Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock X99 Extreme6/3.1


     29.695 visualizações    Placas-mãe    3 comentários
Placa-mãe ASRock X99 Extreme6/3.1

Periféricos on-board

O chipset Intel X99 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub). Ele suporta dez portas SATA-600 (não há portas SATA-300) com suporte RAID (0, 1, 10 e 5).

A ASRock X99 Extreme6/3.1 oferece essas dez portas SATA-600 (uma delas compartilhada com um conector eSATA no painel traseiro, e outra compartilhada com o slot M.2). Todas as portas SATA-600 ficam localizadas na borda da placa e rotacionadas em 90 graus, de forma que placas de vídeo não as bloqueiem. Duas portas SATA-600 são compartilhadas com um conector SATA Express.

"ASRock
Figura 4: portas SATA-600

O chipset Intel X99 suporta oito portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A ASRock X99 Extreme6/3.1 oferece sete portas USB 2.0, duas soldadas no painel traseiro e cinco estão disponíveis em três conectores na placa-mãe, sendo um conector tipo A. A placa-mãe oferece oito portas USB 3.0, quatro soldadas no painel traseiro (utilizando um chip ASMedia ASM1074 para duplicar duas portas oferecidas pelo chipset) e quatro portas disponíveis em dois conectores na placa-mãe.

A X99 Extreme6/3.1 oferece ainda uma porta USB 3.1 tipo C no painel traseiro, controlada por um chip ASMedia ASM1142. O novo conector tipo C é muito interessante pois, além de ser reversível (ou seja, você pode instalar o conector em qualquer posição), ainda é compatível com saídas de vídeo e com conectores de alimentação (ele suporta até 100 W de potência). Assim, a tendência é que se torne um padrão universal de conexão em breve.

A ASRock X99 Extreme6/3.1 não suporta portas FireWire nem Thunderbolt.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nessa placa-mãe, o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC1150, que é um excelente codec de áudio, oferecendo uma relação sinal/ruído de 115 dB para as saídas analógicas, 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Essas especificações são ótimas até mesmo para o usuário que pretende trabalhar profissionalmente capturando e editando áudio analógico.

As saídas de áudio analógico são independentes e a placa-mãe também vem com uma saída SPDIF óptica on-board. Não há conector onde você possa instalar uma saída SPDIF coaxial ou conectar um cabo para placas de vídeo mais antigas que necessitam de uma conexão física para ter uma saída de áudio em seus conectores HDMI.

O chip do codec é blindado contra interferências eletromagnéticas e o circuito de áudio é equipado por um amplificador TI NE5532 para a saída frontal de fones de ouvido. As saídas de áudio analógico serão independentes apenas se você usar um conjunto de caixas de som 5.1. Se você instalar um conjunto de caixas 7.1, precisará usar o conector de entrada de linha.

"ASRock
Figura 5: codec de áudio blindado

A placa-mãe analisada tem duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada por um chip Intel i218V e outra controlada por um chip Atheros AR8171.

Na Figura 6 podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com um conectores PS/2 compartilhado para mouse ou teclado, duas portas USB 2.0, botão “Clear CMOS”, uma porta USB 3.1 tipo C, uma porta eSATA-600, quatro portas USB 3.0, duas portas Gigabit Ethernet, uma saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

"ASRock
Figura 6: painel traseiro da placa-mãe


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP

Como dissemos no artigo, essa placa-mãe é "intermediária superior". Ela não pode ser chamada de "high-end" por vários motivos:

- Não tem portas SATA-600 além das oferecidas pelo chipset;

- Não aceita SLI e Crossfire com 4 placas de vídeo;

Mas principalmente porque existem placas que são mais completas (e caras) que ela.

Claro que é uma excelente placa-mãe, só não cabe na classificação de "topo de linha" porque as topo de linha são a X99 Extreme11, a X99 Professional e a X99 OC Formula.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!