Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação de HD Seagate 7200.11


Posts recomendados

Pessoal,

Talvez aconteceu com alguém já e possam me ajudar.

Eu fiz o cabo como foi pedido, testei o cabo juntando para ter certeza que estão funcionando, tirei a parte verde do HD e isolei como pedido, descobri a ordem e tudo mais porém na hora que conecto por HyperTerminal e aperto no teclado ctrl + z nada acontece, já fiz de diversas formas, desliguei o pc e liguei tudo, ah... coloquei o cabo de força do HD e nada, não aparece nada quando digito ctrl + z...

Alguém pode me ajudar?

Obrigado demais!

Você descobriu a porta (COMx) utilizada pela conexão e a configurou no HyperTerminal corretamente?

A propósito, você se certificou de que o HD liga? Ao ligá-lo, segurando-o em sua mão, consegue sentir a vibração interna do motorzinho e das cabeças de leitura/escrita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você descobriu a porta (COMx) utilizada pela conexão e a configurou no HyperTerminal corretamente?

A propósito, você se certificou de que o HD liga? Ao ligá-lo, segurando-o em sua mão, consegue sentir a vibração interna do motorzinho e das cabeças de leitura/escrita?

Sim descobri a porta, antes estava tentando em uma máquina nossa aqui com 64 bits e não funcionava o cabo, instalei em uma outra máquina aqui com 32 bits e funcionou, instalou na COM4, mais nada, não funciona e o HD está funcionando, encosto a mão nele e percebo que está rodando, puxa vida!

No que puder ajudar agradeço demais! :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deguir, na maioria dos casos, isso ocorre por inversão dos cabos TX e RY. A forma mais fácil de testar é inverter os fios TX e RY e testar se o hyperterminal responde apertando a tecla crtl e depois a tecla z mantendo a crtl pressionada.

Veja também se a ponta do fio do TX, RY e GND não estão encostando um no outro.

Hacker_Boy, imagina você levando o HD para o Hospital do HD, pagar 500 reais pelo procedimento, e depois ter que pagar de novo quando o bug retornou... que aliás retornou em tempo recorde! E no seu caso específico, é interessante observar que o procedimento pode dar certo por repetição, mesmo quando não se tem sucesso da primeira vez.

Existem comandos extras que alguém pode inserir em uma segunda tentativa caso a primeira tenha falho, que estão apresentados em outros links que estão no primeiro post. Eu não coloquei eles, embora eles sejam simples, para deixar o relato mais acurado possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi um ponto sobre a confecção do cabo:

Unindo o cabo CA-42 com aquele do conector MUDU, uma ponta ficaria com o conector USB (que pertence ao conector CA-42 original), e a outra ponta, ficaria com que tipo de conector? (a ponta que liga no HD).

Na ultima foto, que mostra o cabo conectado no HD, parece ter apenas 2 fios (branco e preto ligados).

Provavelmente terei que fazer esse procedimento no meu, ele é: 7200.11, modelo ST3500320AS de firmware SD81.

Outra coisa, onde vocês conseguiram comprar esse fio com conector MUDU? Não tenho esse fio em casa, se não me engano o mais parecido, é aquele cabo de audio que costuma vir junto com unidades de CD-ROM IDE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deguir, na maioria dos casos, isso ocorre por inversão dos cabos TX e RY. A forma mais fácil de testar é inverter os fios TX e RY e testar se o hyperterminal responde apertando a tecla crtl e depois a tecla z mantendo a crtl pressionada.

Veja também se a ponta do fio do TX, RY e GND não estão encostando um no outro.

No programa Tera Term aperta-se ctrl+z também? Porque o meu Windows aqui é o 7 e instalei o Tera Term, só que já tentei de tudo e ao apertar ctrl+z nada acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o que tá errado, é que você plugou o cabo de dados do HD Sata, e diz pra plugar o cabo de energia ( o da fonte) no HD.

ps: agora entendi como tem que ficar a ponta que vai no HD, nesse caso você descascou os fios lá pelo meio deles, e fez a emenda com o cabo CA-42, né?

Eu sabia que tinha algo errado, só não sabia onde... muito obrigado! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Todos os dados sairão intactos.

Tenho uma dúvida: este problema, que ocorre com estes discos 700.11, tem sido mencionado para correção sem a perda dos dados. Então, pergunto, este procedimento pode ser executado, anterior ao uso do disco (de forma preventiva) evitando a parada de um servidor, por exemplo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Anderson Peterle. Amanha irei na Sta Ifigenia e vou comprar o cabo e o conjunto de chaves. Farei o procedimento sábado no trampo, já que aqui em casa to com o Seven x64.

