Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NTFS x FAT32 - A explicação definitiva


FBorges22

Posts recomendados

Boa noite a todos.

Hoje me deparei com um problema meio até duvidoso da minha parte é claro hehe sendo eu técnico nunca tinha me deparado com um problema assim tive que vir aqui no "Clube do Hardware" tentar resolver essa minha dúvida cruel, mas vamos a dúvida: então lá estava eu no meu cliente com o sistema windows xp profissional deu pau e aparece aquela tela azul e tal não conseguia fazer inicializar nem em modo de segurança nem normal nem de nenhum jeito, achei melhor fazer backup dos arquivos em outro computador aquele modo que se tira o hd coloca-se ele de slave ou em portugues escravo ou secundário tanto faz então coloquei ela direitinho mas ela não aparecia no explorer de forma alguma depois de uma meia hora matutando pensando cheguei a conclusão que não era fat 32 e sim ntfs agora eu pergunto para vocês do "Clube do Hardware" é erro do hd ou hd com ntfs não sao acessiveis em fat 32 ou só com auxilio de programa, Porque afinal de contas eu precisaria fazer backups desses arquivos nessa outra máquina e não poderia passar o fdisk se não ele destruiria os arquivos, está correto certo, no caso a outra máquina tinha win98se gostaria de saber se alguem poderia me dar uma ajuda sobre esse problema afinal ninguém nasce sabendo.... :muro: :######:

Um abraço para todos do Clube do Hardware

:bandeira::-BEER:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por zibarti@13 jul 2004, 20:09

Boa noite a todos.

Hoej me deparei com um problema meio até duvidoso da minha parte é claro hehe sendo eu técnico nunca tinha me deparado com um problema assim tive que vir aqui no Clube do Hardware  tentar resolver essa minha dúvida cruel ,mas vamos a dúvida: então lá estava eu no meu cliente com o sitema windows xp profissional deu pau e aparece aquela tela azul e tal  não conseguia fazer inicializar nem em modo de segurança nem normal nem de nenhum jeito ,achei melhor fazer backup dos arquivos em outro computador  aquele modo que se tira o hd coloca-se ele de slave ou em portugues escravo ou secundário tanto faz então coloquei ela direitinho mas ela não aparecia no explorer de forma alguma depois de uma meia hora matutando pensando cheguei a conclusao que não era fat 32 e sim ntfs agora eu pergunto para vocês do Clube do Hardware é erro do hd ou hd com ntfs não sao acessiveis em fat 32 ou so com auxilio de programa porque afinal de contas eu precisaria fazer backups desses arquivos nessa outra maquina e não poderia passar o fdisk se não ele destruiria os arquivos esta correto certo,no caso a outra maquina  tinha win98se gostaria de saber se alguem poderia me dar uma ajuda sobre esse problema afinal ninguém nasce sabendo.... :muro:  :######:

Um abraço para todos do Clube do Hardware

:bandeira:  :-BEER  :bandeira:

Boa Noite, zibarti

O Win98 trabalha em FAT32, portanto se a unidade que você colocou nessa maquina for NTFS, ela não será "enxergada". para isso você precisará coloca-la em um sistema de NTFS ou usar algum aplicativo que leia sistemas NTFS. voce pode baixa-lo aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alpha-X+13 jul 2004, 21:11-->
zibarti@13 jul 2004, 20:09

Boa noite a todos.

Hoej me deparei com um problema meio até duvidoso da minha parte é claro hehe sendo eu técnico nunca tinha me deparado com um problema assim tive que vir aqui no Clube do Hardware  tentar resolver essa minha dúvida cruel ,mas vamos a dúvida: então lá estava eu no meu cliente com o sitema windows xp profissional deu pau e aparece aquela tela azul e tal  não conseguia fazer inicializar nem em modo de segurança nem normal nem de nenhum jeito ,achei melhor fazer backup dos arquivos em outro computador  aquele modo que se tira o hd coloca-se ele de slave ou em portugues escravo ou secundário tanto faz então coloquei ela direitinho mas ela não aparecia no explorer de forma alguma depois de uma meia hora matutando pensando cheguei a conclusao que não era fat 32 e sim ntfs agora eu pergunto para vocês do Clube do Hardware é erro do hd ou hd com ntfs não sao acessiveis em fat 32 ou so com auxilio de programa porque afinal de contas eu precisaria fazer backups desses arquivos nessa outra maquina e não poderia passar o fdisk se não ele destruiria os arquivos esta correto certo,no caso a outra maquina  tinha win98se gostaria de saber se alguem poderia me dar uma ajuda sobre esse problema afinal ninguém nasce sabendo.... :muro:  :######:

Um abraço para todos do Clube do Hardware

:bandeira:  :-BEER  :bandeira:

Boa Noite, zibarti

O Win98 trabalha em FAT32, portanto se a unidade que você colocou nessa maquina for NTFS, ela não será "enxergada". para isso você precisará coloca-la em um sistema de NTFS ou usar algum aplicativo que leia sistemas NTFS. voce pode baixa-lo aqui

Valeu cara valeu mesmo tudo de bom para você :palmas:

um abraço

:bandeira::-BEER:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kraizeshark@12 nov 2003, 00:17

<font color='#000000'>bom, eu tive um serio problema em meu hd, até agora, não pude corrigir, pois não tenho certeza se funcionara...eu tenho um hd de 80gb, tinha dexado 63.5 gb pro windows xp(ntfs), e o resto para o linux(swap e native), como eu não estava usando o lixux, resolvi apaga-lo, apaguei a tela de dual boot com o fdsik/mbr, e depois fui remover o linux pelo partition magic 8.0, não consegui ter acesso as unidades, pois deu erro, aí eu com o cd de instalacao do linux, deletei as particoes(swap e native), e as transformei em ntfs, e as formatei, depois eu reiniciei o comp, e ao entrar no windows, fui ver a capacidade do c:\ e ele continuou como estava, ou seja, ele não voltou ao tamanho normal(sem particao), que era de 74.5Gb, dessa forma eu 'perdi' quase 15Gb.

    eu entrei no partition magic e não consigo enxergar esse espaço 'desperdiçado', dou um fdisk, e enchergo apenas a unidade c:\ (que está em ntfs), ou seja, esse 15 Gb, não sei aonde esta.

    ha quem diga, que quando eu transformei em ntfs, não pegou, e esse espaço não esta 'registrado'(achei isso muito esquisito), pois no partition magic, não tem como eu aumentar o espaço do c:\... outros falam que é problema no hd, já dei um scandisk pelo norton system work, coloquei para ele le todo espaco em disco e ele não achou nenhum KB de erro, outros falam que esse espaço pode está escondido, que ele só tá mostrando a particao de boot do SO(se for isso, como eu faço para arrumar????)

  me recomendaram a formatar em baixo nivel, mas eu não quero, pois o risco de perda é muito grande, outros me recomendaram a dá um fdisk e apagar tudo, e criar uma particao nova, outros mandam eu dá um fdsik/mbr, que apagara a tabela de particao.....vou ser sincero, não sei o que fazer, quero fazer algo, que eu tenha 100% de certeza que ira funcionar...espero que alguem que leia esta, possa me ajudar...agradeço desde já.</font>

Amigo, não sei se pode te ajudar, dividi meu HD uma vez em dois, sendo que as duas partições eram em NTFS e depois quis formatar as duas partições, ai tentava achalas ela no dos e a segunda partição sumiu, tentei de tudo, e nada, tentava excluir a segunda partição pelo FDISK, na opção excluir partição não dos e nada, a unica forma que consegui recuperar este espaço perdido foi através do "GERENCIAMENTO DE DISCO" do Windows XP, la foi reconhecido as duas partições... Exclui a segunda partição por la, e depois excui a primeira pelo DOS... Criei tudo novamente e deu certo (logico que perdi tudo que tinha no HD, mas recuperei 50% do espaço perdido... Achei meio difícil para achar o Gerenciamento de Disco... A forma mais fácil que achei, foi entrar na ajuda do XP e procurar por: "GERENCIAMENTO DE DISCO"... Espero que tenha ajudado... depois post para nos o resultado... Boa sorte.. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já resolvido o problema com o usuario Alpha-X ele já deu a solução, para o problema, ler hds com partiçao ntfs em partiçoes fat 32 somente com auxilio de programa no caso esse que ele Menciono é de boa ajuda mas obrigado mesmo assim amigo valeu mesmo

o link que o Alpha-X passou do programa é esse Clique aqui!

