Imprimir artigo
Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
05/01/2006 às 12h50min por Gabriel Torres em Tutoriais
2.059.173 visualizações
Página 2 de 7

Instalação

Tudo o que você precisa para montar sua rede usando um roteador é o roteador, claro, que atualmente é realmente barato (eles custam algo entre R$ 120 e R$ 200 dependendo da marca e dos recursos extras), um cabo de rede pino-a-pino para cada computador que você deseja conectar na rede (este cabo pode ser comprado já pronto e é chamado UTP, Unshielded Twisted Pair, isto é, par trançado sem blindagem; você deve comprar um cabo Cat 5, que geralmente é azul ou cinza) e, é claro, uma conexão banda larga com a Internet (cabo ou ADSL).

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 3: Cabo de rede típico.

Seu modem banda larga (cabo ou ADSL) será conectado na porta chamada “WAN” do roteador, enquanto todos os outros computadores serão conectados nas outras portas disponíveis no roteador, geralmente chamadas “LAN”. Se você precisar de mais portas, compre um switch externo e conecte-o a uma das portas LAN disponíveis no roteador. Você precisará conectar a outra ponta dos cabos nas placas de rede localizada nos computadores, é claro. Atualmente todos os computadores possuem uma porta de rede integrada à placa-mãe (“rede on-board”). Se você tem um computador antigo sem esta característica, precisará comprar e instalar uma placa de rede (também chamada placa de rede 10/100 ou placa de rede Ethernet).

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 4: Como conectar seu roteador banda larga.

O botão “uplink” precisa estar desabilitado. Este botão é usado quando você usa um tipo diferente de cabo, chamado cross-over, que não é o caso. O botão reset pode ser útil em algumas situações de reparo. Como você pode ver, você precisa conectar seu roteador à fonte de alimentação que vem com ele.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 5: Exemplo de uma porta de rede em um PC.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 6: Exemplo de uma porta de rede em um notebook.

Você não precisa se preocupar em instalar o cabo de rede no conector errado: o plugue de rede (que é chamado RJ-45) só se encaixa na placa de rede.

Após conectar os cabos, ligue o seu modem banda larga, seu roteador e um dos computadores para acessar o painel de configuração do roteador. Você precisará fazer algumas configurações básicas – por exemplo, escolher o tipo de conexão que você tem, cabo ou ADSL.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
443.976 usuários cadastrados
361 usuários on-line
";