Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma dúvida sobre um projeto com capacitor.


-Cacilias

Posts recomendados

Olá,

Eu estou no 2ºano do 2º grau e na minha escola tem curso tecnico em eletrônica e todo ano temos que fazer um projeto/aparelho, não sei explicar muito bem, e eu estava pensando em fazer algo que desse um pequeno choque.

A principio eu pensei em algo que contesse capacitores e 2 pilhas de 1.5v, só que me falaram que as pilhas não são capazes de carregar um capacitor, mas não sabiam me explicar o porque. E eu lendo alguns artigos na internet vi que os capacitores são carregados em corrente continua, e até onde eu sei as pilhas fornecem corrente continua, certo ?

A pergunta então é essa, é possível fazer um aparelho desse que de um pequeno choque usando pilhas e capacitores ?

Abraço a todos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pilhas são capazes de carregar um capacitor, mas não acredito que haja "choque". O ideal seria montar um oscilador(pode ser com 555) e alimentar o secundário de um transformador 0-6V/0-110V. Existem vários circuitos assim na internet e em revistas de eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações

-Cacilias, eu já tive que montar um projetinho assim no meu curso de eletrônica. O difícil era que, na apresentação, a gente tinha que testar na gente mesmo, ó...

Era mais ou menos como o Medx falou, usava transformador também, mas sem o 555; eram 4 pilhas ligadas em série diretamente ao lado de baixa tensão do transformador. Quando se encosta no lado da alta tensão, você leva um choque, mas é um choque rápido, tanto pela pilha arrear em pouco tempo quanto pelo transformador, tendo um enrolamento alimentado com C.C., apenas libera um pulso do outro lado e só.

Aí você pode usar esse princípio pra bolar alguma coisa, um joguinho, algo do tipo. A tensão do choque não chega nem a 120V, dá pra "brincar" sem machucar. Use um transformador pequeno, de corrente não muito alta (uns 200mA...), tanto pra limitar bem a potência do choque quanto pra ficar mais cômodo de levar por aí.

A pilha até que rendia bem... Mas era bom que fosse alcalina. Com pilha de camelô, simplesmente não funcionava.

Legal?

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tranzorb@19 de março de 2005, 10:59

Saudações

-Cacilias, eu já tive que montar um projetinho assim no meu curso de eletrônica. O difícil era que, na apresentação, a gente tinha que testar na gente mesmo, ó...

Era mais ou menos como o Medx falou, usava transformador também, mas sem o 555; eram 4 pilhas ligadas em série diretamente ao lado de baixa tensão do transformador. Quando se encosta no lado da alta tensão, você leva um choque, mas é um choque rápido, tanto pela pilha arrear em pouco tempo quanto pelo transformador, tendo um enrolamento alimentado com C.C., apenas libera um pulso do outro lado e só.

Aí você pode usar esse princípio pra bolar alguma coisa, um joguinho, algo do tipo. A tensão do choque não chega nem a 120V, dá pra "brincar" sem machucar. Use um transformador pequeno, de corrente não muito alta (uns 200mA...), tanto pra limitar bem a potência do choque quanto pra ficar mais cômodo de levar por aí.

A pilha até que rendia bem... Mas era bom que fosse alcalina. Com pilha de camelô, simplesmente não funcionava.

Legal?

Tranzorb.

Po, eu to com mo vontade de fazer isso e dar choques nos meus queridos professores... :rolleyes:

É muito difícil fazer isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

choque3sb.gif

Aí é só botar a criatividade pra rolar e montar algo interessante com esse princípio.

Perceba que as pilhas vão estar sempre ligadas ao circuito, e vão estar sendo consumidas. Legal seria colocar uma chave e só acioná-la na hora de usar.

Tinha um circuitinho mais legal e também simples aqui, que faz a mesma coisa... se eu encontrá-lo, to postando.

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar a ideia do Tranzorb e montar um pequeno oscilador "arcaico", ao invés de ligar o positivo da bateria no transformador você ligaria a um pedaço de metal(pode ser um fio) e este você "correria" sobre a lima que está ligada ao terminal do transformador(o negativo da pilha continua ligado ao outro terminal do transformador). Esse choque é um pouco mais forte e mais engraçado, pois você pode pedir para alguém segurar os fios enquanto você corre o metal na lima.

Só pergunta se o cara tem marcapasso ou problemas cardiacos antes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom acho q o amigo Tranzorb já posto o q eu ai postar ^^',

ao Medx- cara, esse choque é muito leve (em questão de mA) só da um "susto",não tem nenhum problema... eu lembro q eu montei um desse,só q para vender...O.o', os kras queriam fazer Jackass... aehuehuaehuauhaehaeuhaueh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam bem, eu sei dar um choque susto em voce, mas isso com 15 anos e a sensação de impunidade.

Agora, respondendo pelos meus atos, não posso inserir apologia a violencia gratuita.

