Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como acessar o modem através do roteador


Pêdro Bonzinho

Posts recomendados

  • Membro VIP

Aceitei o desafio do colega Eriberto Torres para resolver a questão de Como acessar o modem através do roteador simultaneamente, de um modo mais prático possível, tornando viável até para usuários da ADSL com pouca experiência no assunto. O acréscimo de um roteador é algo cada vez mais freqüente devido à aquisição de mais um Desktop, notebook, Tablet ou compartilhar a net com o vizinho. Ai vem a pergunta: Porque não consigo mais acessar meu Modem ? A resposta é que agora é o roteador que distribui os IPs e o modem provavelmente está em Bridge (aliás é o modo mais correto). A solução mais sensata é conectar o PC direto no Modem (“Mole para o gato” como diz o colega). Porém tem quem queira praticidade ou até necessidade para acesso simultâneo dos aparelhos.

Nesse teste foi usado:

-Um Modem TP-Link 8816 configurado como PPPoE pelo setup de sua interface. Nada mais foi modificado.

-Um Roteador Pacific Network 54Mbps modelo PN-WR542G. Configurado como IP dinâmico, mudei o IP LAN para 192.168.1.150, desabilitei o DHCP, em wireless fiz o básico necessário: Coloquei um nome em SSID e uma senha WPA/PSK2.

Escolhi o IP final 150 para evitar conflitos com os demais PCs. Liguei ao modem por uma porta LAN. Fiz o mesmo teste com um D´Link DIR 300 e o resultado foi igual.

-Um desktop com Win 7 Ultimate conectado via cabo. Um desktop com Win XP conectado via WiFi com adaptador Encore USB. Um notebook com Win XP conectado via cabo.

Imagem 1 PC win 7 conectado no switch e acessando o Modem e Roteador Pacific

rede311.png

Imagem 2 Notebook Win XP conectado via cabo no roteador Pacific.

rede312.png

Imagem 3 As três máquinas estão se comunicando numa rede doméstica, compartilhando arquivos e impressora e acessando tanto o Modem quanto o roteador. No Advanced IP Scanner aparece o roteador Pacific como 192.168.1.150, o Modem atribuiu para ele o 192.168.1.9. Aparece também o DIR 300 (está como IP WAN estático e DHCP desabilitado) e DIR 600 (está como IP WAN fixo e DHCP habilitado). Não aparecem o roteador Speed (está como AP e ligado ao Modem por uma porta LAN) e o D-Link DAP 1360 (está como repetidor universal ligando o DIR 600, sem fio, a um TP-Link WR740N distante 100 metros).

rede313.png

Imagem 4 Roteador como IP dinâmico, IP LAN na mesma camada do Modem e DHCP desabilitado. Modem como PPPoE e DHCP habilitado.

rede314.png

Imagem 5 PC Win XP conectado via adaptador USB Encore 150 ao Pacific.

rede315.png

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Bom teste pedro, só tomar cuidado para nao ter dois DHCP Server na mesma rede, pois isso afeta. Se o modem fica só discando (em bridge) e o router fazendo a funcao de servidor, tá tudo certo.

E as miniaturas eu nao consigo abrir, mas como estou mexendo na rede, pode ser um bloqueio aqui, quando estiver 100% a rede eu testo novamente :)

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom teste pedro, só tomar cuidado para nao ter dois DHCP Server na mesma rede, pois isso afeta. Se o modem fica só discando (em bridge) e o router fazendo a funcao de servidor, tá tudo certo.

OK Eriberto, sei que este é o procedimento correto ou mais indicado mas neste teste fiz o contrário (Roteador como IP dinâmico, IP LAN na mesma camada do Modem e DHCP desabilitado. Modem como PPPoE e DHCP habilitado.).

A tempo é bom lembrar que mudei usuário/senha de acesso ao modem e roteador por questões de segurança. Dificultando assim possíveis ataques maliciosos.

Abraço e obrigado pela observação. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
OK Eriberto, sei que este é o procedimento correto ou mais indicado mas neste teste fiz o contrário (Roteador como IP dinâmico, IP LAN na mesma camada do Modem e DHCP desabilitado. Modem como PPPoE e DHCP habilitado.).

A tempo é bom lembrar que mudei usuário/senha de acesso ao modem e roteador por questões de segurança. Dificultando assim possíveis ataques maliciosos.

Abraço e obrigado pela observação. :D

então voce fez certo, também pode ser assim, o que nao pode é ter dois servidores DHCP na mesma rede. Já sofri com isso aqui por um erro meu, mas já arrumei rsss.

Se o modem tá como PPPoE discando e servindo IP, tá beleza, o Router Wireless nao pode estar com o DHCP server ativado, e se ele está com IP dinâmico nao tem problema, só fica chato na hora de acessá-lo, pois o IP pode variar, mas isso é de menos.

Lembrei que tenho um AP aqui que talvez funcione como Router e faca a discagem PPPoE, se tiver e funcionar posso simular o teu cenário, do contrário, nao tenho como, pois o meu AP que uso agora (TP-Link) nao disca, e mesmo assim, acesso o modem (roteado) e o AP.

abraços,

Eriberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!