O **** é ligar no suporte da Seagate, e ouvir a bisca falando que de acordo com o serial do meu HD, ele não é afetado por esse problema...¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida: este problema, que ocorre com estes discos 700.11, tem sido mencionado para correção sem a perda dos dados. Então, pergunto, este procedimento pode ser executado, anterior ao uso do disco (de forma preventiva) evitando a parada de um servidor, por exemplo ?

Esse procedimento somente deve ser realizado quando o HD apresenta o problema específico escrito no primeiro post.

No caso do HD estar funcionando perfeitamente, deve-se checar no site da Seagate a necessidade de atualização do firmware utilizando-se do numero serial do produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OP IS A GOD AMONG MEN

Mutíssimo obrigado! Terça-feira meu Windows travou e, ao reiniciar, meu Seagate simplesmente parou de ser reconhecido pela mb. Achei que perderia todos os meus arquivos, incluindo fotos com a esposa e do casamento das quais não tenho nenhum backup.

Felizmente encontrei este post e resolvi testar o método. Deu tudo certo! O HD voltou a funcionar e já consegui atualizar a firmware.

Vou acrescentar algumas coisas que me deixaram com dúvida, e já vi alguns colegas postando com as mesmas dúvidas.

1- O cabo CA-42 tem duas pontas: a que liga no celular e a que liga no USB do PC. A que é ligada no celular é para ser cortada fora, e a que liga no USB será mantida, pois essa será a conexão entre o HD e o PC.

2 - Na ponta cortada do CA-42 será descascado o cabo até revelar os fios internos. É bom descascar um bom pedaço, deixando um comprimento bom nos fios internos para manusear. A pontinha de cada um dos fios do CA-42 será descapada. Aí você pegará aquele gabinete velho e passará a tesoura em um chumaço daqueles cabinhos que servem para ligar na placa mãe, retirará o conector mudu de uma ponta e descapará a outra. A ponta descapada de cada um dos fiozinhos do CA-42 será unida a uma ponta descapada de um fiozinho do gabinete. Nesse ponto, o autor do tópico sugere usar solda (que creio ser o melhor mesmo), mas eu consegui apenas enrolando os fios e passando isolante (como se faz para instalar um chuveiro elétrico).

3 - Outra coisa, tem muito cabo por aí "entitulado" CA-42 mas que, na verdade, é o DKU, com 4, 5 ou 6 fios. Nos dois cabos que eu comprei (o primeiro eu acabei queimando, hahahahah) vieram seis fios. Não é preciso, como alguns outros foruns mencionam, usar multímetro para identificar o RX, o TY e o GND. Porém, não consegui utilizar o método que alguns colegas mencionaram, de verificar quais fios estão soldados no conector do celular (nos cabos que eu comprei havia uma camada maciça de cola impedindo isso). É possível, no entanto, ir por tentativa e erro: fazer combinações entre todos os fios até alguma coisa aparecer no hyperterminal. Consegui identificar RX, TY e GND desse modo.

4 - Uma coisa que não vi ninguém mencionar é a possibilidade de, quando você digita o primeiro comando no hyperterminal, aparece um código "LED fddr" seguido de números, ou algo assim. Isso significa que a plaquinha verde do HD não foi isolada corretamente com o cartão comercial = try again XD

Bem, isso foi o que aprendi com o meu procedimento. Espero que seja útil aos outros infelizes consumidores da Seagate (creio que ainda serão muitos!).

Agora, dicas para os curitibanos: o cabo pode ser achado numa lojinha de eletrônicos na praça Generoso Marques, custa 19,90; o jogo de chave TORX tem na Casa China da Ébano Pereira, custa 3,99 o joguinho com 6.

Boa sorte aos colegas e, mais uma vez, muitíssimo obrigado ao autos do tópico!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, beleza Shinra Inc., valeu pelos coments, vou me atentar para esses detalhes tb. Comprei o cabo na loja indicada pelo camarada que criou o topico. o jogo de chave paguei 15,80. No cabo paguei 20,00, o cara da loja vendia o cabo sem o cd-rom de drivers, era 15 conto, mas como nao quero ficar procurando o driver disso na net, peguei o com cd logo. To bastante confiante que recuperarei o HD.

Uma duvida/preocupação: eu posso meter fita isolante em volta dos orificios dos parafusos, pra evitar do parafuso tocar a placa e a mesma queimar? Do jeito que eu sou, é capaz de na hora de parafusar, eu ter um ataque subito de mal de parkinson e encostar o parafuso na placa...kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho, put............ que o *****!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Preula!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Consegui baralho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

De coração mano, valeu diakonov e aos outros user que contribuiram com suas experiencias sobre esse problema (desse forum e dos outros citados).

