Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa comprar?


bmancini

Posts recomendados

Nenhuma.

Compre um gravador de DVD de mesa e seja feliz. (é minha opinião...)

Abraços,

RedBeard

Estava e estou procurando uma placa externa boa. Mas depois que eu li esse seu comentario fiquei meio com duvida.

Gravador de DVD de mesa, vai gravar (capturar) com qualidade superior ao Pixelview playtv box 4 ou pinnacle pctv pro?

Mas acredito que fita cassetes com proteção de copia não vai funcionar, correto?

Tirando isso é melhor que placa de captura "citada" acima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Daigonet,

Certamente uma placa de captura pode gravar com melhor qualidade.

Para isso, a cada fita a ser gravada, você tem que regular o brilho, o contraste, a saturação, talvez fazer uma correção de cor, ajustar o field-order, ajustar o formato de compressão, o bit-rate, o espaço de cores, o padrão de cores da transmissão analógica, a resolução de entrada, a resolução de saída e o principal que é a escolha do programa de captura. Depois tem que ter um bom (digo bom mesmo) computador, desativar o anti-virus, não fazer mais nada com o pc durante a captura e torcer para que não ocorram drop-frames que vai deixar o vídeo fora de sincronia com o áudio. Ajustando tudo isso entre 90 e 100% do ideal você vai conseguir uma captura com melhor qualidade do que o gravador de mesa.

ah, para você comparar, no gravador de mesa você tem que: apertar o REC.

Sobre as placas, sinceramente não sei dizer qual é "melhor".

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué? Essa não entendi. Então por que voce respondeu ao autor do topico que gravador de mesa era melhor?

O notebook por enquanto em minha mente será:

HP/ compaq

sempron 3500+ 1,8ghz (512K)

1,28 GB de ram

HD 60GB 5200rpm

nvidia 6150go (128mb)

Será que está bom pra captura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Daigonet,

Um gravador de mesa tem um resultado que pode ser classificado entre bom e excelente. Para usá-lo você precisa saber apertar a tecla REC.

Uma placa de captura pode, veja bem: pode, ter um resultado excelente se, repito: se, você tiver olho clínico, conhecimentos técnicos e disponibilidade para fazer ajustes manuais em todas as fitas que você for capturar. Eu que não tenho olho clínico nem muita prática, levava em torno de 20 minutos para ajustar cada fita. E posso afirmar que nunca consegui um resultado que possa ser nitidamente classificado como "melhor" que o gravador de mesa.

99% das pessoas busca simplicidade e bons resultados. Para essas o gravador de mesa com um único botão é o ideal. Para quem é aficionado por perfeição e não se contenta com ajustes automáticos, não há como fugir de uma placa de captura.

E pela descrição de seu notebook, juntando com uma placa externa, pode acontecer os famosos drop-frames se o sistema não estiver rodando redondinho.

Ok?

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai ai...........kkkkkkkkkk

Estou inclinando a gravador de mesa agora.

MAs voce disse drop-frames por causa do nvidia 6150go ou do processador?

Pois por enquanto estou ainda em duvida se eu pego a compaq citada acima ou um:

HP turion X2 (dual core)

2x 512mb

hd 120gb

nvidia 6150go (128mb).

A placa de video é mais importante ou o processador nesse caso?

E olha que sempron 3500+ é o top de linha dos semprons.

Pior que eu tenho mais de 30 fitas pra digitalizar......xiiiiiii, e sou meio exigente!, mas não sei se tenho esse olho clinico, e não sei nemcomo configurar......kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Captura ? Sei Não, comprei uma enltv-fm, fiz tudo que mandaram nos tutoriais da vida e ainda assim não a fiz funcionar, só sai som, sem imagem, conectei a numa antena padrão mesmo....se alguém souber o que mais fazer além de trocar de slot pci,jumpear, reinstalar drives em safe mode, limpar registros do windows, e outras coisas, pode dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é algo estranho. Vejo todo mundo preocupado com os frames perdidos, mas eu só passei por isso uma vez, capturando pelo VDub MPEG em Xvid e usando o Mozilla Firefox simultaneamente. Em todas as outras capturas, tanto em MPEG quanto em AVI, com pelo menos meia dúzia de programas, nunca perdi frames. E meu PC é metade do seu, Daigonet. Tenho um Semprom 2600 32 bits, com 512 de RAM e vídeo on-board SIS, com uma placa de captura PixelView PlayTV Pro Ultra. Ou seja, era pra eu não conseguir capturar nada.

