Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena fazer RAID com SSDs de modelos diferentes?

       
 16.136 Visualizações    Testes  
 6 comentários

É possível fazer RAID 0 com dois ou mais SSDs de modelos diferentes? O desempenho fica prejudicado? Fizemos vários testes e vamos responder a estas perguntas. Confira!

Vale a pena fazer RAID com SSDs de modelos diferentes?
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

Configurar duas unidades de armazenamento (discos rígidos ou SSDs) em RAID 0 permite que você utilize-as como se fossem uma unidade única, com as capacidades somadas e, teoricamente, o dobro do desempenho. Mas isso pode ser feito com dois SSDs de modelos diferentes? Fizemos este teste e vamos ver se é possível, e se o desempenho é prejudicado.

RAID (Redundant Array of Independent Disks) é uma configuração que permite utilizar duas ou mas unidades de armazenamento em conjunto. Enquanto o modo conhecido como RAID 1 (espelhamento) utiliza as duas unidades gravando os mesmos dados em ambas, com a finalidade de aumentar a confiabilidade (se uma delas falhar, os dados estarão seguros na outra), o modo RAID 0 (divisão de dados) faz com que os dados sejam divididos entre as unidades, de forma que a capacidade de armazenamento é somada e a velocidade é, em teoria, dobrada. Isso porque, em tese, a cada arquivo gravado, metade dos dados fica armazenado em uma das unidades, e metade em outra. Assim, quando o arquivo precisa ser lido, o computador busca simultaneamente as duas metades, o que toma bem menos tempo do que ler o arquivo inteiro em uma unidade apenas. A desvantagem é que, se uma das unidades pifar, todos os dados armazenados no arranjo são perdidos.

Um detalhe que é explicado em praticamente todo tutorial de como fazer RAID 0 é a recomendação de fazê-lo com duas (ou mais) unidades idênticas, ou seja, de mesma marca e modelo. Assim, quando um arquivo for buscado no arranjo RAID, cada metade do arquivo será lida no mesmo tempo e a velocidade será otimizada. Mas será que isso é sempre verdade? O que acontece se você criar um arranjo RAID com dois SSDs de modelos diferentes?

Para responder a esta pergunta, fizemos vários testes com diferentes configurações, utilizando SSDs de 120 GiB. Fizemos arranjos RAID 0 com dois SSDs Kingston A400 (SA400S37/120G), com um Kingston A400 juntamente com um Crucial BX300 (CT120BX300SSD1), um A400 junto com um Corsair Force LE200 (CSSD-F120GBLE200B), com o Kingston A400 junto com um Western Digital WD Green (WDS120G2B0B), com o Crucial BX300 juntamente com o Corsair Force LE200, o Crucial BX300 juntamente com o WD Green, e o Force LE junto com o WD Green.

Para fins de comparação, também incluímos no comparativo os testes com o Kingston A400 sozinho, bem como o WD Green também sozinho. Além disso, por curiosidade, testamos um arranjo RAID 0 com três SSDs: o Kingston A400, o Crucial BX300 e o Corsair Force LE200.

Como pudemos ver neste comparativo, o Kingston A400, o Crucial BX300 e o Corsair Force LE200 são considerados SSDs de baixo custo e bom desempenho, já o WD Green apresenta um desempenho bem mais baixo em algumas situações específicas.

Para mais informações sobre os modelos utilizados nos testes, você pode clicar nos links mostrados acima. Também sugerimos a leitura do tutorial “Anatomia das unidades SSD”.

A Figura 1 mostra alguns dos modelos utilizados neste teste.

SSDRAID-01.jpg

Figura 1: alguns dos SSDs utilizados no teste

Compartilhar

  • Curtir 10
  • Obrigado 2


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


o raid e uma solução também no caso de ampliar a capacidade sem comprometer seu orçamento  

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×