Imprimir artigo
Por Dentro da Microarquitetura Intel Core
25/04/2006 às 2h41min por Gabriel Torres em Tutoriais
255.458 visualizações
Página 1 de 7

Introdução

A nova microarquitetura Intel Core, que foi divulgada durante o IDF Spring 2006, será usada em todos os novos processadores da Intel, como o Merom, o Conroe e o Woodcrest. Esta nova arquitetura é baseada na arquitetura do Pentium M, trazendo algumas novas características. Neste tutorial mostraremos a fundo como funciona esta nova arquitetura da Intel funciona..

A primeira coisa que se deve ter em mente é que, apesar do nome, a arquitetura Core não tem nada a ver com os processadores Core Solo e Core Duo da Intel. O Core Solo nada mais é do que um Pentium M com tecnologia de 65 nm, enquanto que o Core Duo – também conhecido pelo seu nome-código Yonah – é uma versão de dois núcleos do processador Pentium M com tecnologia de 65 nm.

O Pentium M é um processador voltado para o mercado de notebooks e é baseado na arquitetura Intel de 6ª geração, também conhecida como P6, que é a mesma arquitetura usada pelos processadores Pentium Pro, Pentium II, Pentium III e os primeiros modelos de Celeron. Você pode pensar no Pentium M como uma versão aprimorada do Pentium III. Portanto, você pode pensar na arquitetura Core como um Pentium M melhorado.

Para uma maior compreensão deste tutorial sugerimos que você leia antes os tutorias Como os Processadores Funcionam e Por Dentro da Arquitetura do Pentium M. O primeiro explica como um processador funciona, e o segundo explica como o Pentium M trabalha internamente. Na verdade, podemos considerar o presente tutorial como sequência desses tutoriais. Sugerimos também que você leia nosso tutorial Por Dentro da Arquitetura do Pentium 4 para poder comparar as diferenças entre a arquitetura do Pentium 4 e a arquitetura Core.

A arquitetura Core tem um pipeline de 14 estágios. Pipeline é uma lista de todos os estágios que uma dada instrução precisa percorrer para ser executada. A Intel não divulgou o pipeline do Pentium M e até agora eles não publicaram nada a respeito da descrição de cada estágio do pipeline da arquitetura Core, o que nos impossibilita de fornecer informações mais detalhas sobre o assunto. O pipeline do Pentium III tinha 11 estágios, o Pentium 4 original tinha um pipeline de 20 estágios e os novos modelos de Pentium 4 baseados no núcleo Prescott tem um pipeline de 31 estágios!

Claro que se a Intel publicar mais detalhes a respeito da arquitetura Core atualizaremos este tutorial.

Falaremos agora sobre as diferenças entre a arquitetura Core e a arquitetura do Pentium M.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
445.711 usuários cadastrados
1.612 usuários on-line