Tenho um gravador de mesa LG DR175 e ele é uma beleza, direto das fitas e TV pro DVD com facilidade, porém não é indicado caso se queira fazer edições complexas no material capturado, pois mesmo com alta qualidade de captura, após a edição vai ocorrer perda de qualidade. Com todo gravador de mesa é igual.

Daigonet, se você optar por um notebook, sugiro o Turion X2, que tem um desempenho muito superior ao Semprom. Como placa de captura, existem modelos PCMCIA da PixelView e modelos externos dessa empresa e da Pinnacle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é algo estranho. Vejo todo mundo preocupado com os frames perdidos, mas eu só passei por isso uma vez, capturando pelo VDub MPEG em Xvid e usando o Mozilla Firefox simultaneamente. Em todas as outras capturas, tanto em MPEG quanto em AVI, com pelo menos meia dúzia de programas, nunca perdi frames. E meu PC é metade do seu, Daigonet. Tenho um Semprom 2600 32 bits, com 512 de RAM e vídeo on-board SIS, com uma placa de captura PixelView PlayTV Pro Ultra. Ou seja, era pra eu não conseguir capturar nada.

Tenho um gravador de mesa LG DR175 e ele é uma beleza, direto das fitas e TV pro DVD com facilidade, porém não é indicado caso se queira fazer edições complexas no material capturado, pois mesmo com alta qualidade de captura, após a edição vai ocorrer perda de qualidade. Com todo gravador de mesa é igual.

Daigonet, se você optar por um notebook, sugiro o Turion X2, que tem um desempenho muito superior ao Semprom. Como placa de captura, existem modelos PCMCIA da PixelView e modelos externos dessa empresa e da Pinnacle.

Bom, mas se capturar pelo dvd de mesa, aí é só depois jogar a imagem no pc, certo? Afinal, a imagem já está digitalizada pelo dvd player. Aí dá pra editar no pc...........

Mas pra voce, a qualidade da captura do dvd player é melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, mas se capturar pelo dvd de mesa, aí é só depois jogar a imagem no pc, certo? Afinal, a imagem já está digitalizada pelo dvd player. Aí dá pra editar no pc........... Mas pra voce, a qualidade da captura do dvd player é melhor?
Caso não queira fazer nenhuma edição complexa, tipo aplicar filtros, efeitos especiais e coisas do tipo, capturar com o gravador de mesa é a melhor opção, pois após capturar o vídeo basta jogar-lo no PC, fazer cortes e aplicar efeitos simples com programas que não recodificam (o Womble por exemplo) e autorar o DVD, com seus menus e tal. Mas caso queira fazer efeitos sofisticados usando programas profissionais (Sony Vegas, Adobe Premiere) é sempre melhor capturar para AVI não comprimido ou coim pouca compressão usando a placa de captura, editar e depois codificar pra MPEG com um encoder decente. Como o RedBeard disse, gravador de mesa pra facilidade, placa de captura pra coisas mais complexas. Pra mim a qualidade da placa e do gravador são iguais, a diferença é que um dá mais trabalho, porém permite levar a imaginação mais longe. Por exemplo, os gravadores de mesa têm perfis pré-definidos de gravação e normalmente não é possível alterar a quantidade de vídeo gravado sem prejudicar a qualidade. Com a placa de captura e mais uma infinidade de programas, é possível colocar várias horas de vídeo em um disco sem perda visual de qualidade, o que não é possível com o gravador de mesa.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

(estava editando e o forum caiu aqui....)

Isso mesmo!

Para flexibilidade, não tem conversa: Placa.

