Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa vocÊs recomendam? radeon ou fx?


Posts recomendados

Olá, pessoal,

Estou pensando em sangrar minhas economias e investir numa dessas novíssimas placas de vídeo, maravilhosíssimas. Só que, quanto mais eu leio a respeito, mais indeciso fico. Não sei se compro a FX 5900 da nVidia, ou a RADEON 9800 PRO 256 MB da ATI.

Eu tenho um PC com um Pentium 4, 2GHZ, 1 mb de memória ram, um HD de 80 GB, da Maxtor, Windows XP Professional.

O que eu estou procurando é uma placa:

a- ROBUSTA, pois eu e meu filho usamos o computador horas e horas, até mesmo nos revezando no PC (ele nos games e eu nos filmes);

b- que apresente uma QUALIDADE DE IMAGEM BELÍSSIMA tanto  no que diz respeito a games quanto a filmes (eu gravo filmes pelo eMule e depois assisto a eles na minha TV);

c- que NÃO TENHA UM COOLER BARULHENTO (pois o PC às vezes fica ligado a noite toda no quarto; e aí, zoeira no ouvido não dá, né?).

Eu confesso que sempre só comprei placas da nVidia, gosto muito delas, principalmente quanto aos drivers sempre atualizados,  e ESTOU TEMEROSO DE MUDAR PARA A RADEON DA ATI E ME ARREPENDER. Mas, por outro lado, já ouvi falar muito que placa "de responsa" é só da ATI.

O que vocês sugerem? Gostaria de saber o que vocês acham, por experiência própria, e, inclusive, seria legal se alguém que já comprou uma dessas belezuras de placas aí de cima pudesse dizer o que está achando. Ou, ainda, aquele pessoal que usava uma e comprou da outra e gostou mais, ou se arrependeu...

Um abração para todos.

Threwlys

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A FX5900 e a Radeon 9800PRO são pareo duro para escolher... Ficaria nesse caso com a Radeon. Boa qualidade de imagem (se bem que a fx não fica muito atrás não), Cooler Silencioso (no caso da 5900 também, já a 5800...), bom preço... Se você pegar qualquer uma das duas você vai ficar feliz da vida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a 5900Ultra é no momento a melhor em desempenho em games isso é indiscutível, mas a diferença é mínima pra 9800PRO, além do mais que diferença faz 300 ou 310 frames?!?! Qualquer uma das duas vai dar conta de qualquer game atual e dos próximos anos com certeza.

A 5900Ultra você não vai achar pra comprar ainda, nem aqui nem nos EUA, só tem uma loja que já tem pouquissimas unidades nos EUA e tá vendendo por 999 dólares, ninguém é louco pra pagar isso.

A 9800PRO você já acha no Brasil mas o preço pra mim ainda é um absurdo (1800 reais a de 128MB e 2100 a de 256MB).

Hoje em dia sinceramente compraria uma 9700PRO por 1000 reais que é muito mais negócio do que qualquer outra placa dessas, o desempenho não é tão menor, a qualidade de imagem é tão boa quanto às acima e é silenciosa.

Outra opção pra você que gosta tanto de filmes no micro é a 9700PRO All-in-Wonder(1600 reais) que tem o mesmo desempenho de uma 9700PRO normal, mas tem captura de vídeo e sintonia de TV, além de vir com controle remoto e um monte de acessórios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô, RC777, Red Viper e Pino,

Brigadão pelas dicas de vocês!!!

Por enquanto, estou começando me inclinar pela RADEON 9800 PRO 256 MB (será que eu acho ela "All in Wonder"?  Quem souber de alguma ou algumas lojas que a vendem pela Internet, ficaria muito grato se me indicassem quais são).

Essa questão do cooler silenciosíssimo da placa da ATI está me seduzindo...

Mas aí, de repente, eu travo de novo, e penso se talvez a qualidade da imagem da FX 5900 Inferno não seria sensivelmente superior à da RADEON 9800 Pro 256 MB... Sabem aquela nova tecnologia da nVida, a ULTRASHADOW TECHNOLOGY?? Parece que dá um "tchan" na imagem, com  mais profundidade, melhor delineamento de sombras etc. E eu, quando jogo games, só gosto daqueles bem bonitos, com gráficos bem trabalhados (inclusive, estou me babando de vontade de ver o DOOM III no meu PC. Não consegui fazer funcionar a "pitomba" do demo...).

E eu sou tão fissurado por imagem de primeira qualidade que este poderia, ao fim desta enquete, ser o critério de desempate entre estas duas lindezas.

Adorei as sugestões quanto a outras versões das placas, mas, QUERO REALMENTE UMA DESSAS "TOP DE LINHA", e acho que até fica mais fácil de vocês me orientarem, Ok???

Então, ficamos assim: continuem, por favor, a me mandar umas dicas somente sobre essas duas placas.  E aqueles que tem elas em versões anteriores ou iguais às que pretendo adquirir, digam-me, por favor, o que estão achando.

Um abração a todos.

Threwlys

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A FX5900ultra é melhor,mas não muito q a Radeon 9800pro.

Eu acho absurdo também o preço da 9800pro,ainda + da FX5900ultra(quando começar aparecer por aqui!)

Se for escolher uma dessa,fica com a 9800pro,é + barata e num tem um desempenho tão inferior q a fx5900ultra.

Ah,é possivel q a ATI também lance a Radeon 9800pro DDR2,q vai ser melhor ainda!

Mas se fosse eu,compraria uma Radeon 9500pro ´q é muito boa e num custa esse preços absurdos aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A GF FX 5800Ultra tinha uma qualidade de imagem inferior à 9800PRO.

Com o lançamento da 5900Ultra e um novo driver a Nvidia melhorou muito, mas conseguiu no máximo "igualar" a qualidade da ATI, melhor não é! Tradicionalmente a qualidade de imagem da ATI é melhor, tanto em 2D como em 3D, em reprodução de DVD e saída pra TV então nem se fala, a ATI dá show.

Outra coisa que melhorou na 5900Ultra foi o cooler que ficou  menos barulhento do que da 5800Ultra, mas pelo que eu li ainda não é o que se pode chamar de silencioso e tá longe do da ATI, além de continuar ocupando dois slots da placa mãe.

A 9800PRO também tem seus contras, seu desempenho no DOOM3 que você citou está abaixo das espectativas, mas acredita-se que isso seja um problema nos drivers que será solucionado em breve.

Outro problema é que a versão de 256MB, apesar de ter o dobro de memória e ter memória mais rápida (700Mhz contra 680 da 128MB) não apresentou praticamente nenhum ganho, isso porque usa também o dobro de chips ao invés de chips com o dobro de capacidade (deu pra entender??) aumentando a latência.

Mas em preço e disponibilidade a 9800PRO tá ganhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEER

Meu amigo sao pequenas coisas que fazem a diferença.

pode ate ser que a ATI tem placas mais rapidas no mercado, mais potencia não e nada sem controle a ATI enfrenta varios problemas de driver com sua placa super poderosa,acho que ela da tanto valor em velocidade que esquece de trabalhar num driver,e quem falo isso não e nada menos do que o John Carmack, criador e fundador da Id,e vi que a coisa e verdade mesmo basta dar uma visitada em auguns sites por ai que vocês vão ver,e tem mais uma o Metal Gear Solid 2: Substance so roda com um  patch  que a Konami disponibilizou.

e a nvidia tem tanto driver otimos para Windows como para LINUX. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por madeindf@05 Junho 2003,19:54

:-BEER

Meu amigo sao pequenas coisas que fazem a diferença.

pode ate ser que a ATI tem placas mais rapidas no mercado, mais potencia não e nada sem controle a ATI enfrenta varios problemas de driver com sua placa super poderosa,acho que ela da tanto valor em velocidade que esquece de trabalhar num driver,e quem falo isso não e nada menos do que o John Carmack, criador e fundador da Id,e vi que a coisa e verdade mesmo basta dar uma visitada em auguns sites por ai que vocês vão ver,e tem mais uma o Metal Gear Solid 2: Substance so roda com um  patch  que a Konami disponibilizou.

e a nvidia tem tanto driver otimos para Windows como para LINUX. :-BEER

Bom, acho q o problema dos drivers da ATI  não é tão grave assim, pelo menos o que se percebe é que eles estão se esforçando pra conseguir uma boa qualidade nos drivers. Realmente, coisa de 2 anos atras os drivers da ATI eram catastroficamente ruins, tinham muitas incompatibilidades.

Bom, eu troquei minha GeForce 2 MX 400 por uma Radeon 9000, e instalei o Catalyst 3.3 e o 3.4. Com ambos os drivers não reparei nenhuma incompatibilidade com os jogos que tenho em casa. Pode ser que algum usuário possa ter problemas, mas aí acredito que seja um caso isolado, com um jogo menos popular.

Quanto os drivers pra linux, o driver oferecido pela ATI versão 2.5.1 é realmente ruim, mas pesquisando pela internet descobri que os drivers pra Fire GL funcionam sem problemas nas Radeons. Após instalar a versão 2.9.8 não percebi nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por madeindf@05 Junho 2003,19:54

:-BEER

Meu amigo sao pequenas coisas que fazem a diferença.

pode ate ser que a ATI tem placas mais rapidas no mercado, mais potencia não e nada sem controle a ATI enfrenta varios problemas de driver com sua placa super poderosa,acho que ela da tanto valor em velocidade que esquece de trabalhar num driver,e quem falo isso não e nada menos do que o John Carmack, criador e fundador da Id,e vi que a coisa e verdade mesmo basta dar uma visitada em auguns sites por ai que vocês vão ver,e tem mais uma o Metal Gear Solid 2: Substance so roda com um  patch  que a Konami disponibilizou.

e a nvidia tem tanto driver otimos para Windows como para LINUX. :-BEER

Num sei da onde você tirou isso, depois do lançamento da série Catalyst a ATI tá no mesmo nível da Nvidia em termos de drivers.

Aliás os últimos paus graves que deram o que falar em relação a drivers foram por parte da Nvidia como a qualidade de imagem ridícula que tinha a FX5800Ultra e a trapaça que a Nvidia colocou nos seus drivers para o 3Dmark2003 (aliás falando em John Carmack procure saber o que ele disse sobre essa trapaça da Nvidia e veja quem tem problemas de drivers).

Mas isso não tem nada a ver com o tópico!!

Threwlys, no site www.portaldopc.com.br tem a 9800PRO de 128MB e 256MB e a 9700PRO AIW.

Ainda não existe 9800PRO AIW, mas com certeza existirá.

Desculpa me meter de novo, mas não consigo me conformar que você tá disposto a gastar 2100 reais numa placa (9800PRO 256MB) que num dá 25% a mais de performance que uma placa que custa 1100 reais (9700PRO).

Bom todo mundo sonha em ter as tops e o dinheiro é seu mas, só to querendo ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pino@05 Junho 2003,21:00

Desculpa me meter de novo, mas não consigo me conformar que você tá disposto a gastar 2100 reais numa placa (9800PRO 256MB) que num dá 25% a mais de performance que uma placa que custa 1100 reais (9700PRO).

Bom todo mundo sonha em ter as tops e o dinheiro é seu mas, só to querendo ajudar.

Realmente não compensa...concordo com você

aliás....acho q pra jogar em 1024x768, uma Radeon 9500 ou a 9600 ta de bom tamanho, a 9700/9800 acho q você só aproveita se for jogar em 1600x1200 com aa e anisotropic...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, Pino? beleza, cara?

Gostei dos seus argumentos e muito obrigado pela dica do site para a compra.

Eu estou pensando - após ler mais alguns artigos técnicos sobre a ATI RADEON 256 MB - em adquirir uma de 128 MB mesmo.

Li em sites especializados que a diferença entre a 128 e a 256 é ridiculamente pequena. E, tecnologicamente, parece que nada foi acrescentado que justifique optar por ela.

Comparando, inclusive, a própria aparência das duas placas, eu SINTO UMA FIRMEZA DANADA QUANDO VEJO O ASPECTO DA RADEON 9800 PRO. Pelo menos na aparência (na arquitetura) o VISUAL DA DANADA IMPÕE RESPEITO!!!

Já quanto às placas FX da nVidia, sem querer chatear os fãs (que gostaria que viessem trazer mais detalhes para mim, claro), elas têm uma "cara" de serem fraquinhas e parecem mesmo uns trambolhos, além de eu estar me borrando de medo de elas ainda serem um pouco barulhentas (aliás, até agora ninguém refutou a informação trazida a este tópico sobre a placa da ATI ser silenciosa).

Bem, a RADEON 9800 PRO CONTINUA VENCENDO!!! (só estou precisando de mais alguns "comentários-empurrões", e, pelo jeito, vai ser mais fácil que empurrar bêbado na ladeira...),

Mas não dispenso nenhum outro comentário que mais alguém queira fazer, ok??

E não posso deixar de dar os parabéns a todos que participaram até agora. Vocês são uns caras muito civilizados, bacanas e muito interessados  (teve um outro fórum em que fui, que... cala-te boca... que pessoal grosso tinha lá...).

Threwlys

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou dar um empurrãozinho nesse bebado ai... Apesar da aparência da FX 5900 Ultra ser de uma nave espacial ela realmente é uma placa que finalmente vem competir sério com a Radeon 9800PRO. Acho que você deve ter visto... Nos últimos benchmarks ela vem ganhando, consideravelmente, da placa da ATI, isso com todos os filtros ligados e na máxima qualidade póssivel dos jogos. Mas como já foi dito aqui essa FX ainda não é encontrada facilmente pra vender nos EUA (imagina aqui...). Então vamos trabalhar com as placas que você encontra por aqui. E nesse caso a Radeon vai ser sua melhor escolha.

Já que você deve pega-lá mesmo fique com a versão de 128mb. Essa de 256mb traz as memórias DDR II. Mas elas não mostraram grande aumento de capacidade em relação a versão de 128mb (com DDR). Veja neste teste a diferença entre esses dois modelos. Final das contas... Radeon 9800PRO é a melhor opção nesse seu caso! Mas se você for pegar uma All in Wonder pode ser que tenha problemas de encontrar por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô, red viper,

Cara, parabéns, você conseguiu. Eu realmente "despenquei lá embaixo"... Já me decidi: VOU ADQUIRIR UMA RADEON 9800 PRO 128 MB!!!

Aliás, uma curiosidade para vocês: eu li em um outro fórum (estive navegando por um monte deles) uma declaração de um dos felizardos que já tem essa placa da ATI e o sujeito declarou, maravilhado, que, ironicamente, OS DEMOS DA nVIDIA, utilizados para demonstrar a qualidade das FX, RODAM MUITO MAIS LEVES COM UMA PLACA RADEON 9800 PRO DA ATI!!!, o que poderia provar, definitivamente, que "a ***** é raçuda" mesmo.

Agora, só queria abusar um pouco mais da paciência de vocês e fazer mais umas perguntas, só para complementar:

a- O que é tem de "tão bão" na placa all-in-wonder?  

b- Será que, no meu caso, que utilizo muito o recurso VIVO (video in video out), não só para assistir a filmes na TV como, inclusive para assistir também na TV às imagens de jogos como America's Army, Myth III etc, quando o meu filho joga, valeria a pena ficar esperando ela aparecer nos sites de venda pela internet, ou seria bobagem, sendo que o negócio mesmo é comprar uma não-all-in-wonder, plugar na TV e mandar ver, que vai dar no mesmo? (afinal, para mim, o importante é a qualidade da imagem e o desempenho; tudo o mais, acredito, é dispensável).

Esclareçam-me mais essas dúvidas aí e eu deixo vocês em paz.

Threwlys

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

falou red viper,

Realmente, vou adquirir uma RADEON simples. Se tem uma coisa que eu jamais usei ou vou usar é a tal de captura de imagem. E sabe por quê?  É que eu odeio programação de televisão, seja a cabo ou rede aberta (eu só uso minha TV para assistir aos filmes em DVD e ao meu filho jogando).

Meu muito obrigado a você e a todos que me deram uma mão nessas dúvidas sobre qual placa adquirir.

Threwlys

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Threwlys@07 Junho 2003,08:36

falou red viper,

Realmente, vou adquirir uma RADEON simples. Se tem uma coisa que eu jamais usei ou vou usar é a tal de captura de imagem. E sabe por quê?  É que eu odeio programação de televisão, seja a cabo ou rede aberta (eu só uso minha TV para assistir aos filmes em DVD e ao meu filho jogando).

Meu muito obrigado a você e a todos que me deram uma mão nessas dúvidas sobre qual placa adquirir.

Threwlys

Amigos,

A AIW é bem mais do simplesmente captura de TV. Ela tem inúmeros recursos

Se tiverem interesse deem uma olhada .nesse artigo sobre a 9700PRO AIW.

Infelizmente a 9800PRO AIW ainda não saiu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Pino+07 Junho 2003,17:58-->
Threwlys@07 Junho 2003,08:36

falou red viper,

Realmente, vou adquirir uma RADEON simples. Se tem uma coisa que eu jamais usei ou vou usar é a tal de captura de imagem. E sabe por quê?  É que eu odeio programação de televisão, seja a cabo ou rede aberta (eu só uso minha TV para assistir aos filmes em DVD e ao meu filho jogando).

Meu muito obrigado a você e a todos que me deram uma mão nessas dúvidas sobre qual placa adquirir.

Threwlys

Amigos,

A AIW é bem mais do simplesmente captura de TV. Ela tem inúmeros recursos

Se tiverem interesse deem uma olhada .nesse artigo sobre a 9700PRO AIW.

Infelizmente a 9800PRO AIW ainda não saiu

Na verdade saiu sim... (Já consta até no site da ATI). Só que ainda não vi vendendo no Brasil. A all in wonder tem recursos como sintonia de tv, captura, saida digital, controle remoto... Coisas que certamente pouca gente vai usar. Não vejo vantagem em comprar uma placa dessa se a pessoa quer apenas uma saida pra tv e uma placa boa para jogos. Não vale a pena pagar por tudo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá para todos,

Gratíssimo ao Pino pela dica do ótimo site com informações sobre a RADEON all-in-wonder (aliás, já até o coloquei em meu Bookmark; é um site muito bom mesmo).  

E, realmente, o Red Viper continua com razão. Não vejo necessidade de ter uma placa com tantos recursos extras.

Primeiro porque nem no meu micro nem na minha TV não deixo entrar o lixo da progração que vemos hoje, tanto na tv aberta como na tv a cabo (durante a Copa, comprei uma pequena antena interna para assistir aos jogos com meu filho; assim que a Copa acabou, joguei a anteninha no lixo sem dó!!!). Portanto, dessa forma, já estaria levando prejuízo em metade dos recursos.

E, segundo, porque eu tenho atualmente uma Geforce TI4800SE 8X, com uma ótima saída para TV e sem controle remoto, do qual não sinto necessidade, nem acho que seria um acessório tão vantajoso. Então, o que importa mesmo é a placa em si.

Ainda não a comprei porque estou pasmo com os enormes e desanimadores prazos de entrega dos sites que já visitei (7 a 14 dias; 7 a 21 dias etc.), bem como a absurda variação de preços de um para o outro. Estou pretendendo esperar alguns dias mais para ver se essa placa começa a aparecer em mais outros sites e com preços mais acessíveis. Por enquanto, ela virou uma espécie de "estrela" nos sites especializados.

Um abraço a todos.

Threwlys

P.S.: Se alguém souber de algum site que venda a RADEON 9800 PRO com pronta entrega (ou, pelo menos dentro de 7 dias), favor fornecer-me o endereço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!