Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular o capacitor para manter um led aceso por 60 segundos


SoniEx 2

Posts recomendados

Estou aqui pois preciso saber como eu calculo um capacitor para manter um LED aceso por 1 minuto (60 segundos) (tem que ser ao menos 1 minuto, não pode ser menos do que isso!)

Cor do LED: Azul

tensão do LED: 3.7v (3.5v - 4v)

tensão da fonte: 3.7v (foi difícil achar uma fonte dessa...)

corrente do LED: 10mA

LED apagado em 2,5v

Eu fiz um cálculo que eu achei na internet e ele me indicou um capacitor de 60 farads (isso mesmo, farads! não é milifarads nem mesmo microfarads, é farads mesmo!)

Será que eu precisarei de um capacitor desses? se sim, onde eu acho um? eu teria que paralelar capacitores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela fisica do capacitor: C=Q/V

Sabendo que: Q=It

então: C=It/V

Sabendo que: R=V/I

então : C=t/R

Use um circuito RC. a resistencia prolonga o tempo de descarga do capacitor.

T=RC -- C=T/R

Supõe um valor para R, tipo R=62k(valor comercial mais proximo de 60), T=60s

C=60/60k=967.7uF=1000uF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde achou esse absurdo ae amigo,60farads ,nunca nem vi capacitor com tamanha capacitancia.

aqui um de 60

http://shopper.cnet.com/car-audio/lanzar-opticap600-optidrive-60/4014-3425_9-33648878.html

aqui um de 30:D

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209502201-mega-capacitor-boss-cap30-de-30-farad-_JM

imagine carregar um desses até a boca e escostar o dedo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela fisica do capacitor: C=Q/V

Sabendo que: Q=It

então: C=It/V

Sabendo que: R=V/I

então : C=t/R

Use um circuito RC. a resistencia prolonga o tempo de descarga do capacitor.

T=RC -- C=T/R

Supõe um valor para R, tipo R=62k(valor comercial mais proximo de 60), T=60s

C=60/60k=967.7uF=1000uF

e que tensão eu teria que usar? 600 volts?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele indicou 60 farads supondo que a carga ia precisar de 1 amper que é 1 coulomb por segundo

logo para 60 segundos são 60 coulomb fornecidos ao longo de 60 segundos

1 coulomb por segundo que é um apere

1 faraday é quando um coulomb de carga causa uma ddp de 1volt entre os terminais do capacitor então para armazenar 60 coulomb vai um capacitor de 60 farads

e que tensão eu teria que usar? 600 volts?

não importa a tensão neste seu caso um de 16 volts no seu caso esta mais que perfeito

a tensão importa em circuitos que são submetidos a tensões maiores por exemplo você não pode colocar um capacitor de 16 em um circuito alimentado por 25 V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou aqui pois preciso saber como eu calculo um capacitor para manter um LED aceso por 1 minuto (60 segundos) (tem que ser ao menos 1 minuto, não pode ser menos do que isso!)

Cor do LED: Azul

tensão do LED: 3.7v (3.5v - 4v)

tensão da fonte: 3.7v (foi difícil achar uma fonte dessa...)

corrente do LED: 10mA

LED apagado em 2,5v

Eu fiz um cálculo que eu achei na internet e ele me indicou um capacitor de 60 farads (isso mesmo, farads! não é milifarads nem mesmo microfarads, é farads mesmo!)

Será que eu precisarei de um capacitor desses? se sim, onde eu acho um? eu teria que paralelar capacitores?

Se:

Q=It Você terá de armazenar uma carga de

Q = 0,010A x 60s = 0,6 Coulombs..

Estabeleça pois uma fonte de corrente de 10 mA e tome uma tensão maior um pouco, digamos 60 Volts..

Desse modo se carregado com 60 Volts um capacitor a entregar 10 mA terá que ter a seguinte capacitância..

C=Q/V

C= 0,6C / 60 Volts = C= 10.000 uF, um tanto elevado mas resolve seu problema..

