Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NTFS x FAT32 - A explicação definitiva


FBorges22

Posts recomendados

  • Membro VIP

Saudações.

Para aqueles que tem Windows NT,2000,XP e 2003 e tem dúvidas sobre esses dois sistemas de arquivos e não sabem qual dos dois escolher aqui vai a explicação dele que eu tirei do próprio Clube do Hardware.

O sistema de arquivos NTFS é muito mais confiável que o FAT, além de não ter o problema de espaço desperdiçado (slack space) existente no sistema FAT. É preferível, então, que você opte pelo sistema NTFS. O único problema é que a maioria dos utilitários de disco escritos para o sistema FAT não funcionarão em seu micro, mas isso não chega a ser um inconveniente se contrastado com as vantagens em se usar o NTFS. No sistema FAT, o tamanho de todos os arquivos salvos no disco devem ser múltiplos do tamanho de cada unidade de alocação (cluster), que é a menor unidade de armazenamento usado por esse sistema. Por exemplo, se o seu disco rígido está usando um cluster de 32 KB e você deseja salvar um arquivo de 100 KB, obrigatoriamente este arquivo usará 4 clusters (128 KB, que é o múltiplo de 32 KB mais próximo), e você terá um desperdício de 28 KB. Esse desperdício é também conhecido como slack space. Acontece que quando você der um comando Dir neste disco, o arquivo aparecerá como tendo 100 KB, mas ele está ocupando, na verdade, 128 KB de seu disco rígido. Em um disco rígido típico, o desperdício pode chegar a até 25%. O problema é que não há como usar esse espaço desperdiçado e seu disco rígido ficará cheio antes do tempo: em um disco rígido de 2 GB que tenha 25% de seu espaço desperdiçado você só poderá armazenar 1,5 GB de dados, por exemplo. O sistema FAT-32, usado pelo Windows 95 OSR2 e Windows 98 ameniza esse problema, pois ele usa clusters menores (tipicamente de 4 KB ). O NTFS não trabalha com o conceito de clusters; ele opera diretamente com os setores do disco rígido, que são de 512Bytes, e, com isso, o desperdício é praticamente nulo. Na figura você observa um disco rígido sendo analisado pelo programa Partition Magic. Como você pode ver, este disco está com 25% de seu espaço sendo desperdiçado por conta do slack space. A solução para acabar com esse espaço desperdiçado é mudar o sistema de arquivos de seu disco para FAT-32 (no caso do Windows 95 OSR2 e Windows 98), NTFS (no caso do Windows NT) ou HPFS (no caso do OS/2; o HPFS tem funcionamento parecido com o NTFS).

imageview.php?image=11469

Verificando o espaço desperdiçado através do programa Partition Magic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por BAGA@01 Nov. 2003,12:07

Legal borges!

mas acrescentando, na escolha vale lembrar que o NFTS é mais lento que o FAT!

Isso também, ele é mais pesado por causas dos recursos que o NTFS oferece que pode tornar um pouco mais lento o desempenho, mas em termos de segurança é efetivamente recomendável o uso desse sistema pois ele pode cobrir algumas vunerabilidades no sistema, quem for instalar o Windows da geração do NT eu recomendaria esse sistema, a queda de desempenho dele não é tão grande assim usando o NTFS, e também você com os disquetes de boot você não tem acesso ao sistema NTFS no MS-DOS para você acessar você precisaria de um programa para ler que você pode pega-lo nesse link. Ele funciona em DOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem as suas vantagens e desvantagens em ambos os lados!

Minha opinião sobre recomendar qual formato é que pra aqueles usuários que usam o micro e guardam arquivos importantes tipo pra empresa recomendo o NTFS mas aqueles uso simples, jogos coisa bem doméstico mesmo é melhor deixar pra FAT mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por FBorges22@01 Nov. 2003,12:40

...512 KB, e, com isso, o desperdício é praticamente nulo....

Só uma correção, não são 512KB e sim 512 Bytes.