O problema de drop-frames, que também nunca tive, é decorrente da configuração do micro / sistema / programas usados ao mesmo tempo

... Quem tem conhecimento mais tecnico sabe evitar isso. Fazer a captura e tentar fazer uma desfragmentação é insano. Muitos pcs estão configurados para iniciarem a busca antivirus se o teclado ficar sem uso e isso acontece no meio da captura.

Re-explicando o que o mestre San-R disse, o gravador de mesa gera sempre um arquivo no formato MPEG e esse formato não é bom para edição. Uma placa pode gerar o MPEG como também pode gerar o AVI que é o melhor formato para edição.

Por isso é bom pesar qual será o uso. Se for para "converter fitas vhs", o gravador ainda é campeão. Se for para gerar material para edição, a placa é absoluta.

Entendidos?

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendido....heheheheheh

Bom, pro meu uso o gravador de mesa é melhor. São fitas de clip, documentarios, filmes e programas japanese.

Acho que não será necessario editar, mas como o gravador de mesa eu não vou comprar um com HD interno, então acho que terei trabalho prar] juntar alguns programas pra ocupar bem o espaço da midia dvd.

Hummmm........ é possivel pausar a gravação do dvd?

Pena que vou estar perdendo uma tv no notebook, na qual eu pobre coitado acho CHIque!. kkkkkkkkkkkk, pelo menos a placa de captura faria eu vender a minha tv mitsubish de 14 polegadas e ganhar um din din......heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Daigonet,

Em MPEG é seguro e fácil fazer "edições" simples, como cortes, retirada de cenas, emendas, troca de posição, ...

O que é "complicado" nesse formato é aplicar efeitos como câmera lenta, redimensionamento de vídeo, transições que envolvam 2 imagens simultâneas... essas coisas mais complicadas ficam melhor quando o original está em AVI.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alias, reli todo o topico.

Resumo:

Gravador de mesa tem facilidade pra capturar.

Placa de captura tem que fazer um monte de modificações nos filtros.

Mas reparei que um disse que a "qualidade" da captura o gravador é melhor, e o outro disse é igual.

Como ditos, o gravador de mesa é padrão. E as placas dá pra mexer no modo de captura. Mas usando o modo padrão (software) da placa de captura da pinnacle, alterando apenas a resolução pra max, a qualidade será igual ou pior que dvd de mesa?

Pois acebei de me tocar que a placa será externa e tenho o beneficio de andar com ele. Embora não sei quando eu vou andar com ele, mas já é uma função a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ditos, o gravador de mesa é padrão. E as placas dá pra mexer no modo de captura. Mas usando o modo padrão (software) da placa de captura da pinnacle, alterando apenas a resolução pra max, a qualidade será igual ou pior que dvd de mesa?

O que define a qualidade não é a placa propriamente dita e sim o software usado pra capturar. Tenho uma PixelView, que fica no patamar de amadora e "vagabunda", porém consigo fazê-la capturar com qualidade de profissional. A única deficiência dela é a falta de compressão MPEG por hardware. Placas com compressão por hardware (as caríssimas Hauppage, por exemplo) têm qualidade de captura igual ao gravador de mesa, mas sem o software adequado ficam tão limitados quanto os gravadores.

Pra capturar com qualidade não basta ter o software correto e configurar para máximo. Como RedBeard disse, é necessário configurar o programa a cada vez que for usar, dependendo da fonte de vídeo e diversos outros fatores. Por exemplo, configurar uma captura pra bitrate e resolução máximos pra digitalizar uma fita VHS é perda de tempo; a imagem ficará estranha.

Pro seu caso sugiro o gravador de mesa. Tem modelos com ótimo custo benefício, sem HD interno mas compatíveis com vários tipos de mídia. Modelos da LG e Samsung são bons, bonitos e baratos.

PS: o cartão de captura é mais caro que uma placa PCI, porém mais barato que modelos externos. No geral têm custo-benefício bom, porém deve-se levar em conta o Notebook em questão; notebook que não seja da Apple não foi feito pra mexer com vídeo. São deficientes em hardware, aquecem demais e possuem pouca capacidade de expansão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas vocês estão sendo exigente ou eu que sou anta? hhehehe

Estou sentindo o ar da comparação entre amd vs intel......kkkkk, tipo um pode ser melhor que outro, mas a qualidade pode ser ambas suficientes pra mim.

