Imprimir artigo
SLI vs. CrossFire
18/04/2008 às 16h00min por Gabriel Torres em Tutoriais
278.082 visualizações
Página 1 de 8

SLI

Com o recente lançamento do CrossFireX da AMD/ATI e do SLI de três vias da NVIDIA nós achamos que o momento é apropriado para fazermos uma comparação técnica entre todas as versões dessas duas tecnologias, que têm o mesmo objetivo: permitir que placas de vídeo sejam conectadas em paralelo de modo a aumentar o desempenho em jogos..

Primeiro falaremos sobre o SLI, já que esta foi a primeira das duas tecnologias a ser lançada. O SLI foi originalmente introduzido pela 3dfx em 1998 em suas placas Voodoo 2. Nessa época SLI significava Scan Line Interleaving (Intercalamento de Varredura) e funcionava fazendo com que cada chip gráfico processasse um grupo de linhas (um chip gráfico processando as linhas pares e outro processando as linhas ímpares). A NVIDIA comprou a 3dfx em 19 de abril de 2001 e introduziu um conceito similar e atualizado para suas placas de vídeo em junho de 2004, renomeando SLI para Scalable Link Interface ou Interface de Link Escalável.

O SLI pode funcionar nos seguintes modos:

  • SFR (Split Frame Rendering ou Renderização por Divisão de Quadros), onde cada quadro é dividido em dois e cada metade é enviada para um chip gráfico diferente para ser processado. Este é o modo usado pela configuração SLI usando duas placas de vídeo. Veja na Figura 1.
  • AFR (Alternate Frame Rendering ou Renderização Alternada de Quadros), onde cada chip gráfico processa um quadro inteiro, mas enquanto um chip gráfico está processando o quadro atual, o outro chip já está renderizando o próximo quadro, portanto quando o primeiro quadro é enviado, o segundo quadro já está renderizado (idealmente) ou praticamente renderizado. Este é o modo usado pelo SLI de três vias. Veja na Figura 2.
  • AFR de SFR, que é usado no sistema Quad SLI. Aqui dois chips gráficos processam o primeiro quadro no modo SFR enquanto os dois outros chips estão processando o próximo quadro também no modo SFR.
  • SLI AA (Anti-Aliasing). Este modo não é voltado para aumentar o desempenho em jogos, mas para aumentar a qualidade da imagem. Na verdade neste modo o jogo normalmente roda mais lento, mas com uma melhor qualidade de imagem. Enquanto que com uma única placa de vídeo você pode obter tipicamente apenas até os modos anti-aliasing 4x ou 8x, com o SLI este número pode ser elevado para 8x, 16x ou 32x, dependendo do modo SLI. Até o momento este modo não funciona no Windows Vista.

SLI vs. CrossFire
Figura 1: Modo Split Frame Rendering (SFR).

SLI vs. CrossFire
Figura 2: Modo Alternate Frame Rendering (AFR).

SLI vs. CrossFire
Figura 3: AFR do modo SFR.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
452.051 usuários cadastrados
2.693 usuários on-line