Agora posso dizer por experiência própria que a queda de desempenho é grande sim quando usamos a NTFS, pois eu usava a FAT32 e tinha um sistema super rápido, porém já havia percebido a perda de espaço por causa dos clusters de 32K e resolvi converter minha FAT32 em NTFS, com isso consegui ganhar 0,5GB de espaço que havia perdido com a FAT32, porém tive uma queda bastante perceptível no desempenho do disco.

Só para vocês terem uma ideia, logo após a confirmação do meu login na inicialização, todos os itens e ícones do sistema apareciam meio que imediatamente, mas depois que mudei para NTFS, esse processo ficou consideravelmente mais lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sinceramente ainda prefiro um sistema de acesso ao HD mais lento do que espaço livre desperdiçado.

Eu que gosto de pegar filmes completos na internet, jogos também, sofria muito por conta disso no meu HD de 20gb.

Depois que adquirir o de 120gb da Maxtor, particionei-o em 2 partições: metade para cada uma. Na partição do OS, coloquei NTFS e na partição de dados, coloquei FAT32.

Até agora não tive problemas e fiz o benchmark dele usando o pcmark2002. No hd de 20gb deu 298 pontos. Nesse de 120gb ATA133 (ele está como ATA100 nessa placa-mãe) 7200rpm e com NTFS, ele obteve 1117 pontos!!!  :ui:   :ui:

Como eu tenho problemas constantes de futucação de arquivos alheios aqui em casa (o pc é compartilhado com 4 pessoas...  :bravo: ) e o hd de 120gb fui eu que comprei, optei por colocar NTFS na minha partição primária para limitar o acesso dos meus irmãozinhos futucadores, que gostam de saber se tenho algum jogo ou algo "inapropriado" no HD (não posso jogar, ter bate-papo de nenhum gênero, nada... É tudo escondido aqui  :chorao: ). Pra resolver o problema na partição secundária que está com FAT32, eu deixo em oculto aquilo que eles não podem ver. Eles são burros d+, até hoje não descobriram o "macete" aheuhuaehuahuehuahue =), mas é a única forma que encontrei para eles não verem o conteúdo do meu HD, pois proibir o acesso eu não posso, pois o FAT32 não permite tal opção, infelizmente  :(

Se houver alguma coisa aí que possa me ajudar, por favor postem aqui. Cedo ou tarde eles descobrirão os arquivos ocultos. É apenas questão de tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P Caro EagleMan, já que você disse que prefere um sistema mais lento porque não coloca o NTFS no HD todo e proíbe o acesso a certas pastas ou comovc usa um windows da fam´lia NT porque não cria um perfil de rede só para você e outro para os outros da família já que você é o que mais usa assim você pode por uma senha e nínguem vai ver.

:oba:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Shadowwarrior@09 Nov. 2003,13:48

:P Caro EagleMan, já que você disse que prefere um sistema mais lento porque não coloca o NTFS no HD todo e proíbe o acesso a certas pastas ou comovc usa um windows da fam´lia NT porque não cria um perfil de rede só para você e outro para os outros da família já que você é o que mais usa assim você pode por uma senha e nínguem vai ver.

:oba:

Eu já fiz isso...

Esse negócio das contas do windows xp é mais para personalização individual, não permite ao usuário administrador evitar que as demais contas acessem as pastas do HD. A única coisa que ele faz a mais é proibir a instalação de programas.

Eu não quero por NTFS em todo o HD porque vai que deu um problema no hd e eu precise acessá-lo com o disco de boot (isso supondo que eu tenha perdido o cd do xp, ou emprestado, ou o mesmo não tem sistema de boot dentro do mesmo) do 9x/me. Se todo o HD tiver em NTFS, o disco de boot não irá conseguir ler as partições e não poderei fazer nada nesse, fora formatar. Mas imagina aí tu tendo mais de 10gb dentro do hd e perder tudo por conta disso...  :chorao:

