Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NTFS x FAT32 - A explicação definitiva


FBorges22

Posts recomendados

Postado Originalmente por FBorges22@01 nov 2003, 16:42

para você acessar você precisaria de um programa para ler que você pode pega-lo nesse link. Ele funciona em DOS.</font>

Ele apenas lê ou posso por exemplo estar copiando de um HD para o outro?

Estou com o seguinte problema, quando minha máquina vai subir ela reinicializa (esta em NTFS) e inclusive já tentei colocar em uma outra máquina com Windows 2000 subindo a partir de outro HD e ele faz a mesma coisa. Inclusive até mesmo de outro Windows XP.

Eu preciso de um programa que através de um disquete de boot, eu use ele para acessar os arquivos em NTFS via Dos e possa copiar de um HD para o outro. Existe essa possibilidade?

:muro::muro: muitas vezes e gostaria de uma vez por todas tentar resolver esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Por quê será que tem gente que afirma que NTFS trabalham direto com setores do disco e não trabalham com clusters, quando isso não é verdade?

http://www.microsoft.com/resources/documen...kc_fil_punq.asp

Cluster size

Before you format an NTFS volume, evaluate the types of files to be stored on the volume so that you can determine whether to use the default cluster size. Some important questions to answer include:

Are the files typically the same size?

Are the files smaller than the default cluster size?

Do the files remain the same size or grow larger?

If the files are typically smaller than the default cluster size (for example, 4 KB) and do not increase, use the default cluster size to reduce wasted disk space. However, smaller clusters can increase fragmentation, especially when files grow to fill more than one cluster. Therefore, adjust the cluster size accordingly when you format the volume. If the files you store tend to be large or increase in size, use 16- or 32-KB clusters instead of the default 4-KB cluster size.

Note

Compression is supported only on volumes that use 4 KB or smaller clusters.

Cluster size is also an issue for volumes that were converted from FAT to NTFS in Windows 2000 or earlier because the default cluster size for converted volumes is 512 bytes, and the MFT was most likely fragmented during the conversion. For optimum performance, back up the data on the volume, reformat the volume, specify the appropriate cluster size, and then restore the data.

For more information about choosing a cluster size, see "Cluster Size" earlier in this chapter.

E atualmente o cluster da minha partição é 64K

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://wellingtonuemura.sites.uol.com.br/disco_virtual/pc/64k_cluster.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Wellington, na verdade o que faz com que muita gente pense isso é porque a NTFS pode usar até 512bytes em um cluster, e como os setores do disco possuem este tamanho, alguns pensam que a partição usa os setor e não cluster, neste caso, não deixa de ser verdade, já que cada setor será um cluster.

Se existisse HDs com setores de 256bytes, daí sim não teria cabimento essa colocação, mas o que a partição é cluster e não setor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Se você quer desempenho é só usar o maior cluster possível para ter o melhor desempenho do disco, porém, mesmo tendo muito espaço em disco, é um desperdício imenso de memória que você terá. Veja só este exemplo.

Com 1.024 arquivos de 1KB em clusters de 64KB, você perderia 65.536KB (64 MegaBytes) ao invés de 1.024KB (1 MegaByte), ou seja, em pouco tempo metade do seu disco estaria ocupada com nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o seguinte comando:

ConvertConverte volumes FAT e FAT32 em NTFS.

Sintaxe

convert [volume] /fs:ntfs [/v] [/cvtarea:nome_de_arquivo] [/nosecurity] [/x]

Parâmetros

volume

Especifica a letra da unidade (seguida de dois-pontos), o ponto de montagem ou o nome do volume a ser convertido em NTFS.

/fs:ntfs

Necessário. Converte o volume em NTFS.

/v

Especifica o modo de detalhe, isto é, todas as mensagens serão exibidas durante a conversão.

/cvtarea:nome_de_arquivo

Apenas para usuários avançados. Especifica que a tabela de arquivos mestre (MFT) e outros arquivos de metadados NTFS serão gravados em um arquivo existente de espaço reservado contíguo. O arquivo deve estar localizado na pasta raiz do sistema de arquivos a ser convertido. O uso do parâmetro /CVTAREA poderá resultar em um sistema de arquivos menos fragmentado após a conversão. Para obter melhores resultados, o tamanho do arquivo deve ser 1 KB multiplicado pelo número de arquivos e pastas contidos no sistema de arquivos, no entanto, o utilitário de conversão aceita arquivos de qualquer tamanho.

