![Vale a pena fazer RAID com SSDs de modelos diferentes? Vale a pena fazer RAID com SSDs de modelos diferentes?](https://www.clubedohardware.com.br/uploads/cms/monthly_2018_09/SSDRAID-00.jpg.a6e7102aca58607b8b255c119bf8d361.jpg)
![Rafael Coelho](https://www.clubedohardware.com.br/uploads/members/monthly_2016_10/rafa.thumb.jpg.9ec25c22f7b3072386bd9d1c2ce1be9b.jpg)
Introdução
Configurar duas unidades de armazenamento (discos rígidos ou SSDs) em RAID 0 permite que você utilize-as como se fossem uma unidade única, com as capacidades somadas e, teoricamente, o dobro do desempenho. Mas isso pode ser feito com dois SSDs de modelos diferentes? Fizemos este teste e vamos ver se é possível, e se o desempenho é prejudicado.
RAID (Redundant Array of Independent Disks) é uma configuração que permite utilizar duas ou mas unidades de armazenamento em conjunto. Enquanto o modo conhecido como RAID 1 (espelhamento) utiliza as duas unidades gravando os mesmos dados em ambas, com a finalidade de aumentar a confiabilidade (se uma delas falhar, os dados estarão seguros na outra), o modo RAID 0 (divisão de dados) faz com que os dados sejam divididos entre as unidades, de forma que a capacidade de armazenamento é somada e a velocidade é, em teoria, dobrada. Isso porque, em tese, a cada arquivo gravado, metade dos dados fica armazenado em uma das unidades, e metade em outra. Assim, quando o arquivo precisa ser lido, o computador busca simultaneamente as duas metades, o que toma bem menos tempo do que ler o arquivo inteiro em uma unidade apenas. A desvantagem é que, se uma das unidades pifar, todos os dados armazenados no arranjo são perdidos.
Um detalhe que é explicado em praticamente todo tutorial de como fazer RAID 0 é a recomendação de fazê-lo com duas (ou mais) unidades idênticas, ou seja, de mesma marca e modelo. Assim, quando um arquivo for buscado no arranjo RAID, cada metade do arquivo será lida no mesmo tempo e a velocidade será otimizada. Mas será que isso é sempre verdade? O que acontece se você criar um arranjo RAID com dois SSDs de modelos diferentes?
Para responder a esta pergunta, fizemos vários testes com diferentes configurações, utilizando SSDs de 120 GiB. Fizemos arranjos RAID 0 com dois SSDs Kingston A400 (SA400S37/120G), com um Kingston A400 juntamente com um Crucial BX300 (CT120BX300SSD1), um A400 junto com um Corsair Force LE200 (CSSD-F120GBLE200B), com o Kingston A400 junto com um Western Digital WD Green (WDS120G2B0B), com o Crucial BX300 juntamente com o Corsair Force LE200, o Crucial BX300 juntamente com o WD Green, e o Force LE junto com o WD Green.
Para fins de comparação, também incluímos no comparativo os testes com o Kingston A400 sozinho, bem como o WD Green também sozinho. Além disso, por curiosidade, testamos um arranjo RAID 0 com três SSDs: o Kingston A400, o Crucial BX300 e o Corsair Force LE200.
Como pudemos ver neste comparativo, o Kingston A400, o Crucial BX300 e o Corsair Force LE200 são considerados SSDs de baixo custo e bom desempenho, já o WD Green apresenta um desempenho bem mais baixo em algumas situações específicas.
Para mais informações sobre os modelos utilizados nos testes, você pode clicar nos links mostrados acima. Também sugerimos a leitura do tutorial “Anatomia das unidades SSD”.
A Figura 1 mostra alguns dos modelos utilizados neste teste.
Figura 1: alguns dos SSDs utilizados no teste
-
10
-
2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora