Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Sata não reconhecido na instalação do XP? Solução!


icefly

Posts recomendados

Só uma dúvida: Entendi como fazer para conseguir instalar o Xp no note. Só queria ter certeza de que estamos falando de um XP 32 bits. Trabalho com música e TODOS os meus aplicativos são para XP de 32 bits. O Windows Vista que vem com o SONY VAIO que quero comprar (o FW170) é de 64 bits. A minha dúvida é : o XP que eu vou colocar pode ser o normal, de 32 bits ?? Obrigado e desculpem a burrice.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá !!

Galera, por favor me ajudem o netbook não tem como mudar de Windows Vista para o Windows XP Proffissional?

Se houver possibilidade gostaria de saber como fazer esse procedimento. Devido o fato do netbook não vir como gravador de CD ou DVD como os notebooks de hoje em dia.

No aguardo.

Abraços,

Jokakam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já é sabido o Windows XP não tem drivers nativos para possibilitar sua instalação em pc´s com hd Sata - Serial Ata, dificultando a vida de quem quer fazer o downgrade de Vista -> XP, por ainda estar satisfeito e/ou acostumado com o bom e "velho" XP, por achar o novo sistema operacional da Microsoft pesado ou por ter tido incompatibilidades com algum programa que use.

Os notebooks fabricados de uns tempos prá cá, só usam hd´s Sata, uma tecnologia recente, fazendo com que o XP lançado em 2002 não consiga identificar o disco conectado na controladora Sata e com o recurso AHCI ativado no setup (BIOS), por falta de drivers nativos no cd de instalação. Essa é na verdade, a combinação que faz o instalador do XP não identificar o disco Sata ou causar uma tela azul durante a instalação do XP.

Mas existe solução para contornar esse problema, podendo ser usado esses dois métodos abaixo.

**********

* MÉTODOS *

**********

1. Desabilitar temporariamente o suporte SATA no BIOS ou

2. Integrar os drivers da controladora SATA numa cópia do cd de instalação do XP com o conhecido programa N-Lite.

No método 1 o uso do driver SATA é opcional.

Já no método 2 é obrigatório: você terá que achar os drivers da controladora SATA do seu notebook na página de suporte/downloads do fabricante do seu laptop ou no fabricante do chipset da placa-mãe (Intel, VIA, SIS, ATI, ou NVidia). Em alguns casos esses drivers, também pode ser achados com o nome de AHCI, Matrix Storage, Mass Storage, Sata ou RAID, e podem vir junto com o do chipset; essa dúvida, você tira na página do fabricante.

1º Método: Desabilitando o SATA - AHCI no BIOS:

Esse método permite desabilitar o suporte AHCI para fazer com que o HD seja reconhecido durante a instalação do XP, desde que naturalmente exista essa opção no BIOS, a qual também pode ser encontrada com o nome de AHCI, IDE, IDE Combined, HD Mode, Sata, C3, ou até mesmo Windows XP ou Vista:

- Acessar o BIOS do notebook e desabilitar o suporte Sata, mudando o AHCI para disabled, deixando o hd como IDE, ou selecionando Windows XP como o sistema em uso (com já falado acima, o nome desse parâmetro varia de BIOS prá BIOS);

- Reiniciar o notebook e o HD passará a ser reconhecido pelo cd do XP (o que possibilita começar sua instalação);

* Obs: os próximos 3 passos são opcionais:

- Depois de instalado o XP, instalar os drivers Sata para maximizar o desempenho do hd;

- Reiniciar o notebook e;

- Acessar o BIOS para habilitar novamente o suporte Sata e pronto!

Obs: Se não conseguir achar o driver SATA, você pode optar por deixar o suporte SATA desabilitado mas com o Windows XP funcionando (parando no segundo passo descrito acima, o que já é uma vitória e tanto); mas existem relatos de que com o suporte SATA desativado, há uma perda no desempenho do Hd, a qual eu sinceramente, no dia a dia eu não notei (deu pouca diferença apenas em benchmarkings).

Em certos notebooks pode não existir no BIOS um parâmetro que desabilite o suporte AHCI, para fazer com que o Hd Sata seja detectado pelo XP; se for esse o seu caso, passe para ao 2º Método.

2º Método: Integrando os drivers SATA no cd de instalação do XP:

Aqui a opção para permitir a instalação do XP em laptops com Hd SATA é usar o programa N-Lite para gerar uma cópia do seu cd de instalação do XP, já com os drivers SATA do seu notebook integrados; esse programa é uma mão na roda e permite personalizar completamente o cd do XP, retirando programas e recursos desnecessários, adicionando drivers, integrar o Service Pack - SP3 (para quem ainda tem o Windows XP Home ou Pro com o SP1 ou SP2 ou até mesmo sem SP), etc.

Geralmente os arquivos .inf da controladora Sata vêm zipados ou dentro de um arquivo executável; para extraí-los vamos precisar de um descompactador de arquivos; aqui eu uso o WinRar. Com o arquivo baixado, extraia o seu contéudo para uma pasta de fácil acesso e na hora de customizar com o NLite para integrar os drivers, basta indicar o caminho para a pasta onde eles foram extraídos.

*******

* Dicas *

*******

1. Existe este pacotão de drivers de MassStorage (4.8Mb), que depois de integrados ao cd do XP, pode criar um cd de XP capaz de reconhecer inúmeros hd´s Sata. Depois de baixado, basta extrair o contéudo, com um programa do tipo 7Zip ou Winrar e mandar integrar o ou os drivers desejados ao cd do XP com o NLite. No fórum Baboo tem esse tópico aqui ensinando como fazer a integração desses drivers com o NLite.

Prá facilitar a navegação dentro das pastas desse pacote, abra o arquivo de texto "DriverPack_MassStorage_wnt5_x86-32"; lá tem a listagem de todos os drivers incluídos no pacote, com a indicacação das pastas onde eles se encontram; por exemplo pros Intel com southbridge ICH8, os arquivos estão na pasta I3. prá localizá-la basta teclar Control + F e na caixa de texto do Localizar, digitar intel ou ICH8 e dar Enter.

2. Dica nova! Um jeito mais fácil de pegar os drivers ACHI dos Intel é baixar o Utilitário de 32 bits para configuração de disquete (neste link aqui); isso baixa um arquivo chamado f6flpy----; depois é só extrair o contéudo do arquivo com um Winzip, WinRar ou programa similar. Como podem ver é o mesmo contéudo do arquivo iata87enu.

flop.th.jpg

Esses drivers vão servir para placas-mãe com southbridge:

* Intel® ICH7R/DH SATA RAID Controller

* Intel® ICH7MDH SATA RAID Controller"

* Intel® ICH8R/ICH9R/ICH10R/DO SATA RAID Controller"

* Intel® ICH8M-E/ICH9M-E SATA RAID Controller"

3. Nos notebooks CCE, o ajuste no BIOS que permite o XP ser instalado sem problemas é chamado de C3; basta deixá-lo como Enabled.

********

* N-Lite *

********

O programa a ser usado na customização do cd de instalação do Windows XP é o NLite (link), o qual para funcionar precisa necessariamente pelo menos da versão 2.0 do Microsoft .NET Framework instalada (link para a Microsoft) (no Vista já vem instalada a versão 3.0, mas no XP não vem instalado nenhuma, por isso a necessidade de instalar o .Net Framework). Logicamente, precisamos também do cd de instalação do XP, para copiar todo o seu contéudo para uma pasta do computador.

Existem diversos tutoriais na web explicando como usar o NLite (não copiei o contéudo de nenhum para não aumentar o tamanho do tópico e deixar chato de ler); mas ai vai uma pequena amostra de tutoriais:

- CD de instalação do XP Personalizado (tópico aqui no CDH)

- [Guia] Como usar o NLite! (tópico aqui no CDH)

- Tópico no Forum do Baboo

- Tópico no Baboosobre inclusão de drivers

- Blog do Eko W., em inglês

- Tutorial no UOL

- The How to Geek, em inglês

[]´s

icefly.

*** EDIT:

- Tópico atualizado para mudar de XP SP2 para SP3, récem-lançado

- Tópico atualizado para incluir dica de extração do AHCI da Intel.

Comprei um notebook e veio com Linux, mais não gosto desse sistema então formatei para colocar o xp e então a surpresa:o o xp não reconhece o hd sata:(, então depois de quebrar muito a cabeça foi ate o setup e achei uma opção de modo de compatibilidade ata, habilitei e rolou beleza to com o xp sp3 :D:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá !!

Galera, por favor me ajudem o netbook não tem como mudar de windows vista para o windows xp proffissional?

Se houver possibilidade gostaria de saber como fazer esse procedimento. Devido o fato do netbook não vir como gravador de cd ou dvd como os notebooks de hoje em dia.

No aguardo.

Abraços,

jokakam.

cd-rom de mesa É a solucao :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o cadastro para poder dar os parabens ao nosso amigo colaborador Icefly, que colocou essas dicas em 2007 e apesar de muitos dizerem bobagens sem saber, ajuda muitas pessoas como eu. Tecnico ha muito tempo e nao tinha pego ainda um notebook com o problema de nao ser reconhecido pelo XP. A opção no notebook lenovo é no SATA, mudando para compatible e maravilha. Nada de tela azul ou hd nao reconhecido.

Meu parabens novamente ao amigo icefly - viva os foruns !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar um quote nessa resposta ai, pois ai estão os passos para descobrir qual o driver certo.

Depois é fazer a integração dos drivers inf com o Nlite.

Olá pessoal!

Tenho uma duvida quanto a desabilitar o sata, isto não traz nenhuma consequência negativa não?

Desculpem se a pergunta for muito tosca.

Obrigado! :confused:

_____________________________________________________________

HP Pavillion DV5-1127cl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá pessoal!

Tenho uma duvida quanto a desabilitar o sata, isto não traz nenhuma consequência negativa não?

Desculpem se a pergunta for muito tosca.

Obrigado! :confused:

_____________________________________________________________

HP Pavillion DV5-1127cl

Não, o que acontece é que ele trabalha no padrão IDE e pode diminuir a velocidade para se tornar compatível, mais nada muito significante que possa prejudicar o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em benchmarkings que testam o acesso aleatório dá uma diferença de uns 10% - 15% pelo menos nos testes que fiz com o Vista usando o modo AHCI ativado e desativado; mas sinceramente no dia a dia não notei diferenças significativas.

ahcifimsd6.th.jpg idegn6.th.jpg

Já no caso de um usuário nesse tópico aqui no GDH, deu uma diferença maior em benchs

http://www.guiadohardware.net/comunidade/showpost/4168465.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Hévila,

Você está instalando um Windows XP 64 com os drivers da controladora sata? Se ainda não constituiu um CD com estas informações, vá até a primeira página deste tópico e veja as instruções que o ICEFLY apresentou.

Acredito que suas dúvidas serão sanadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou a 3 dias tentando fazer a .iso com o nlite, mas os drivers que estou usando estão corrompidos ou nao são os drivers corretos...

comprei uma maquina PAVILION DV5-1140BR

Ela roda o vista home premium 32bits

Processador AMD TURION X2 - DUAL CORE

http://forum.clubedohardware.com.br/laptop-hp-dv5/679106

Integrei varios drivers e nada...

unica evolução foi o nome do arquivo, cada hora é um arquivo .sys corrompido..

alguem ai tem os drivers, ou ja conseguiu fazer o downgrade??

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brother, muito obrigado mesmo, eu to com um notebook 5738-6922 da acer, fiquei umas 14 horas já sem dormir procurando como se instalava o windows xp nele (ele vem com linux linus), até que eu vi esse tutorial perfeito seu, bastante objetivo.

já no primeiro método já consegui fazer o windows ler o HD

agradeço muito amigo, valeu mesmo

abraços ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aee galeraa ... Eu estou com um notebook aqui, ele é um Evolute SFX-35 ... Ele veio com o Windows Vista Home Basic e não estava reconhecendo o HD na instalação do Windows XP SP2 ... Dai eu fiz aquele procedimento q o icefly descreveu no topico dele, desativei o modo AHCI, instalei o XP normalmente, instalei todos os drivers da paca-mae e tal, só q quando eu fui habilidar a opição de AHCI novamente, na hora de carregar o windows ele dava uma tela azul rapidamente e reiniciava o not... E quando eu desativada novamente a opição de AHCI, ele iniciava normalmente, mais o desempenho do HD caia bastante, e do nada o PC travava quando passava um tempo ligado... tem como vocês me ajudarem ??? Ficaria muito grato!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos. to com um notebook HP Pavilion DV2000.

entrei no setup dele mais nao tem a opção citada a cima. :(

Ja tentei de todo jeito integrar os drivers da controladola em uma copia do xp mais nunca da certo, ja cancei de baixar drivers.-_-

sera que alguem poderia me da uma mãozinha?

Falou galera.

abraços.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias atrás fui formatar um notebook e vi que o Windows nao reconhecia o HD durante a formatação

Após muito procurar e fuçar, descobri que issoé uma proteção que existe contra formatação.

Você tem que entrar no Setup, ir em Boot, e dar um disable na opção Logo Screen.

Eu fiz e resolveu aqui..vale a pena adicionar ao tópico principal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!