Ir ao conteúdo

12v p/ 5v no carro, com 7805

diogets

Posts recomendados

Postado

Aê galera, beleza?

Negócio é o seguinte, eu tenho um dvd dvp 4000

e a fonte dele tem 12v e 5v,

quero ligar ele no carro, vou usar o regulador lm7805,

mas a dúvida é a seguinte, minha bateria é 70a

queria baixar um pouco essa corrente,

coloquei um resistor no 12 v, e ele vira 5....,

como isso é possível, quero ligar isso mas tenho medo

de ligar o 12v direto no 7805 e no dvd,

valeu!

Postado

não tem problema meu amigo a corrente quem vai definir e o circuito que vai ser alimentado , agora o 7805 so suporta 1A de corrente maxima verifique se o dvd não consome mais que isso e como a queda e grande de 7V , coloque um dissipador legal nele!!!!

Postado

então, posso "tacar" a corrente direto da bateria,

sem perigo de queimar o dvd? e no 7805, com dissipador também?

Valeu Galera!

Postado

entenda tensão (tensão ou DDP), sim se não estiver dentro do aceitavel pelo equipamento pode danifica-lo

porém corrente nada mais é do que os portadores de carga, ou simploriamente, a "energia" em movimento , e ela e medida em Amperes, quanto maior o consumo de um aparelho maior a corrente circculante, e quem define é o circuito que esta consumindo , a bateria não vai "enviar" 70A para o dvd o dvd vai puxar apenas o que ele necessita, porém a acapcidade total da bateria e de 70A

entendeu???

falowssssssssss

• 3 semanas depois...
Postado

Muito bem explicado pelo nosso amigo, mas se o seu DVD pode ser alimentado em 12v, para quê você vai usar o regulador? :help:

Eu tô me baseando que seja um dvd automotivo, né? :-BEER

• 6 meses depois...
Postado

:muro: acabei ligando um dvd player boss 5580 errado porcausa de uma má instalação de fiação em meu carro... foi ligado o fio vermelho(positivo) e amarelo(memoy) no negtivo e o preto (ground) no positivo.... gostaria de saber o seguinte? alguém teria noção do que pode ter acontecido com o aparelho?? alguém poderia se isso tem conserto????

:muro:

Postado

jsoul

o que fez foi inverter a tensão de alimentaçao

a avaria depende do proprio circuito do dvd .

pode ter apenas un fusivel queimado ate ter algum ic defeituoso, so vendo .

Postado
Postado Originalmente por diogets@01 de agosto de 2005, 11:51

Aê galera, beleza?

Negócio é o seguinte, eu tenho um dvd dvp 4000

e a fonte dele tem 12v e 5v,

quero ligar ele no carro, vou usar o regulador lm7805,

mas a dúvida é a seguinte, minha bateria é 70a

queria baixar um pouco essa corrente,

coloquei um resistor no 12 v, e ele vira 5....,

como isso é possível, quero ligar isso mas tenho medo

de ligar o 12v direto no 7805 e no dvd,

valeu!

se bem percebi seu dvd tem como entrada de alimentaçao +12v e +5v

quanto aos 12v a bateria de certeza pode fornece mas não se esqueça de :

a tensão não é 12v mas sim mais do que esse valor sobretudo se o motor estiver a funcionar

por outro lado a tensão neste caso tem uma componente de ruido bastante grande

o que pode dar problemas na reproduçao do dvd

aqui poderá ser necessario usar um regulador tipo " low drop voltage" tipo lm2937 ou pelo menos um filtro LC para eliminar ruido

nos +5 v tera que ver como foi dito qual a corrente que o dvd precisa .

note que a bateria pode fornecer corrente suficiente mas o regulador de 5v apenas da 1A no maximo , o que pode não ser suficiente.

penso que deveria medir e ver se é suficiente

Postado

Montei um esquema destes há alguns meses atrás... Funciona que é uma beleza!

Com o DVD que utilizei (CyberHome), as tensôes são as mesmas: +12V e +5V. Com alguns testes descobri que a tensão de 12V não é muito critica (pelo menos no aparelho que eu usei) e então pra garantir, eu coloquei um Ci 7812, para não ultrapassar os 12v pois com menos ele funciona beleza. Já a Tensão de 5v, precisei usar dois 7812 em paralelo com um bom dissipador de calor ( 1 unico 7812 quase fritava)...

Para Neutralizar quaiquer interferencias, usei um indutor caseiro, de umas 300 espiras de fio 18avg em cima de um núclede ferite de uns 4cm2.

Vale lembrar que estes aparelhos de usar em casa tem um consumo muito alto em standby. Se for para deixar direto no carro, tem que usar um relé, ou esquema parecido, para deligalo... Eu utilizei um relé ligado na saida para antena eletrica do toca fitas, assim quando eu ligo o toca fitas, o dvd também liga...

E ainda esta minha gambiarra funciona perfeitamente com o carro andando... Eu toco MP3 nele e não pula nada...

Postado

você está certo Nico. Foi engano na hora de digitar, são 7805.

Obs: Para quem nunca usou Ci´s desses em paralelo, é aconselhavel usar um resistor de 1 á 5 ohns ente o Ci e o +b para garantir que a corrente se distribua de forma igual entre os circuitos. Desta forma é possivel associar em paralelo quantos CI´s quiser...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!