Imprimir artigo
Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Barramento QuickPath
26/08/2008 às 20h21min por Gabriel Torres em Tutoriais
67.543 visualizações
Página 1 de 4

Introdução

Desde os primeiros processadores a Intel usa um barramento externo chamado barramento frontal (Front Side Bus, FSB) que é compartilhado entre a memória e os demais componentes do micro. A próxima geração dos processadores da Intel terá um controlador de memória integrado e, portanto, haverá dois barramentos: um barramento de memória para conectar o processador à memória e um barramento de entrada/saída para conectar o processador ao mundo externo. A este último barramento a Intel deu o nome de QuickPath Interconnect (QPI) e neste tutorial explicaremos o seu funcionamento..

Nas Figuras 1 e 2 nós comparamos a arquitetura tradicional usada pelos processadores da Intel e a nova arquitetura que será usada pelos futuros processadores da Intel com controlador de memória integrado.

Barramento QuickPath
Figura 1: Arquitetura usada pelos atuais processadores da Intel.

Barramento QuickPath
Figura 2: Arquitetura usada pelos futuros processadores da Intel com controlador de memória integrado.

Esta é exatamente a mesma ideia que a AMD vem usando desde 2003 quando eles lançaram os primeiros processadores Athlon 64. Atualmente todos os processadores da AMD têm um controlador de memória integrado e eles usam um barramento chamado HyperTransport para fazer a comunicação entre o processador e os dispositivos de entrada/saída. Apesar de os barramentos QuickPath e HyperTransport terem o mesmo objetivo e funcionarem de maneira similar, eles são incompatíveis.

A propósito, tecnicamente falando o QuickPath e o HyperTransport não são barramentos, mas sim conexões ponto-a-ponto. Um barramento é um conjunto de fios que permite que vários componentes sejam conectados a ele ao mesmo tempo, enquanto que uma conexão ponto-a-ponto é um caminho que conecta apenas dois dispositivos. Apesar de estar tecnicamente errado chamar o QuickPath e o HyperTransport de “barramentos” nós os chamaremos desta forma para simplificar e também para facilitar a compreensão do texto por parte dos usuários que chamam estas conexões de “barramento”.

Nós explicaremos agora como o QuickPath Interconnect. Você também pode ler o nosso tutorial Barramento HyperTransport Usado Pelos Processadores da AMD para comparar o funcionamento destes dois barramentos.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
449.285 usuários cadastrados
2.495 usuários on-line