A qualidade sem aplicar filtros na placa será satisfatoria pra mim?

Tipo: VHS em SP é muito boa, mas EP já cai um pouco, é mais ou menos isso entre o gravador de mesa e placa?

Gravador de mesa (SP) vs Placa de captura pinnacle (EP)????????

Afinal qual é o nivel da qualidade da captura na placa sem os filtros? Seria algo com SP vs EP?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Daigonet,

O problema está em definir "qualidade" em vídeo.

Quem tem ouvido "treinado" consegue diferenciar um MP3 gravado a 320kbps de um de 128kbps. Eu não conseguiria diferenciar nem se fosse a 64kbps pois não presto tanta atenção nisso; não me incomoda.

Com imagem é mais complicado ainda pois existem outras variáveis.

Considerando resolução, uma imagem em 352x240 certamente é pior que uma imagem 720x480; mas se a imagem menor estiver com um ajuste de profundidade de cor "perfeito", nitidez e bit-rate nos níveis máximos, vindo de uma boa fonte, é bem provável que a imagem agrade mais ao telespectador do que uma maior com ajustes "medianos".

Isso vale tanto para as placas (que conseguem fazer os ajustes de milhões de formas possíveis) quanto para os gravadores de mesa, onde os ajustes são limitados e "ocultos" do usuário através de nomes como os de vídeo cassete (SP, EP, XP, ...).

Como eu falei desde o início, o que conta é o quanto você está disposto a investir em termos de tempo a cada captura. O gravador de mesa fornece em torno de 4 a 5 velocidades e poucos (1 a 3) filtros. Nas placas essas possibilidades são infinitas.

Para quem conhece um pouco mais da estrutura de um pc e tem um tempinho para entender algumas manhas que são necessárias com uma placa, essa é a opção mais barata e que tem maior benefício, mas se a pessoa está procurando um "eletrodoméstico" daqueles com poucos botões, e um bom resultado, o gravador de mesa é o mais indicado.

Em ambos os casos a qualidade não deixa a desejar, mesmo para quem é exigente.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummmm,,,,,,,,,,,,,

Em termos de manhas, ler é o que eu mais faço.......kkkkkkkk, tanto que nem tenho notebook, nunca tive, não sei nem ligar, e ainda tenho a cara de pau de fazer um montão de review, tutorial, explicar, ajudar, resolver, no forum notebooks desse site........kkkkkkkkk, praticamente esses 1322 mensagens é tudo da parte de notebooks. kkkkkkkkkkkk

Fora o forumpcs, forum da espanha, forum do japão. kkkkkkkkk

Então creio que se um pode ter manhas eu tambem posso.

A placa sei que captura a 720x , mas e o gravador de mesa? Qual é a resolução dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, e lembradno que quando eu tinha duron 1200mhz, 128mb, hd 20gb, eu fazia edições no virtualdub, e me irritava com tamanha lerdeza, pois não sei porque mas o meu duron ficava travando se o video fosse xvid, ou divx. Então eu tinha que fica editando ou convertendo usando ffdshow, e bla bla.

De fato pra quem tem mais de 30 fitas e ficar mexendo com filtros é é no saco. Mas eu aguento......hehueheheh

O meu zoio e ouvido é bom, tanto que mp3 com 192 ou 128k varias vezes conseguia diferenciar.

Bom, mas parece que se eu virar expert, eu consigo transformar uma pinnacle em coisa muito boa, certo? Então....... acho que estou meio nele.

Esou insstindo nisso, pois o preço, e ainda pder vender a minha tv de 14 e usar o note pra ver TV está falando alto. E preciso entender bem, o quão é a qualidade dos dois, mas é difícil pois cda um tem ponto de vista. Acho que o essencial é eu ver alguem que tem e capturando..... ai ai ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!