Note que o valor da capacitância pode até diminuir se a tensão aumentar.. O problema é que fica difícil, com tensão muito elevada, fazer uma fonte de corrente, como essa que ai está..

Olhe ai como ficaria..

Ledacesopor60segundos.jpg

Carregue o capacitor com 60 Volts, e, após desconectar o mesmo da fonte de 60 Volts ele, esse capacitor, alimentará o led com uma corrente de aproximadamente 10 mA e assim deixará o mesmo aceso por cerca de 60 segundos..

Com alguma eletrônica adiconal podes fazer isso dai a partir de uma fonte de 5, 6 ou 12 Volts e com capacitores bem menores. Ai tem de usar ou um operacional, ou um 555 ou alguma porta lógica..

Ou seja, se puder fazer isso tudo com a eletrônica ainda alimentando, (na verdade fazer um temporizador de 60 segundos) a coisa fica muito mais simples, adotando um 555.

Isso que lhe passei serve para manter um led aceso, por 60 segundos, após faltar energia ou suprimir por completo essa energia.. Há que se entender o que necessitas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
nintendo;5338350]qual é esse site que calculou isso pra você?
Não consigo saber se a sua pergunta foi dirigida a mim, pois não tinha quote algum, desse modo podendo ser para qualquer um dai de cima..

Se foi, não tem nenhum site. Fiz eu o cálculo.. Cometi algum erro???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se:

Q=It Você terá de armazenar uma carga de

Q = 0,010A x 60s = 0,6 Coulombs..

Estabeleça pois uma fonte de corrente de 10 mA e tome uma tensão maior um pouco, digamos 60 Volts..

Desse modo se carregado com 60 Volts um capacitor a entregar 10 mA terá que ter a seguinte capacitância..

C=Q/V

C= 0,6C / 60 Volts = C= 10.000 uF, um tanto elevado mas resolve seu problema..

Note que o valor da capacitância pode até diminuir se a tensão aumentar.. O problema é que fica difícil, com tensão muito elevada, fazer uma fonte de corrente, como essa que ai está..

Olhe ai como ficaria..

Ledacesopor60segundos.jpg

Carregue o capacitor com 60 Volts, e, após desconectar o mesmo da fonte de 60 Volts ele, esse capacitor, alimentará o led com uma corrente de aproximadamente 10 mA e assim deixará o mesmo aceso por cerca de 60 segundos..

Com alguma eletrônica adiconal podes fazer isso dai a partir de uma fonte de 5, 6 ou 12 Volts e com capacitores bem menores. Ai tem de usar ou um operacional, ou um 555 ou alguma porta lógica..

Ou seja, se puder fazer isso tudo com a eletrônica ainda alimentando, (na verdade fazer um temporizador de 60 segundos) a coisa fica muito mais simples, adotando um 555.

Isso que lhe passei serve para manter um led aceso, por 60 segundos, após faltar energia ou suprimir por completo essa energia.. Há que se entender o que necessitas...

Certo, entendi...

Mas como eu transformo 3,7VCC em 60VCC? pois estou usando um gerador portátil (bem pequeno) mas ele não gera mais que 4VCC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Certo, entendi...

Mas como eu transformo 3,7VCC em 60VCC? pois estou usando um gerador portátil (bem pequeno) mas ele não gera mais que 4VCC...

Então estás frito...

Lembre-se que C=Q/V

Pelos cálculos necessitarias de um Q de 0,6 Coulombs para manter 10 mA por 60 segundos, correto???

Lembre-se que o valor da capacitância necessária leva em conta a tensão útil, no seu caso a diferença entre a tensão do led, cerca de 3 Volts aceso para a máxima tensão da fonte = 4 Volts. Ou seja, vais ter 1 Volt de armazenamento útil sobre o capacitor. Nesse caso essa capacitor deveria ser de C=0,6/1 = 600.000 uF mesmo.. Isso não é capacitor e sim uma bateria...

Porque não usar uma bateria em vez de capacitor???

http://www.dealextreme.com/p/ultra-fire-10440-3-6v-500mah-2pack-974

Essa dai deixa teu led aceso por muitas horas com certeza..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!