Para obter mais informações sobre como usar o parâmetro /cvtarea, consulte "Sistemas de arquivos" no site do Microsoft Windows XP Resource Kits na Web.(http://www.microsoft.com/)

Importante

É necessário criar o arquivo de espaço reservado usando o comando fsutil file createnew antes de executar o comando convert. Convert não cria esse arquivo. Ele substitui esse arquivo com os metadados NTFS. Depois da conversão, qualquer espaço não utilizado nesse arquivo será liberado. Para obter mais informações sobre o comando fsutil file, consulte Tópicos relacionados.

/nosecurity

Especifica que as configurações de segurança das pastas e arquivos convertidos poderão ser acessadas por qualquer pessoa.

/x

Desmonta o volume, se necessário, antes de ser convertido. Os identificadores abertos para o volume não serão mais válidos.

Comentários

Você deve especificar que a unidade deve ser convertida quando o computador for reiniciado. Caso contrário, não será possível converter a unidade atual.

Se convert não puder bloquear a unidade (por exemplo, o volume do sistema ou a unidade atual), ele sugerirá que ela seja convertida na próxima vez que o computador for reiniciado.

A localização da MFT é diferente nos volumes que foram convertidos da versão anterior de NTFS, sendo assim o desempenho do volume pode não ser tão bom em volumes convertidos do Windows NT.

Os volumes convertidos da FAT no NTFS não possuem alguns benefícios de desempenho comparados aos volumes inicialmente formatados pelo NTFS. Nos volumes convertidos, é possível que a MFT não fique fragmentada. Além disso, nos volumes de inicialização convertidos, as permissões NTFS não são aplicadas depois de o volume ser convertido.

Exemplos

Para converter o volume na unidade E em NTFS e exibir todas as mensagens, digite:

convert e: /fs:ntfs /v

Fonte - ajuda do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@08 maio 2004, 20:57

Já ouvi dizer que o tal Partition Magic faz esse milagre, mas nunca usei pra confirmar.

Faz sim, eu já fiz quase de tudo com ele e as unicas coisas que não deram certo foi unir as partições, mas tirando isso tudo que ele faz fica perfeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Já converti uma partição única de NTFS para FAT32 sem o menor problema. Para isso é só usar o Partition Magic 8 como dito inúmeras vezes acima (acreditem, ele faz juz ao nome) e ele converterá sem necessitar de formatação, você pode usar o sistema operacional (no meu caso, WinXP) logo em seguida como se nada tivesse acontecido... e eu notei aumento discreto no desempenho, não mais que isso.

Tenho uma dúvida: quando eu acessava DOS pelo disquete de boot, só podia ficar no A: e não reconhecia o meu drive C: nesse caso isso seria a tal incompatibilidade do DOS com o sistema de arquivos NTFS?

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neobius@19 maio 2004, 21:41

Já converti uma partição única de NTFS para FAT32 sem o menor problema. Para isso é só usar o Partition Magic 8 como dito inúmeras vezes acima (acreditem, ele faz juz ao nome) e ele converterá sem necessitar de formatação, você pode usar o sistema operacional (no meu caso, WinXP) logo em seguida como se nada tivesse acontecido... e eu notei aumento discreto no desempenho, não mais que isso.

Tenho uma dúvida: quando eu acessava DOS pelo disquete de boot, só podia ficar no A: e não reconhecia o meu drive C: nesse caso isso seria a tal incompatibilidade do DOS com o sistema de arquivos NTFS?

Grato pela ajuda.

Exato ele sabe que o HD existe mas não consegue acessa-lo pois usa um sitema de arquivo não suportado pelo seu Kernel, e a mesma coisa que tentar usar o Widows para acessar uma partição Linux, dizem que tem um programa que faz com que o Dos tenha acesso a NTFS porém nunca testei e não sei se da acesso total ou somente leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FBorges22+01 nov 2003, 15:42-->
<font color='#003300'>BAGA@01 Nov. 2003,12:07

Legal borges!

mas acrescentando, na escolha vale lembrar que o NFTS é mais lento que o FAT!

Isso também, ele é mais pesado por causas dos recursos que o NTFS oferece que pode tornar um pouco mais lento o desempenho, mas em termos de segurança é efetivamente recomendável o uso desse sistema pois ele pode cobrir algumas vunerabilidades no sistema, quem for instalar o Windows da geração do NT eu recomendaria esse sistema, a queda de desempenho dele não é tão grande assim usando o NTFS, e também você com os disquetes de boot você não tem acesso ao sistema NTFS no MS-DOS para você acessar você precisaria de um programa para ler que você pode pega-lo nesse link. Ele funciona em DOS.</font>

É SO EXECUTAR ESSES ARQUIVOS NO MS DOS, AI O DOS VAI RECONHECER O SISTEMA NTFS ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:angry: Gente! Estou daquele jeito q a gente fica quando nada funciona, nada dá certo e você simplesmente tem vontade de virar as costas pros micros e declarar guerra fria a eles!!!

