Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18

       
 77.428 Visualizações    Testes  
 3 comentários

Testamos a placa-mãe PCChips Tidalwave T18, baseada no chipset i915P, para processadores Pentium 4 soquete 775, e que tem tanto slot PCI Express x16 quanto AGP. Confira!

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18

Introdução

A PCChips, marca da ECS para placas de baixo custo, lançou no ano passado a série Tidalwave. A série Tidalwave tem a missão de tirar o estigma de placas de baixo custo e má qualidade que a PCChips sempre carregou oferecendo visual diferenciado, melhor qualidade de construção, mais recursos e maior capacidade de overclock.

Já tivermos oportunidade de testar outras placas topo de linha da série Tidalwave como a W30 para soquete 462, a W32 para soquete 754 e a T12 para soquete 478. Entre elas somente a W32 se destacou tendo bom desempenho e merecendo o nosso selo “Produto Recomendado Clube do Hardware”. Agora recebemos a T18, outra integrante da série Tidalwave. Vamos ver como ela se sai em nossos testes.

A Tidalwave T18 é baseada no chipset Intel i915P, que é o chipset básico da Intel para a plataforma soquete LGA775 sem vídeo on-board. Ela suporta processadores Pentium 4 série 5XX, 6XX e Celeron D com barramento externo de 533 e 800 MHz.

Ela é muito semelhante a ECS 915P-A, que já testamos, e também vem com a promessa de facilitar o upgrade de quem tinha um Pentium 4 mais antigo e quer aproveitar suas memórias e placa de vídeo antigas em seu novo micro.

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18
Figura 1: Placa-mãe PCChips Tidalwave T18.

Como dissemos o visual da T18 é muito semelhante ao da ECS 915P-A. A placa tem a cor roxa padrão da série Tidalwave e os slots de memória são roxos e laranja indicando o tipo de memória usada (DDR ou DDR2). O chipset i915P é resfriado por um dissipador de alumínio ativo (isto é, com ventoinha) dourado com o nome da série Tidalwave.

Uma falta que sentimos foi a retirada dos capacitores série prata – que segundo a PCChips tinham melhor qualidade e durabilidade – que vinham nos outros modelos da série Tidalwave que testamos.

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18
Figura 2: Dissipador de calor ativo do chipset i915P.

A placa conta também com mais um dissipador de calor passivo de alumínio que resfria a ponte sul Intel ICH6.

Assim como na ECS 915P-A, é possível utilizar tanto memórias DDR quanto memórias DDR2. Ela conta com 4 soquetes de memória DIMM aceitando até 2 GB de memória. Ela tem dois soquetes na cor laranja para memórias DDR2 400 ou 533 e dois soquetes na cor roxa para memórias DDR 333 ou 400. Obviamente não é possível utilizar memórias DDR ao mesmo tempo com memórias DDR2.

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18
Figura 3: Detalhe dos soquetes de memória da Tidalwave T18.

Esperávamos que a Tidalwave T18 tivesse suporte a RAID nas portas Serial ATA, afinal é uma placa topo de linha, mas a PCChips somente manteve o suporte padrão da Intel para esta plataforma, utilizando a ponte sul Intel 82801FB I/O Controller Hub 6 (ICH6), que se resume a uma porta IDE ATA-100 e quatro portas Serial ATA-150 sem suporte a RAID mas com suporte ao NCQ (Native Command Queuing), leia nosso artigo sobre o assunto.

A PCChips foi mais generosa nas portas IDE PATA e adicionou mais duas portas IDE ATA-133 com suporte a RAID (0, 1 e 0+1) controladas pelo chip ITE IT8212F.

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18
Figura 4: Quatro portas Serial ATA-150.

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18
Figura 5: Duas portas ATA-133 RAID adicionais, através do chip ITE IT8212F.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Quem já teve uma placa mãe da Pc-chips sabe como é difícil.Sem opções de over, de vcore, fsb em incrementos de um, incompatibilidades, mal desempenho e instabilidades.É claro não são todas mas a maioria.Agora com essa serie nova Tidalwave vejo que eles capricharam principalmente com a W32 e a T18 e se for ver até a W30 pois tem sata.Realmente uma grande evolução.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Pcchips nunca será um fabricante Topo de linha, a função deles é de fabricar placas baratas.

Realmente no começo a PCChips criou verdadeiras bombas como as M598, M748, M755 , M810.

Hoje as placas melhoraram muito, espero que eles melhorem cada vez mais..

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que vocês foram muito generosos em dar o selo de produto recomendado a essa pcchips ela evoluiu mas não tanto sera q o patrocinio deles ajudou?????? :chicote::muro:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×