Eu quero é um programa que proiba a ação deles no meu HD. Ler, apagar, renomear, gravar... É isso que eu quero impedir deles fazer e do jeito que está, não existe opção para isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, eu tive um serio problema em meu hd, até agora, não pude corrigir, pois não tenho certeza se funcionara...eu tenho um hd de 80gb, tinha dexado 63.5 gb pro windows xp(ntfs), e o resto para o linux(swap e native), como eu não estava usando o lixux, resolvi apaga-lo, apaguei a tela de dual boot com o fdsik/mbr, e depois fui remover o linux pelo partition magic 8.0, não consegui ter acesso as unidades, pois deu erro, aí eu com o cd de instalacao do linux, deletei as particoes(swap e native), e as transformei em ntfs, e as formatei, depois eu reiniciei o comp, e ao entrar no windows, fui ver a capacidade do c:\ e ele continuou como estava, ou seja, ele não voltou ao tamanho normal(sem particao), que era de 74.5Gb, dessa forma eu 'perdi' quase 15Gb.

    eu entrei no partition magic e não consigo enxergar esse espaço 'desperdiçado', dou um fdisk, e enchergo apenas a unidade c:\ (que está em ntfs), ou seja, esse 15 Gb, não sei aonde esta.

    ha quem diga, que quando eu transformei em ntfs, não pegou, e esse espaço não esta 'registrado'(achei isso muito esquisito), pois no partition magic, não tem como eu aumentar o espaço do c:\... outros falam que é problema no hd, já dei um scandisk pelo norton system work, coloquei pra ele le todo espaco em disco e ele não achou nenhum KB de erro, outros falam que esse espaço pode está escondido, que ele só tá mostrando a particao de boot do SO(se for isso, como eu faço pra arrumar????)

  me recomendaram a formatar em baixo nivel, mas eu não quero, pois o risco de perda é muito grande, outros me recomendaram a dá um fdisk e apagar tudo, e criar uma particao nova, outros mandam eu dá um fdsik/mbr, que apagara a tabela de particao.....vou ser sincero, não sei o que fazer, quero fazer algo, que eu tenha 100% de certeza que ira funcionar...espero que alguem que leia esta, possa me ajudar...agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:( no fdisk , quando você escolhe a opcao de ver as partições atuais não aparece nada de esquisito como "desconhecido"..

se aparecer você pode dar a opção de excluir a partição e selecionar utro sistema de arquivos na opção de excluir...

dai reinicie e a pm e redimensione o C: para cima..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _EagleMan_+10 Nov. 2003,16:52-->
Shadowwarrior@09 Nov. 2003,13:48

:P Caro EagleMan, já que você disse que prefere um sistema mais lento porque não coloca o NTFS no HD todo e proíbe o acesso a certas pastas ou comovc usa um windows da fam´lia NT porque não cria um perfil de rede só para você e outro para os outros da família já que você é o que mais usa assim você pode por uma senha e nínguem vai ver.

:oba:

Eu já fiz isso...

Esse negócio das contas do windows xp é mais para personalização individual, não permite ao usuário administrador evitar que as demais contas acessem as pastas do HD. A única coisa que ele faz a mais é proibir a instalação de programas.

Eu não quero por NTFS em todo o HD porque vai que deu um problema no hd e eu precise acessá-lo com o disco de boot (isso supondo que eu tenha perdido o cd do xp, ou emprestado, ou o mesmo não tem sistema de boot dentro do mesmo) do 9x/me. Se todo o HD tiver em NTFS, o disco de boot não irá conseguir ler as partições e não poderei fazer nada nesse, fora formatar. Mas imagina aí tu tendo mais de 10gb dentro do hd e perder tudo por conta disso...  :chorao:

Eu quero é um programa que proiba a ação deles no meu HD. Ler, apagar, renomear, gravar... É isso que eu quero impedir deles fazer e do jeito que está, não existe opção para isso...

:oba:  Claro mas os Meus documentos são individuais o que você coloca nos Meus documentos de uma conta não pode ser visto na outra.

Falou!!

Abraços :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, isso eu já fiz isso...

Só que a única coisa que eu guardo ai são minhas fotos, meus papeis de paredes, nada de importância maior...

Eu tenho mais de 10gb em outro diretório no PC e mais de 14gb na outra partição e é essa que eu quero proteger, pois a mesma se encontra em FAT32.