Intsalei o XP com NTSF e tudo bem, particionei e deixei a unidade D: como Fat32, no caso de querer copiar algo e poder acessar outro Win98 como slave... enfim, precisei formatar, e não reconhecia nada depois do Fdisk dizia q não tinha Fat32, nem C, nem D, nem p... nenhuma, deixei ele "descançar" por alfuns dias e voltei, fiz o Fdisk, formatei o "nêne" e quando fui instalar o Win98, advivinha, ele diz q não existe fat32, q tenho q fazer o fdisk, já fiz isso cinco vezes! quero morrer de catapora! preciso dessameleca de HD, tenho 40GB nele e preciso passar um montão de coisas p poder trabalhar c ele. Estou pensando em fazer um disk Manager, mas não manjo muito... por favor, pelo amor de Deusinho! Alguém pode me ajudar??? só quero fazer essa meleca de HD funcionar... só isso... :blink: Brigadinha

Cris

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por FBorges22@01 nov 2003, 11:52

Saudações.

Para aqueles que tem Windows NT,2000 e XP e tem dúvidas sobre esses dois sistemas de arquivos e não sabem qual dos dois escolher aqui vai a explicação dele que eu tirei do próprio Clube do Hardware.

O sistema de arquivos NTFS é muito mais confiável que o FAT, além de não ter o problema de espaço desperdiçado (slack space) existente no sistema FAT. É preferível, então, que você opte pelo sistema NTFS. O único problema é que a maioria dos utilitários de disco escritos para o sistema FAT não funcionarão em seu micro, mas isso não chega a ser um inconveniente se contrastado com as vantagens em se usar o NTFS. No sistema FAT, o tamanho de todos os arquivos salvos no disco devem ser múltiplos do tamanho de cada unidade de alocação (cluster), que é a menor unidade de armazenamento usado por esse sistema. Por exemplo, se o seu disco rígido está usando um cluster de 32 KB e você deseja salvar um arquivo de 100 KB, obrigatoriamente este arquivo usará 4 clusters (128 KB, que é o múltiplo de 32 KB mais próximo), e você terá um desperdício de 28 KB. Esse desperdício é também conhecido como slack space. Acontece que quando você der um comando Dir neste disco, o arquivo aparecerá como tendo 100 KB, mas ele está ocupando, na verdade, 128 KB de seu disco rígido. Em um disco rígido típico, o desperdício pode chegar a até 25%. O problema é que não há como usar esse espaço desperdiçado e seu disco rígido ficará cheio antes do tempo: em um disco rígido de 2 GB que tenha 25% de seu espaço desperdiçado você só poderá armazenar 1,5 GB de dados, por exemplo. O sistema FAT-32, usado pelo Windows 95 OSR2 e Windows 98 ameniza esse problema, pois ele usa clusters menores (tipicamente de 4 KB). O NTFS não trabalha com o conceito de clusters; ele opera diretamente com os setores do disco rígido, que são de 512Bytes, e, com isso, o desperdício é praticamente nulo. Na figura você observa um disco rígido sendo analisado pelo programa Partition Magic. Como você pode ver, este disco está com 25% de seu espaço sendo desperdiçado por conta do slack space. A solução para acabar com esse espaço desperdiçado é mudar o sistema de arquivos de seu disco para FAT-32 (no caso do Windows 95 OSR2 e Windows 98), NTFS (no caso do Windows NT) ou HPFS (no caso do OS/2; o HPFS tem funcionamento parecido com o NTFS).

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.guiadohardware.com.br/telas/slack.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Verificando o espaço desperdiçado através do programa Partition Magic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por viperjayerh@04 jul 2004, 18:44

Pessoal tenho uma duvida, o win XP reconhece duas partições com sistema de arquivos diferentes

ex a principal ntfs e a secundaria fat32

eu trabalhando na partição primaria ntfs ele reconhecerá os arquivos em fat32

Sim o Win XP acessa particões FAT16, 32 e NTFS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso dar uma limpada no meu PC e como já faz muito tempo que to usando deve ter muito lixo no meio do windows hehehe, por isso decidi formata-lo, atualmente estou com meu HD de 20 Gb dividido em duas partições de FAT32 que já veio do Windows 98 assim, agora estou dúvida com tantas opiniões, FAT32 ou NTFS ? ambos tem suas vantagens e desvantagens. Lento esse tópico pensei em deixar a partição do Sistema em FAT32, que é menor e para trabalhar mais rápido. E a partição maior onde guardo os dados em NTFS. O que vocês acham ? seria uma boa ídéia ?

[]s

Alpha-X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!