:bandeira::-BEER:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou passar a minha partição primária para FAT32, percebi uma queda enorme de desempenho usando NTFS...para fazer isso vou usar o Partition Magic 8....mas eu queria saber:

É garantida essa conversão??

Quanto tempo mais ou menos demora para converter uma partição de 24Gb??

Vou deixar a minha segunda partição em NTFS...Tem algum problema??

Obrigado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Pedro Gattas@18 ago 2004, 17:27

ola , sou meio leigo nesse assunto , mais pelo q pude entender o Fat32 e o NTFS sao formas de armazenamentos no HD , certo . Gostaria de saber se posso utilizar essas duas formas na mesma particao de HD usando um win XP

Na mesma partição não, porém no mesmo HD em partições diferentes sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

EagleMan escreveu:

Eu quero é um programa que proiba a ação deles no meu HD. Ler, apagar, renomear, gravar... É isso que eu quero impedir deles fazer e do jeito que está, não existe opção para isso...

Cara, sabe qual é o melhor computador??? É aquele só SEU e que mais ninguém pões a mão!!!! Panela em que muitos mexem, acaba virando angú!!!

Que tal se os seus irmãos tivessem o pc deles, não iria ser melhor???

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: :palmas: :-BEER:D:rolleyes::bye::joia:

Primeriamente agradeço a EQUIPE DO GABRIEL TORRES e a todos os membros que postam suas dúvidas e principalmente aos que de boa vontate respondem.

Sempre que tive problemas , neste site encontrei a resposta.

sob minha ótica, o sistema de arquivos NTFS me pareceu ser meio lento, a máquina carrega um pouco mais devagar se comparado a outro pc de configuraçãoes idênticas , a consulta de velocidade do ADSL medido no site "gratis.com.br" tambem acusou baixa velocidade em relação as demais máquinas , jogando o COUNTER STRIKE via servidor de outras lan's houses, o mesmo se mostrou com o PING/LAG/LATENCIA maior que os demais ´, detalhe o jogo se tornou instável . Por outro lado após a mudança para FAT 32 não obtive os mesmo problemas.

** Esta é apenas minha opinião**

corrijam-me se falei besteira

Obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Saudações

Eu tenho aqui dois links que serão úteis para o pessoal que tem NTFS e precise acessar pelo DOS usando o disco de boot:

NTFS Bootable Floppy Disk

Bootable ISO Image

Eles serão úteis a vocês se caso o sistema operacional ficar em falha e os arquivos inacessíveis, usem esses programas para visualizarem suas partições quando der o boot pelo o disquete.

Abraços,

Felipe Borges

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por vargasdagama@06 set 2004, 14:42

:bandeira: :palmas: :-BEER:D:rolleyes::bye::joia:

Primeriamente agradeço a EQUIPE DO GABRIEL TORRES e a todos os membros que postam suas dúvidas e principalmente aos que de boa vontate respondem.

Sempre que tive problemas , neste site encontrei a resposta.

sob minha ótica, o sistema de arquivos NTFS me pareceu ser meio lento, a máquina carrega um pouco mais devagar se comparado a outro pc de configuraçãoes idênticas , a consulta de velocidade do ADSL medido no site "gratis.com.br" tambem acusou baixa velocidade em relação as demais máquinas , jogando o COUNTER STRIKE via servidor de outras lan's houses, o mesmo se mostrou com o PING/LAG/LATENCIA maior que os demais ´, detalhe o jogo se tornou instável . Por outro lado após a mudança para FAT 32 não obtive os mesmo problemas.

** Esta é apenas minha opinião**

corrijam-me se falei besteira

Obrigado a todos

Sim, esse é um detalhe do NTFS onde ele é um pouco mais lento do que o FAT, mas não deveria dar uma performance significativa, para otimizar ele seria bom se você desfragmentase ele regularmente, pois assim ele fica melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FBorges22@01 nov 2003, 11:52

Saudações.

Para aqueles que tem Windows NT,2000 e XP e tem dúvidas sobre esses dois sistemas de arquivos e não sabem qual dos dois escolher aqui vai a explicação dele que eu tirei do próprio CDH.

O sistema de arquivos NTFS é muito mais confiável que o FAT, além de não ter o problema de espaço desperdiçado (slack space) existente no sistema FAT. É preferível, então, que você opte pelo sistema NTFS. O único problema é que a maioria dos utilitários de disco escritos para o sistema FAT não funcionarão em seu micro, mas isso não chega a ser um inconveniente se contrastado com as vantagens em se usar o NTFS. No sistema FAT, o tamanho de todos os arquivos salvos no disco devem ser múltiplos do tamanho de cada unidade de alocação (cluster), que é a menor unidade de armazenamento usado por esse sistema. Por exemplo, se o seu disco rígido está usando um cluster de 32 KB e você deseja salvar um arquivo de 100 KB, obrigatoriamente este arquivo usará 4 clusters (128 KB, que é o múltiplo de 32 KB mais próximo), e você terá um desperdício de 28 KB. Esse desperdício é também conhecido como slack space. Acontece que quando você der um comando Dir neste disco, o arquivo aparecerá como tendo 100 KB, mas ele está ocupando, na verdade, 128 KB de seu disco rígido. Em um disco rígido típico, o desperdício pode chegar a até 25%. O problema é que não há como usar esse espaço desperdiçado e seu disco rígido ficará cheio antes do tempo: em um disco rígido de 2 GB que tenha 25% de seu espaço desperdiçado você só poderá armazenar 1,5 GB de dados, por exemplo. O sistema FAT-32, usado pelo Windows 95 OSR2 e Windows 98 ameniza esse problema, pois ele usa clusters menores (tipicamente de 4 KB). O NTFS não trabalha com o conceito de clusters; ele opera diretamente com os setores do disco rígido, que são de 512Bytes, e, com isso, o desperdício é praticamente nulo. Na figura você observa um disco rígido sendo analisado pelo programa Partition Magic. Como você pode ver, este disco está com 25% de seu espaço sendo desperdiçado por conta do slack space. A solução para acabar com esse espaço desperdiçado é mudar o sistema de arquivos de seu disco para FAT-32 (no caso do Windows 95 OSR2 e Windows 98), NTFS (no caso do Windows NT) ou HPFS (no caso do OS/2; o HPFS tem funcionamento parecido com o NTFS).

%7Boption%7Dhttp://www.guiadohardware.com.br/telas/slack.gif' border='0' alt='' />

Verificando o espaço desperdiçado através do programa Partition Magic.

oi, aconteceu uma TRAGÉDIA das piores q você pode imaginar: formatei a partição C, porém os dados q estavam lá eram da minha partição D e eu não percebi, não me pergunte como iso aconteceu, eu não sei e estou c a cabeça fervendo não dá p pensar em nada pois todos os arquivos da minha família estão lá, tudo o q imaginar, tabelas, documetos, manuais, tudo! E para piorar minha filha antes disso, foi até por isso q eu formatei, bom , ela criou um usuário p ela Bruninha e SUMIU com o usuário Administrador e ainda por cima criou o usuário dela como limitado. Quer dizer, não consigo fazer nada, ele entra c o logon direto dela, não dá a opção de novo usuário, já tentei de tudo, recuperador de dados, tudo, mas como a conta dela é limitada ele não aceita... tem alguma maneira de recuperar a partição pelo DOS?? ou alguma maneira de fazer c q o usuário Bruninha seja passado p administrador? estou exausta, por favor me ajude! vou desligar o micro e tentar fazer algo novamente, mas... estou exausta mesmo....ah, a partição C está em NTSF a

D em FAT32, era pro caso de precisar usar um HD em FAT 32... o HD tem 20GB a D tem 12gb e a c tem uns 7,....

