Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Fonte de Alimentação Enermax Galaxy 1000 W

       
 86.939 Visualizações    Primeiras Impressões  
 7 comentários

A Galaxy 1000 W da Enermax é uma das fontes mais potentes disponíveis hoje, fornecendo impressionantes 1.000 W. Nós desmontamos completamente esta fonte de alimentação para darmos uma olhada. Confira.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Galaxy 1000 W é a fonte de alimentação mais topo de linha da Enermax e uma das fontes mais potentes para desktops e servidores disponíveis no mercado hoje. Ela foi desenvolvida pensando em sistemas SLI-quad e em servidores multiprocessados com até quatro processador, além de ser a primeira fonte de alimentação a estar de acordo com o futuro padrão EPS12V 3.0 (como este padrão ainda não foi finalizado, a Enermax o chama de EPS12V 2007). Vamos dar uma olhada aprofundada nesta fera.


Figura 1: Enermax Galaxy 1000 W.


Figura 2: Enermax Galaxy 1000 W.

Este modelo é chamado internamente de EGA1000EWL, e a Enermax também disponibiliza uma versão de 850 W desta mesma fonte de alimentação, a Galaxy 850 W.

Por se tratar de uma fonte de alto desempenho, a Galaxy 1000 W tem alta eficiência e PFC ativo. De acordo com a Enermax esta fonte de alimentação tem uma eficiência de 80% a 85% (fontes de alimentação comuns têm uma eficiência de 50% a 60%), que significa menor perda de energia elétrica – uma eficiência de 85% significa que 85% da potência extraída da rede elétrica é convertida em potência nas saídas da fonte de alimentação e apenas 15% é desperdiçada, ou melhor, transformada em outro tipo de energia, como calor.

O PFC ativo (Fator de Correção de Potência), por outro lado, oferece uma melhor utilização da rede elétrica e permite que esta fonte de alimentação esteja de acordo com leis européias, o que permite a Enermax vendê-la neste continente (você pode ler mais sobre PFC em nosso tutorial Fontes de Alimentação). Na Figura 1 você pode ver que esta fonte de alimentação não tem uma chave 110V/220V, característica esta presente em fontes de alimentação com PFC ativo. Na verdade, um truque para verificar se uma fonte de alimentação tem ou não PFC ativo é verificar a existência ou não desta chave.

Ainda na Figura 1 você pode ver uma outra característica importante desta fonte de alimentação que é a chave reset do seu circuito de proteção. Seu circuito de proteção tem ainda um buzzer (pequeno alto-falante) que emite sons quando algo der errado na fonte.

Tudo nesta fonte de alimentação é exagerado, e não estamos falando apenas da sua potência. Para começar, ficamos impressionados com o seu peso: quase 6 Kg.

Como você pode ver nas figuras acima, esta fonte de alimentação é maior do que fontes do padrão ATX12V. Com uma profundidade de 220 mm (contra 140 mm das fontes de alimentação comuns) você poderá instalar esta fonte em qualquer gabinete que tenha 220 mm de sobra entre a parte traseira do gabinete e a primeira baia de 5,25”. Como você provavelmente instalará esta fonte de alimentação em um micro todo de linha, usando um gabinete de boa qualidade, você provavelmente não terá problema em instalar esta fonte.

No que diz respeito à refrigeração, esta fonte de alimentação tem duas ventoinhas: uma ventoinha grande na parte inferior da fonte de 135 mm que puxa o ar quente de dentro do micro, e uma ventoinha de 80 mm localizada na parte traseira da fonte que puxa o ar quente para fora do micro.

Na Figura 2 você pode ver que esta fonte de alimentação utiliza um sistema de cabeamento modular para os cabos de periféricos, mas alguns desses cabos estão presos diretamente no circuito interno da fonte de alimentação e não fazem parte do sistema de cabeamento modular.

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Realmente inacreditável essa fonte!

Só uma colocação: Vocês foram criteriosos em...

A único ponto negativo que vimos neste produto foi a ausência de um varistor, que é um filtro de transientes, em seu filtro de entrada.

Cheers,

Gustavo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Gustavo,

A gente sempre tem que listar todos os pontos fortes e fracos dos produtos que analisamos.

No caso deste, realmente faltou este componente, que é básico em qualquer fonte.

Abraços,

Gabriel.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria bom vermos a mesma qualidade que a Enermax adotou em seu produto, nas fontes dos frabricantes concorrentes.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

excelente review, ou melhor "propaganda grátis", essa fonte é um sonho de consumo, hehe.

1000W :ahh:

1watt = R$1,5, hehe

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo artigo.

Este tipo de analise em produtos hi-end é muito bom para os ususarios que gostam de comprar o que há de melhor ou mais caro. Pois existe um paradigma entre o melhor e o mais caro. Na hora usar o novo produto recém lancado no exterior e comprado pela internet, sem informação alguma, as vezes tras algumas decepções onde o desempenho deixa a desejar.

sempre gostei de comprar produtos consagrados, mesmo depois de sua aposentadoria na principais lojas. Como agora estou me desfazenfo de um conjunto Abit IC7G+Siluro FX5900Otes para montar Abit Fatal1tyAA8XE+ATI X1900AIW256MB. Temos que tirar nossas duvidas sempre com que sabe e é de confiança como o Clube do Hardware.

Atenciosamente,

Hermelino.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu li no artigo mais um pouco que poderia ligar ate a Geladeira nela.. xD Abraços!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou pensando seriamente em comprar uma fonte dessa sendo que no modelo de 850w depois desse review fiquei com mais vontade ainda :lol:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora