Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Como Montar um Sistema RAID

        564.187 Visualizações     22 comentários     Tutoriais   

Um guia passo-a-passo mostrando como montar um sistema RAID em seu micro de modo a aumentar o desempenho do disco rígido ou a confiabilidade dos dados armazenados.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

RAID significa Redundant Array of Independent Disks (Arranjo Redundante de Discos Independentes, em português) e com pelo menos dois discos rígidos você pode montar um arranjo RAID de modo a aumentar o desempenho de disco ou aumentar a confiabilidade dos dados armazenados. Neste tutorial ensinaremos como configurar um sistema RAID em seu micro.

Como mencionamos, existem duas idéias por trás do RAID: desempenho (também chamado RAID0) e confiabilidade (também chamado RAID1).

RAID0, também conhecido como divisão de dados, é configurado quando você quer aumentar o desempenho do seu disco. Ele funciona dividindo os arquivos que serão gravados em vários pedaços (chamados divisões ou stripes, em inglês; a Intel traduz stripes como “faixas”) e salvando cada pedaço em um disco diferente. Por exemplo, se você tem um arquivo de 200 KB e dois discos rígidos, este arquivo será dividido em dois pedaços de 100 KB e cada pedaço será salvo em um disco diferente.

Claro que esta é uma explicação muito simplista; na verdade cada divisão (ou pedaço) deve ser uma potência de dois e deve ser definida na hora em que você for configurar o sistema RAID. Se o seu sistema RAID usar divisões de 128 KB, um arquivo de 200 KB será dividido em dois pedaços de 128 KB (o resto de cada divisão, 28 KB, ficará vazio). Se o seu sistema fosse configurado para usar divisões de 32 KB, um arquivo de 200 KB seria dividido em oito pedaços de 32 KB e o sistema mandaria quatro pedaços para cada disco rígido.

Mas como isto aumenta o desempenho? No exemplo que demos acima, em vez de gravar um arquivo de 200 KB, cada disco rígido irá gravar um arquivo de 100 KB. O tempo gasto para gravar um arquivo de 100 KB é teoricamente metade do tempo necessário para gravar um arquivo de 200 KB. Basicamente, o que o RAID0 faz é colocar os discos rígidos para trabalharem em paralelo.

A capacidade de armazenamento total do disco em um sistema RAID0 é a soma das capacidades totais dos dois discos rígidos. Portanto, se você usar dois discos rígidos de 80 GB seu sistema RAID terá capacidade total de 160 GB. Você pode inclusive criar “partições” em seu sistema RAID, fazendo com que você tenha mais de um “disco” em seu micro.

Caso você queira montar um sistema de alto desempenho, considere a possibilidade de comprar dois discos rígidos com capacidades menores e configurá-los em um sistema RAID0, em vez de comprar um único disco rígido com alta capacidade de armazenamento.
Se você está pensando em ter dois discos rígidos apenas para separar dados (por exemplo, um disco rígido para armazenar o sistema operacional e programas e outro disco para armazenar dados), vá em frente e monte um sistema RAID, já que, como mencionamos anteriormente, você pode criar “partições” em seu sistema RAID (lembre-se, no entanto, que você não pode remover um dos discos e instalá-lo em outro computador para ler o seu conteúdo pois isto não funcionará).

Na Figura 1 resumimos como funciona o sistema RAID0.

Como Montar um Sistema RAID
Figura 1: Como o sistema RAID0 (divisão de dados) funciona.

O RAID1, por outro lado, não aumenta o desempenho de disco, mas serve para aumentar a confiabilidade dos dados armazenados no micro. Ele copia tudo o que é enviado para o primeiro disco no segundo disco rígido. Por esse motivo que também é conhecido como espelhamento. Pense no RAID1 como um sistema de backup baseado em hardware. Se o primeiro disco falhar, o segundo assume seu lugar imediatamente.

Como o segundo disco é um disco de backup, a capacidade total de disco em um sistema RAID1 é a capacidade do primeiro disco apenas. Dessa forma, se você tem dois discos de 80 GB configurados como RAID1, a capacidade total do sistema será de 80 GB.

Se você está preocupado com confiabilidade, o RAID1 é a escolha certa.

Na Figura 2 resumimos como funciona o sistema RAID1.

Como Montar um Sistema RAID
Figura 2: Como o sistema RAID1 (espelhamento) funciona.

Existem outras configurações de RAID, mas nem todos os controladores RAID as suportam (todos os controladores suportam pelo menos o RAID0 e RAID1). Aqui está um pequeno resumo de outros sistemas RAID que o seu controlador RAID pode suportar.

  • RAID 0+1: Sistema usando, ao mesmo tempo, divisão de dados (RAID0) e espelhamento (RAID1). Necessita de quatro discos rígidos. Se um dos discos falhar, o sistema vira um RAID 0 (divisão de dados).
  • RAID10: Sistema usando, ao mesmo tempo, divisão de dados (RAID0) e espelhamento (RAID1). Necessita de quatro discos rígidos. Se um dos discos falhar, o sistema vira um RAID 1 (espelhamento).
  • RAID5: Este é um sistema RAID0, só que gravando informações de paridade para aumentar a confiabilidade dos dados. Necessita de pelo menos três discos rígidos idênticos. Em um sistema com três discos a capacidade total será o tamanho de um dos discos multiplicado por dois (e não por três) – por exemplo, se três discos rígidos de 80 GB forem usados, a capacidade total do arranjo será de 160 GB, já que o resto do espaço em disco será usado para armazenar informações de paridade.
  • JBOD: Significa “Just a Bunch of Disks” ou “Apenas um Grupo de Discos” e não é um sistema RAID, já que não aumenta o desempenho ou confiabilidade do sistema de disco. É usado para juntar dois discos rígidos com capacidades diferentes como se eles fossem um único disco. Por exemplo, você pode usar o JBOD para juntar um disco de 40 GB a um disco de 80 GB para aparecer no sistema como se fosse um único disco de 120 GB.

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


O topico está excelente

Gostei muito, só um detalhe para os usuarios que quando começarem a fazer esse tipo de sistema evidentemente usem o SATA, é o melhor, mas alguns estudos feitos em algumas paginas de internet pedem para que o SATA 2 utilize uma alimentação adicional em seu cabo de força o fio laranja de 3,3 Volts esse tipo de alimentação adicional auxilia as funções no circuito e na estrutura logica do hd apesar do hd funcionar sem esse fio laranja recomendo que verifiquem suas fontes antes de usar o padrão SATA 2 no meu caso eu fiz umas modificações em minha fonte e no meu sistema de Hot swap de HD´s outro detalhe importante é a qualidade do cabo sata, e de acordo com algumas normas q estão circulando na internet o novo cabo sata de dados deve ter uma trava para que o mesmo não se solte.

Abraços a todos

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa iniciativa (como sempre :-BEER ),

Depois de explicarem todos os tipo de raid no outro artigo e fazer este com fotos e tudo o mais (bem explicado mesmo :D:bandeira: ), acredito que não vai haver problemas pra ninguém em fazer este tipo de sistema...valeu ai galera.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao uso do disquete...e a unica via para se instalar um sistema RAID? Pode-se fazê-lo via cd-rom? Grato pela atenção! :bye:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao uso do disquete...e a unica via para se instalar um sistema RAID? Pode-se fazê-lo via cd-rom? Grato pela atenção! :bye:

Pois é mesmo :goff: , o nosso arcaico (pré histórico:P) "acessório", nem vem em alguns cpu's da Dell, por exemplo. E ai?? como faz??

(Boa pergunta :-BEER )

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o artigo, me incentivou a fazer Raid0 aqui, mas tenho uma duvida: Tenho 2hds de 80gb de marcas diferentes, Seagate e Samsung, Raid só pode ser feito com 2 Hds iguais?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou com sérios problemas para fazer RAID0 aqui na minha A8N-E.

Primeiro eu estava com dificuldades no F10 (utilitários de configuração de RAID da ASUS) pois quando eu selecionava os HDs, modo Striping e Block Size 128k ele travava.