Obrigada

Cristina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alpha-X+13 jul 2004, 21:11QUOTE (Alpha-X @ 13 jul 2004, 21:11) zibarti@13 jul 2004, 20:09

Boa noite a todos.

Hoej me deparei com um problema meio até duvidoso da minha parte é claro hehe sendo eu técnico nunca tinha me deparado com um problema assim tive que vir aqui no cdh  tentar resolver essa minha dúvida cruel ,mas vamos a dúvida: então lá estava eu no meu cliente com o sitema windows xp profissional deu pau e aparece aquela tela azul e tal  não conseguia fazer inicializar nem em modo de segurança nem normal nem de nenhum jeito ,achei melhor fazer backup dos arquivos em outro computador  aquele modo que se tira o hd coloca-se ele de slave ou em portugues escravo ou secundário tanto faz então coloquei ela direitinho mas ela não aparecia no explorer de forma alguma depois de uma meia hora matutando pensando cheguei a conclusao que não era fat 32 e sim ntfs agora eu pergunto para vocês do cdh é erro do hd ou hd com ntfs não sao acessiveis em fat 32 ou so com auxilio de programa porque afinal de contas eu precisaria fazer backups desses arquivos nessa outra maquina e não poderia passar o fdisk se não ele destruiria os arquivos esta correto certo,no caso a outra maquina  tinha win98se gostaria de saber se alguem poderia me dar uma ajuda sobre esse problema afinal ninguem nasce sabendo.... :muro:  :chateado:

Um abraço para todos do Cdh

:bandeira:  :-BEER  :bandeira:

Boa Noite, zibarti

O Win98 trabalha em FAT32, portanto se a unidade que você colocou nessa maquina for NTFS, ela não será "enxergada". para isso você precisará coloca-la em um sistema de NTFS ou usar algum aplicativo que leia sistemas NTFS. voce pode baixa-lo aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom esse tópico! Parabéns a todos pelos relevantes serviços prestados à comunidade do "planeta XP", que deseja uma máquina com bom desempenho!

Eu sou novato no XP. Tinha uma máquina com o win 98 (duron 750 com placa-mãe pcchips M810) e acabei de montar um Atlhon 2.4 com uma placa-mãe ECS741-GX. É impressionante a diferença...estou muito satisfeito e recomendo essa configuração para quem quer (ou precisa...) economizar dinheiro.

Agora, notei que o sistema NTFS já é padrão no XP, certo? Então, se eu particionar meu Seagate de 40gb em dois - pelo que eu li nesse tópico - não tenho como usar FAT32 na partição destinada a arquivos de texto, fotos etc...é isso mesmo? Parece que não há programa que faça essa conversão.

E acho que não há nem mesmo necessidade, certo? A máquina está bem rápida. E olha que essa placa-mãe tem video onboard e eu uso o Norton Internet Security 2004 (aliás, muuuito mais leve e rápido que as versões anteriores). Tá uma beleza...é 20 segundinhos para iniciar, internet conectada a 56000 com modenzinho LG...enfim, não dá vontade de chutar que nem a outra...

Parece que uma máquina com processadores e placas mais recentes não apresenta diferença no desempenho entre os sistemas FAT e NTFS. Estou certo?

Enfim, será que posso particionar o bicho e deixar as duas partições em NTFS sem problemas futuros com o desempenho? A propósito, posso usar o Partition Magic 6.0 para isso??? É o que tenho à mão...

Em tempo, recomendo o tópico, aqui do CDH, Guia de otimização do XP. Tem muitas dicas que fazem toda a diferença no desempenho do programa. Estou indicando porque vi que alguns colegas que postaram aqui estão com o XP meio devagar...se não for problema de hardware com DFA (data de fabricação antiga), talvez resolva.

Abraço a todos!!!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por CCS1201+20 ago 2004, 13:30QUOTE (CCS1201 @ 20 ago 2004, 13:30) Pedro Gattas@20 ago 2004, 13:08

qual tipo de armazenamento o windows XP utiliza

O XP trabalha copm FAT, FAT32 e NTFS qual quer uma delas porém acima de 32GB ele só permite formatar com NTFS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!