Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lidar com a estática na hora de tocar no hardware?


Nightwish

Posts recomendados

Aí galera, gostaria de saber como vocês fazem para evitar a estática na hora de mexer no hardware do PC, tipo, naquele vídeo da AMD, o cara mostra aquela pulseira q ele liga num fio terra(neutro) e coloca no braço na hora de manusear o Processador, mas quem não tem a pulseira, faz o q?, e onde posso encontrá-la, ela é necessária na hora de mexer nas placas de vídeo, som, Hds e etc? B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pulseira é somente um fio ligado um resistor e ligado ao aterramento, não adianta ter a pulseira sem o aterramento. você pode utilizar aqueles plásticos antiestáticos, como se fosse uma luva. É uma solução para quem não tem aterramento na instalação. Ah! A pulseira é facilmente construída, usa um resistor de valor alto de 1M OHM assim:

pulseira-------[ resistor ]-------plugue banana p/ ser ligada no terra

Ps: a pulseira deverá ter uma placa metálica para fazer contato com seu corpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seria o ideal usar-se a pulseira, mas aterrada como falou o CBH. Tenho uma dessas mas pra ser sincero, não usei quase nada pois tira um pouco a mobilidade da mão! O que faço SEMPRE, é tocar o chassi do gabinete com as duas mãos e repetir de vez em quando. Isto pode não ter o efeito ideal mas garante um minimo de segurança contra a est´tica...é claro que o gabinete deve tá aterrado caso contrário, de nada adianta tocá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

###### galera se liguem minha máquina tem aterramento, na verdade um senhor aterramento, são três hastes terras de 2,40 cada, feitos por eletricista competente, q vai para tomada, onde ligo o estabilizador para depois ir para o gabinete(na fonte é claro), então isso quer dizer q não preciso me preocupar a hora de mexer no hardware? ou o q? :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@25 maio 2004, 11:31

Seria o ideal usar-se a pulseira mas aterrada como falou o CBH. Tenho uma dessas mas pra ser sincero, não usei quase nada pois tira um pouco a mobilidade da mão! O que faço SEMPRE, é tocar o chassi do gabinete com as duas mãos e repetir de vez em quando. Isto pode não ter o efeito ideal mas garante um minimo de segurança contra a est´tica...é claro que o gabinete deve tá aterrado caso contrário, de nada adianta tocá-lo.

me explica melhor essa parte de colocar as duas mãos no gabinete...

Nunca usei nada, apenas quando fuço no pc tiro ele da alimentação, tiro todos os periféricos e nunca tive problema com estática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai galera falou mesmo pelas dicas mas sem querer ser abusado, tem como explicar melhor como fazer essa pulseira, algo mais detalhado, pense q você esta ensinando um chimpanzé em eletrônica OK :stupid: , eu nunsei nem o q é um resistor, muito menos um plug banana! euencontro isso em qualquer loja de eletrônica? :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara você me ajudaria muito, já vi q você manja do assunto, aquela história do carpete foi jóia, eu sabia q nosso corpo produzia muita energia estática mas não tanta! nossa é para isso q servem os Foruns, vivendo e aprendendo, mais uma vez obrigado Cassia no BH, v mesmo se coloca essa parada da pulseira aí! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O grande problema da eletricidade estática é que os danos causados por ela não são visíveis a olho nu. É como o cigarro, todos sabem que faz mal e continuam fumando. Inclusive eu...

Qualquer superficie metãlica aterrada pode ser tocada para descarregar a estática.

Se a tomada de força de 3 pinos for removida, o aterramento será isolado tambémém e não adiantará tocar no gabinete.

Caso não haja uma superficie metálica aterrada, o piso pode ser a saida. Desde que não seja carpetado ou com tacos de madeira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"tá e sem pulseira, como faço para descarregar minha energia estática?? e se eu ficar de pé no chão, sei lá, nem sei se é besteira, mas a energia não vai sair do meu corpo para o chão? E não tem carpete aqui em casa.. E se usar luvas de borracha? "

"tá e sem pulseira, como faço para descarregar minha energia estática??

O MEIRANETO já respondeu.

"E não tem carpete aqui em casa.. E se usar luvas de borracha? "

Só citei o exemplo do carpete, mas você pode acumular eletricidade estática até mesmo com o atrito do vento entrando na janela do seu carro quando está em movimento. As luvas de borracha também acumulam eletricidade estática. Geralmente, as cargas acumuladas no corpo podem ser descarregadas desde que você de alguma forma entre em contato com o terra. Entretanto, o contato direto com o terra provoca aqueles choques inesperados que muita gente reclama. Por isso na pulseira tem um resistor para evitar que isto aconteça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não adianta isolar o seu corpo (suas mãos no caso) com luvas de borracha ou outro material isolante. A eletricidade estática não precisa de materias condutores para fluir. O único caminho é o aterramento, seja ele através da pulseira ou do gabinete ou de qualquer outro condutor ligado ao terra.

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeitos de se "descarregar"

1 - Lavar as mãos (ajuda um pouco)

2 - Encostar em algo aterrado ou em uma massa metálica (tipo janela metálica, antena de TV, etc...)

O grande problema da eletricidade estática é que os danos causados por ela não são visíveis a olho nu.

Tente se descarregar encostando o dedo no dente de uma outra pessoa. Você vai ver os danos visíveis logo, logo (principalmente o olho roxo que você vai ganhar)

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá viajando muito Tabgal.

Não é assim como tá pensando cara, lamento informar...não confunda estática normal do corpo no dia a dia, com outro tipo de descarga à que possa está submetido!!!

Já pensou, o cara vai ao encontro da namorada numa moto. Seu corpo carrega-se com estática devido ao vento. Encontra a gata e vai dar um beijo na boquinha dela...e ai, a gata morre eletrocultada ou ele desmaia com o choque...

"Penso, logo existo...."

:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa Meiraneto depois é o outro que ta viajando né?

heheheheheeh to rindo até agora, uhahuahuauhauhauhauhaahuauauhhu

estava pensando aqui, com certeza a pulseira anti-estatica atrapalha na mobilidade das maos, imagine eu que sou um desastrado de carteirinha com uma pulseira dessas, não do 10 minutos pra que eu esteja enrrolado, literalmente , na pulseira, apesar dela se relativamente pequena.Pensando aqui tive a ideia de fazer um aterramento e colocar um cano de cobre(parte do aterramento externo) numa parte alta da sala onde você ultiliza os computadores, fazendo tambem uma pulseira bem comprida ligando-a nesse cano, apenas tendo contato e não fixada, para que tanha mais mobilidade e não corra o risco de esticar o braso e a pulseira "puxa-lo"

O que vocês acham?

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para Como lidar com a estática na hora de tocar no hardware?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!