Tirei as portas USB (adicionais da ASUS e Frontais) e parou de travar. :blink:

Ok, fui tentar instalar o Windows XP nele: gravei os drivers no floppy, como manda o manual. Entrei pelo CD, apertei F6 para carregar os Drivers RAID. Carreguei os dois drivers contidos no disquete.

ESPAÇO NÃO PARTICIONADO 154648 MB

C = CRIAR PARTIÇÃO

Quando eu aperto C ele pede para eu apertar ENTER para confirmar, mas quando eu confirmo ele trava.

Aí eu fui no utilitário do RAID tentar desfazer aquela configuração, mas quando escolho "delete" ou "rebuild", ele trava.

Alguém sabe como resolvo?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artigo excelente... veio bem na hora em q meu hd ta enxendo e o 13º chegando.. pensei.. "quero outro hd... mas como será q faço RAID?" :P

mas enfiim.. ali fala q os hds devem ser IDÊNTICOS.. isso quer dizer... tamanho, marca, modelo, velocidade etc etc e etc???

se eu colocar dois hd's de tamanhos diferentes o raid n vai funcionar ou eu somente perco o espaço q "sobra"??

ex. hd de 160 e de 200... terei 320 certo? os outros 40 eu perco??

[]'sss

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Com relação ao uso do disquete...e a unica via para se instalar um sistema RAID? Pode-se fazê-lo via cd-rom? Grato pela atenção!
Pois é mesmo , o nosso arcaico (pré histórico:P) "acessório", nem vem em alguns cpu's da Dell, por exemplo. E ai?? como faz??

Também não tenho unidade de disquete :chicote: como fazer????

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, com a chegada do meu novo hd (samsung sata 250gb), espaço não é problema pra mim, mas tenho alguns dados que não posso perder (documentos, projetos, etc...), e, com os outros 2 hds que sobraram (quantum lct20 20gb 5400rpm ata100 e maxtor 30gb ata133) montei um sistema RAID1, resultando num espaço de 20gb pra mim salvar meus arquivos importantes com segurança (arquivos importantes, não jogos, mp3, etc).

Aí me veio uma dúvida. Em caso de falha em um desses hds do sistema raid, ou até do pc, um problema qualquer, eu posso pegar apenas um dos referidos hds e instalar em outro pc e lê-lo normalmente, apenas conectando na porta ide com faço sem ser RAID?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para os que não tem disquete uma opoção é usar um programa que faz um disco de instalação de windows atualizado acho que chama k-lite, não tenho certeza mas acho que em algum lugar da página tem um local que ensina a fazer tal disco. Fazendo este novo disco do windows você pode atualizar os drives e colocar os drives de sata e raid na instalação do windows e assim não precisaram de disquete. Outra opção é instalar o Vista. Pelo menos na minha placa M2N32 - SLI ele instala direto sem pedir driver nenhum. T+

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera se puderem me ajudar vou ficar muito grato...tipo mesmo com o post do gabriel eu não consegui fazer o raid 0....bom minha configuração é essa:

PIV 3.2 HT

MB Intel 865perl *

1GB de Ram

2Hd' SataII 80GB samsung 7.200 rpm Buffer 8M

Video GF 5200 de 256MB

Bom resumindo meu pipino <_< ....não to conseguindo configurar minha placa mãe pra sistema RAID :muro: ....me ajudem por favor...valeu...qualquer coisa nos toma uma :-BEER depois ahuhuahu:-)ahuaha...obrigado desde já

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Esta placa-mãe tem um total de oito portas SATA-300, quatro controladas pelo chipset (Intel 975XBX, usando a ponte sul ICH7R) e quatro controladas pelo chip Marvell 88SE6145. Ambos os chips têm um controlador de RAID integrado."

Segundo um participante do forum ha diferença de performance entre as controladoras...Isso procede?

Se sim, qual o motivo de se usar duas controladoras na placa-mãe?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal a explicação. 2 perguntas:

1- No caso do RAID 1, por que os dados são perdidos ao montá-lo? Tem como evitar isto?

2- No caso de 1 dos HDs num RAID1 pifar, o outro continua fornecendo os dados. O que acontece quando eu trocar o HD pifado por um bom? Vou ter que montar outro RAID 1 e perder tudo, ou o RAID remonta o espelho sem perder nada?

Valeu.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o artigo , muito bem explicado ...

Só ficou a dúvida dos colegas : e se o pc não tiver drive de disquete ?!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho uma mother Asus modelo P5WD2 Premium, onde posso configurar RAID na bios através do "Intel Matrix Storage". Bem, nesta máquina tenho 3 HD´s, um principal onde fica o S.O. e programas, e outros dois "zerados" que eu gostaria de ligá-los em RAID 1. Tentei configurar conforme o manual da mother, porém, quando troquei de "IDE" para "RAID" (e configurei os dois discos em RAID), o windows não inicicializou mais. A minha dúvida é a seguinte: com este modelo de mother eu posso ter um disco principal que não está ligado a nenhum RAID onde quero que fique o S.O. e outros dois ligados em RAID1 para manter meus dados ? Em caso afirmativo, como faço ? Detalhe, quando troquei "RAID" por "IDE" novamente na bios, o windows voltou a funcionar !

Desde já agradeço

Márcio

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera eu já tenho um HD 250GB da Seagate e queria saber se precisa pra fazer um RAID0 somente outro HD de qualquer marca e modelo de 250GB ou precisa ser o mesmo modelo do que eu já tenho?? essa informação é muito importante pois se não precisar eu vou economizar pelo menos R$ 50,00 o que pra mim ajuda muito pois se eu tiver que pagar essa diferença prefiro juntar mais grana e pagar num de 500GB.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por acaso alguem sabe se é possivel fazer RAID-0 em que a controladora ICH8R faça a divisão de dados pra mair largura de banda, entre 4 discos?

Eu já possuo um arranjo RAID-0 com 2 discos de 250Gb. Meu interesse é compra mais 2 e refazer o RAID-0 ficando com um arranjo só com 4 discos trabalhando juntos e não criar mais um arranjo RAID-0 com outros 2, ficando com dois arranjos RAID-0.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou tentando fazer um RAID 5 com 3 hds.

2 de raid 0 e 1 de paridade

mas nao entendi essa parte do processo de vocês

No CD-ROM que veio com nossa placa-mãe o nome do arquivo era “f6flpy32_STOR_5.5.0.1035_PV.zip”, por exemplo. O que tivemos que fazer foi descompactar o arquivo e rodar o arquivo .exe que foi criado. O programa pediu para inserirmos um disquete na unidade e criou o disquete com o driver do controlador RAID.

como assim adicionar pelo disquete

nao se icomo fazer isso

se alguem puder me explicar melhor :D

obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimas explicações. Mas só uma sugestãozinha talvez até para uma futura atualização deste tuto. Seria interessante responder algumas perguntas feita por nosso amigos, por xemplo: Posso usar um hd normal em adiçao a um sistema RAID?

Além disso poderia ser analisado, no caso do RAID0, o nível de desempenho alcançado em um sistema RAID em comparação com um sistema normal, talvez com gráficos, tabelas compartivas e tal.

Mas, com certeza ótimo tuto!;)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Ótimas explicações. Mas só uma sugestãozinha talvez até para uma futura atualização deste tuto. Seria interessante responder algumas perguntas feita por nosso amigos, por xemplo: Posso usar um hd normal em adiçao a um sistema RAID?

Além disso poderia ser analisado, no caso do RAID0, o nível de desempenho alcançado em um sistema RAID em comparação com um sistema normal, talvez com gráficos, tabelas compartivas e tal.

Mas, com certeza ótimo tuto!;)

Como configurar um RAID0 para Windows 7? Como fazer isso em PCs sem driver de disquete (ô.Õ)?

Tem como? Se houve uma atualização do tutorial dessa forma, por favor me avisem!!! Quer fazer!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera!

Parabéns pelo ótimo tuto.

tenho uma pergunta...

Eu consigo fazer um RAID 0 com dois HDs, SATA II, 500gb cada, e com um terceiro, nas mesmas configurações, fazer o espelhamento (RAID 1)?

Obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora