Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Convertendo ":00:00" (texto) para "00:00:00" (hora)


roflcats

Posts recomendados

Bom dia Pessoal.

Eu procurei na internet por um bom tempo como resolver um problema que afeta diretamente minha produtividade no trabalho mas não encontrei nada parecido com o meu problema.

Tenho uma planilha com 1 aba para cada dia e 22 colunas por aba.

cada uma destas colunas possui um valor que vai de ":00:00" até "68:00:00" e o meu problema é que os ":00:00" estão em formato de texto, e eu não consigo fazer as formulas neles.

Tenho feito manualmente a conversão (colocando 3 colunas a mais pra cada coluna existente e transformando os dados em colunas distintas, separando por ":" o que faz minha planilha ficar com 88 colunas sem as formulas) mas isso leva muitas horas do meu dia.

Como converto os ":00:00" rapidamente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

http://www.sendspace.com/file/2v3764

a pasta esta ai...

Em todas as colunas tem algumas das células com ":00:00" que eu tenho que converter manualmente em "00:00:00"

http://www.sendspace.com/file/2v3764

a pasta esta ai...

Em todas as colunas tem algumas das células com ":00:00" que eu tenho que converter manualmente em "00:00:00"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, eu preciso usar formulas em cima de um valor de hora, ou seja "00:00:00" até "06:20:00" e os dados vem em tipo texto ":00:00" assim eu não consigo usar formulas de =hora() =minuto() =segundo(), =média, entre outros. Essenciais para o controle dos valores alcançados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o código abaixo transforma de ':00:00' para '00:00:00' (texto para número/hora) na planilha ativa; se forem muitas planilhas em um só arquivo podem ser acrescentadas instruções ao código para efetuar a transformação em várias/todas as planilhas do arquivo sequencialmente

Sub TextoParaHora()
Dim hora As Range
For Each hora In ActiveSheet.UsedRange
If Not IsError(hora) Then
If hora <> "" And Left(hora, 1) = ":" Then
hora = "00" & hora.Value
End If
End If
Next hora
MsgBox "feito !"
End Sub

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o código abaixo transforma de ':00:00' para '00:00:00' (texto para número/hora) na planilha ativa; se forem muitas planilhas em um só arquivo podem ser acrescentadas instruções ao código para efetuar a transformação em várias/todas as planilhas do arquivo sequencialmente

Sub TextoParaHora()
Dim hora As Range
For Each hora In ActiveSheet.UsedRange
If Not IsError(hora) Then
If hora <> "" And Left(hora, 1) = ":" Then
hora = "00" & hora.Value
End If
End If
Next hora
MsgBox "feito !"
End Sub

Osvaldo, obrigado mesmo a ajuda, mas agora eu tenho outro problema.

Não sou tão entendido assim de Excel pra saber onde eu coloco esse codigo.

Deve ter algum tópico por aqui falando como fazer isso, mas a questão é: eu não sei nem o que é esse código, ai fica difícil procurar.

obrigado mesmo a ajuda, mas se possível, me ajuda com esse detalhe também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A - Instalar o código

1. copie o código daqui

2. abra o seu arquivo de interesse

3. a partir de qualquer das planilhas do seu arquivo aberto tecle Alt+F11

4. vai se abrir o editor de VBA, no menu Inserir escolha Módulo

5. cole o código na janela em branco que se abrirá

6. feito! Alt+Q para retornar para a planilha

B - Rodar o código

1. a partir da planilha em que queira fazer as transformações de texto para hora: (XL 2007) no menu Desenvolvedor >> Macros >> selecione o nome da macro 'TextoParaHora' >> Executar; repetir estes passos para rodar o código nas demais planilhas (no XL 2003. se não me engano, o caminho é Ferramentas >> Macros ...)

2. se preferir, associe um atalho de teclado para rodar o código, assim: Desenvolvedor >> Macros >> Opções, escolha uma tecla, por ex. 'h'; depois, para rodar, basta ativar a planilha de interesse e teclar Alt+h

obs. após instalado o código, bem como após atribuida uma tecla de atalho, ambos serão salvos ao salvar o arquivo, não havendo necessidade de repetir os passos acima para utilizar o código na reabertura do arquivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!