Consegui mano, suei mais que tampa de cuscuz baiano na hora de colocar os parafusos com o HD ligado. Abaixo vai minha experiencia:

No cabo que comprei tinham 3 fios (laranja, azul e vermelho). Consegui identificar o RX e TX, eu desmontei o conector que vai no celular, e segundo imagens que vi num dos links citados, o azul deveria ser o RX e o vermelho o TX, e o laranja o GND.

beleza, na 1ª vez pluguei tudo errado, coloquei nos 3 pinos à esquerda. Na 2ª vez conectei nos 3 pinos à partir da direita. Só que no hyperterminal nao dava sinal, refiz o cabo 3 vezes (já tava começando a chorar de raiva...kkk, ia pedir pro diakonov recuperar pra mim).

Resolvi inverter o RX e TX no HD, e nao coloquei o GND, foi de boa, só que na hora de dar o comando U, aí nao passou nem uma agulha. Resolvi colocar só o parafuso grande no HD, o comando retornou uma mensagem de erro, resolvi colocar o parafuso mais da ponta, a mensagem de erro persistia (put...que la *****, por causa de 1 parafuso....rs), coloquei o ultimo parafuso, e como mencionado, nunca vi minha mão tremer tanto...kkkk.

Executei o comando U novamente e foi que uma beleza.

Finalizei os comandos e subi o XP, quando vi a msg de novo hardware encontrado dei um berro (to no trampo...kkkk). Só alegria, abaixo vai os dados que iria perder, nem de longe é tão importante quanto os arquivos de varias pessoas que postaram aqui, mas ia dar um trabalho do capeta baixar de novo...rsrs.

valeu novamente a todos os users que compartilham essas informações e não são mesquinhos, e por fim: CHUPA SUPORTE DA SEAGATE!!!! Mais de um barão pra recuperar os dados, o esculete da véia!!!!

backup recuperado:

Devil May Cry 4

Batman Arkham Asylum

X-Men Origins Wolverine

Resident Evil 5

Prototype

Mini Ninjas

Gears of War

Wolfenstein

Velvet Assassin

Wheelman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola ,Primeiramente queria dizer que esse tutorial é show de bola

E queria saber se esse procedimento serve para os hd seagate 7200.12 que incrivelmente deram o mesmo problema comigo dos modelos 7200.11 ?

Queria saber se para efetuar esse processo é necessario que seja o cabo CA-42 ou eu poderia usar outro cabo de celular e via teste configurar o ty, rx e gnd

valeu aguardo a resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CONSEGUI!!!! Você é muito bom mesmo!! Até chorei de tanta emoção! Eu garanto que dá certo! O serviço mais difícil para mim foi o cabo com os RX, TX e GND mais o resto é muito fácil! Muito obrigado para você e para todas as pessoas que fazem este fórum!! Vocês são demais. Tinha 8000 fotos do meu filho e uns 100gb de vídeos MP4 da minha família, deu certo já salvei tudo! É muito fácil e seguro!!! Podem me perguntar que eu ajudo no que for possível!!!

Amigão, tudo bom? gostaria de entrar em contato com você, na verdade me cadastrei só para mandar essa mensagem inicialmente. sou mais um desesperado que ficou com problema BUSY do hd maxtor/seagate 500gb, e vi que você resolveu seu problema usando os procedimentos do forum. Gostaria de saber se você ainda possui o cabo que resolveu o seu problema. Se sim, pediria muito se fosse possivel é claro, a possibilidade de você me emprestar o cabo, ou fazer tal procedimento no meu hd. Ficaria muito grato. voce é de Fortaleza também, correto?

Espero um contato. Obrigado.

Meu e-mail: [email protected]

Msn: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já que nao consegui contato com o usuario rodrigomalan, to pensando em fazer eu mesmo. me surgiu uma duvida. é pra fazer esse procedimento com o jumper de limitação de velocidade (1.5) ou sem?

e outra duvida, durante o uso normal do hd, faz diferença na vida util, tirar esse jumper? deixar 3.0? ele vai esquentar mais?

acho que vou tentar fazer sábado.

agradeço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CARAMBA TO MUITO FELIZ :lol:

sou mais um a ressucitar o meu hd 500 gb maxtor. ele tava com busy, depois que consertei ficou em LBA0, mas depois q dei o comando voltou show de bola.

tenham paciencia, pois precisa mesmo, mas no fim dá certo!

BRIGADO AO CRIADOR DO TOPIC, você É DEMAIS CARA.

OBRIGADO TAMBÉM AO RODRIGOMALAN, QUE também É DAQUI DE FORTALEZA,

E ME EMPRESTOU O CABO CA-42. EXCELENTE!!!!!!! VALEU MESMO CARA,

AINDA BEM QUE EXISTEM PESSOAS ASSIM AINDA.

APROVEITO PRA DEIXAR REGISTRADO MALAN,

QUE A SEQUENCIA QUE DEU CERTO NO HD COM SEU CABO FOI:

BRANCO

AZUL

VERDE

boa sorte pra quem for tentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!