Quem conhecer algum programa que faça isso, por favor, diga aqui. Eu agradeço  :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KraizeShark

tenta o seguinte, isso vai fazer você perder tudo, mas vale a pena tentar e recuperar esses 15 Gb, pega o Cd do winXP e faz o boot por ele, talvez o programa de instalação reconheça o espqçi não particionado, dái se ele enxergar isso, você decide o que fazer.  :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado Originalmente por Zangrela@12 Nov 2003, 21:44

<font color='#000000'>Os espacos não eram completados utilizando SPEED DISK ou o famoso DEFRAG ???

Como assim desperdicio de 25% de HD, eu uso TUDINHO aqui hauhauhauhauhaua</font>

Você pensa que usa tudo "com arquivos", mas não é o que acontece realmente.

Só pra você entender melhor, cada cluster pode conter um e somente um arquivo, ou fragmento de arquivo, enquanto que cada arquivo pode ocupar vários clusters, certo?

Porém se você tiver somente arquivos de 1Kb no seu HD e seus cluster forem de 4K, com 1000 arquivos, em vez de 1000K consumidos do HD, você usaria 4000K, sacou?

E não adianta que não tem Defrag e nem Speed Disk que dê jeito nisso, a alocação é unica, jamais será compartilhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo muito que se utlize o sistema NTFS pricpalmente em partições de dados e BKP o meu western da assinatura estava com FAT32 e so tinha mais 6GB de espaço livre depois que passei pra NTFS ta sobrando 11GB. Imaginem só eu estava perdendo quase 5GB de espaço no disco.

já com relaçao ao problema do nosso amigo kraizeshark o que deve estar acontecenco é que o wuindows não esta identificando a partição novo para relsover este problema entre no PAINEL DE CONTROLE> FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS> GERENCIAMENTO DO COMPUTADOR> GERENCIAMENTO DE DISCO e verifique as partições se aparecer alguma com a caracterisctica de "intergro (partição desconhecida)" esta ai o seu problema delete a partição faça-a novamente e depois formate. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que ótimo que vocês estão falando sobre isso, coincidentemente coloqei o windows xp no meu pc e formatei uma partiçao do meu hd por ele , mas coloqei novamente o windows 98 na unidade c: então a unidade d: sumiu, desapareceu, e fiqei sabendo q o windows 98 não reconhece ntfs que é o que o windows xp usa, o fato é q: como eu faço pro windows 98 reconhece?

não manjo muito do fdisk ainda,pouquissimo, e sei q existe um programa que faz ele reconhecer, por favor me ajudem gente , por favor, obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não conheço nenhum programa que faça o Windows 98 acessar partições NTFS, o que eu sei é que existe um programa para acessar a partição via DOS, que é o NTFSDOS, que é mais conhecido como NTFSPRO. Talvez se você acessar o drive com ele possa passar seus arquivos para a outra partição com FAT32.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso de restricao ao usuario? No FAT o bom é usar o Folder Guard. Bota senha em tudo q é de arquivo ou diretorio. Um bonzinho so q é chato porque pede senha no final do mes e bloqueia o acesso total o HD é o Protect me. Se não fosse essas frescuras, era file.

Agora no caso do NT, as restricoes q o proprio sistema oferece, é ideal para administrar. Ate tamanho do diretorio pra alguem você escolhe...

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No fdisk a parti;áo NTFS é reconhecido como não Dos, no caso você teria que excluir essa partição e recria-la, como FAT, após criar a partição você formata ela, que no caso vai ser a D:\ e pronto, seu 98 vai reconhecer de volta o resto do HD....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala-se muito de que NTFS é mais lento que FAT32, porém depois que mudei pra esse HD novo não tenho notado diferença nenhuma. Pelo contrário em alguns casos me parece mais rápido até(copiar grandes volumes de dados de uma Partição pra outra por exemplo). Testei ele usando o Sandra e deu mais ou menos a mesma coisa. Onde fica então a suposta maior velocidade do FAT32? Ou o Sandra não é adequado pra esse tipo de teste, caso seja isso qual programa me sugerem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!