casas Bahia, Magazine Luíza., ou notebook. Costuma vir também ao montar equipamentos em lojas como a Pichau.

Se a pessoa compra por exemplo, um disco(HD/SSD) na Kabum por exemplo., ele vem sem sistema. Ai tem que fazer o download (seja Windows ou Linux) preparar a mídia de instalação e instalar.

 

Quando há 2 S.O ativos (seja no mesmo disco ou em discos diferentes) temos o chamado dual boot. 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Darksai disse:

Entendo, então se uma pessoa estiver montando um PC, ela compra um HD ou SSD com um Sistema Operacional já instalado neles

Quem está montando um PC vai primeiro comprar os componentes de hardware. A unidade de armazenamento (HD ou SSD) é apenas um desses componentes e vem formatadas de fábrica e portanto sem nada instalado (nenhum sistema operacional).

 

Após montar o PC vem a parte da instalação do sistema operacional e é aí que entra a opção do usuário de qual sistema vai querer colocar e pode ser p.ex o Windows, Linux ou os dois em dual boot. A instalação do sistema é um processo que pode ser feito por meio de uma unidade e mídia bootável como DVD ou pendrive. E após o processo de instalação a unidade de armazenamento que antes não tinha nada terá o sistema operacional instalado nela.

 

Em 30/11/2021 às 00:01, Darksai disse:

Como é feito um Sistema Operacional?

Esse é um processo bem complexo e pode envolver uma grande equipe de desenvolvimento de software. Então basicamente é por meio de muitas e muitas linhas de códigos que serão compilados para um formato que poderá ser processado e executado pelo computador.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que vai ensinar especificamente a criar um sistema operacional, nenhuma. Mas duas que vão conter disciplinas e te darão uma base sólida para desenvolver esse tipo de projeto é engenharia da computação e ciências da computação. Olhe a grande curricular delas em faculdades como USP e Unicamp. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darksai    Olá  ,    a criação de um sistema Operacional é bem complicado ,  pois depois de fazer todos os códigos para Que ele funcione bem ,    precisará testar em vários tipos de equipamentos  ,  que usam processadores de diferentes fábricas  ,    mas  o sistema operacional  começa a agir no pc a partir da MBR , que são os  primeiros bytes do  disquete ,  disco rígido ou SSD   .     e  um que seja bem simples e fazer o pc mostrar uma mensagem na tela sem usar nada de outro sistema operacional , como windows , linux , iOs   , Android , Google Chrome OS , Mac OS X  ,  e outros , etc . . . !  ,   tem muitos  ,  e  você pode ter informações sobre como cria-los   nessa postagem do sr. Fergonez , :

https://www.fergonez.net/articles/sistoper

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...