Lembre-se que uma pessoa que voce não conhece, pode:

1. ter problemas cardiacos;

2. ter problemas com epilepsia

3. por uma fatalidade bater a cabeça em algum lugar e vir a obito ou algo serio.

>

Isto aos 15 anos voce desconhece, aos 25, 35, 45 voce já racionaliza os riscos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam bem, eu sei dar um choque susto em voce, mas isso com 15 anos e a sensação de impunidade.

Agora, respondendo pelos meus atos, não posso inserir apologia a violencia gratuita.

Lembre-se que uma pessoa que voce não conhece, pode:

1. ter problemas cardiacos;

2. ter problemas com epilepsia

3. ter problemas de asma

4. por uma fatalidade bater a cabeça em algum lugar e vir a obito ou algo serio.

>

Isto aos 15 anos voce desconhece, aos 25, 35, 45 voce já racionaliza os riscos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô pessoal, eu tava lendo esse tópico, na minha opinião esse não seria o projeto escolar mais interessante a se fazer. Porque você não faz um timer, ou então você pode botar um imã em uma roda e através de um sensor hall contar a sua rotação, sei lá outra coisa. Acho que seus professores vão gostar mais. Compra a revista eletrônica total, lá tem vários projetos legais.

E vocês sabem quantos volts e quantos ampéres são necssários para mandar um indivíduo "pro andar de cima" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, certa vez eu montei um aparelho semelhantes a esses, a diferença é q ele dava um choque de +- 500volts com apenas uma pilha de 3v ( essas redondinhas de calculadora eletrônica ).

O q eu fiz foi montar um ocilador bem simples ( foi um oscilador de relaxação com transistor mesmo ) e ligar no secundario de um transformador ( 6+6 ),

o legal foi q as pessoas achavam q não ia dar choque, mas dava...ahuahua.

Cara, o segredo esta na freqüência q você faz a tensão oscilar no secundario do transformador, quanto maior for, maior sera a tensão no primario; uma coisa muito importante é q você não PODE COLOCAR UMA CORRENTE ALTA pois mesmo com uma baixa tensão você pode matar uma pessoa ( nunca ultrapasse 200mA, mesmo com 50v você pode matar alguem... :ahh: ).

Bom, o capacitor você pode colocar em paralelo com a saida do primario pois ai sim ele vai carregar e pode elevar a tensão final do seu projeto...ah! não se preocupe, mesmo q seja 1000V, você não mata ninguém se a corrente for bem baixa ( mas você pode dar uma queimadinha se ezagerar na dose...aff ).

Espero ter podido te ajudar,

T+ :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lethal_Serginho@25 de março de 2005, 16:56

Alô pessoal, eu tava lendo esse tópico, na minha opinião esse não seria o projeto escolar mais interessante a se fazer. Porque você não faz um timer, ou então você pode botar um imã em uma roda e através de um sensor hall contar a sua rotação, sei lá outra coisa. Acho que seus professores vão gostar mais. Compra a revista eletrônica total, lá tem vários projetos legais.

E vocês sabem quantos volts e quantos ampéres são necssários para mandar um indivíduo "pro andar de cima" ?

:D da uma olhada no aqui e veja maiores detalhes!! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou contar uma história...

Uma vez no curso que eu fiz, certo dia no laboratório de Eletrônica Analógica, um amigo vrincava com um 555, um BC558 (ou era BC548?), um trafo de 220V-12V (ligado ao contrário) e um inocente capacitor de 100uF e 450V.

Ele carregava o capacitor e depois encostavas as "perninhas", saia uma faisquera legal, dai o pentelho quis encostar o capacitor carregado em si próprio...

O resultado foi que o estouro que o capacitor provocou na pele deixou um "buraquinho" no lugar onde o capacitor encostou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dead Overlord@27 de março de 2005, 16:16

Vou contar uma história...

Uma vez no curso que eu fiz, certo dia no laboratório de Eletrônica Analógica, um amigo vrincava com um 555, um BC558 (ou era BC548?), um trafo de 220V-12V (ligado ao contrário) e um inocente capacitor de 100uF e 450V.

Ele carregava o capacitor e depois encostavas as "perninhas", saia uma faisquera legal, dai o pentelho quis encostar o capacitor carregado em si próprio...

O resultado foi que o estouro que o capacitor provocou na pele deixou um "buraquinho" no lugar onde o capacitor encostou.

Eu já estou traumatizado com as histórias citadas a cima, :blink:

Eu vou mudar o meu curso pra informática ! Não é tão perigoso eauheauheauh :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já estou traumatizado com as histórias citadas a cima, 

Eu vou mudar o meu curso pra informática ! Não é tão perigoso eauheauheauh

hehehehe....não se preocupa não, até informática pode ser perigoso....hehehehe

Agora sério, se seguir as instruções de segurança, não tem perigo algum. E mesmo em alguns tipos de circuitos(apenas digitais, usando pouca tensão e ampergem) não há perigo algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...