Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18

       
 77.224 Visualizações    Testes  
 3 comentários

Testamos a placa-mãe PCChips Tidalwave T18, baseada no chipset i915P, para processadores Pentium 4 soquete 775, e que tem tanto slot PCI Express x16 quanto AGP. Confira!


Introdução

A PCChips, marca da ECS para placas de baixo custo, lançou no ano passado a série Tidalwave. A série Tidalwave tem a missão de tirar o estigma de placas de baixo custo e má qualidade que a PCChips sempre carregou oferecendo visual diferenciado, melhor qualidade de construção, mais recursos e maior capacidade de overclock.

Já tivermos oportunidade de testar outras placas topo de linha da série Tidalwave como a W30 para soquete 462, a W32 para soquete 754 e a T12 para soquete 478. Entre elas somente a W32 se destacou tendo bom desempenho e merecendo o nosso selo “Produto Recomendado Clube do Hardware”. Agora recebemos a T18, outra integrante da série Tidalwave. Vamos ver como ela se sai em nossos testes.

A Tidalwave T18 é baseada no chipset Intel i915P, que é o chipset básico da Intel para a plataforma soquete LGA775 sem vídeo on-board. Ela suporta processadores Pentium 4 série 5XX, 6XX e Celeron D com barramento externo de 533 e 800 MHz.

Ela é muito semelhante a ECS 915P-A, que já testamos, e também vem com a promessa de facilitar o upgrade de quem tinha um Pentium 4 mais antigo e quer aproveitar suas memórias e placa de vídeo antigas em seu novo micro.

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18
Figura 1: Placa-mãe PCChips Tidalwave T18.

Como dissemos o visual da T18 é muito semelhante ao da ECS 915P-A. A placa tem a cor roxa padrão da série Tidalwave e os slots de memória são roxos e laranja indicando o tipo de memória usada (DDR ou DDR2). O chipset i915P é resfriado por um dissipador de alumínio ativo (isto é, com ventoinha) dourado com o nome da série Tidalwave.

Uma falta que sentimos foi a retirada dos capacitores série prata – que segundo a PCChips tinham melhor qualidade e durabilidade – que vinham nos outros modelos da série Tidalwave que testamos.

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18
Figura 2: Dissipador de calor ativo do chipset i915P.

A placa conta também com mais um dissipador de calor passivo de alumínio que resfria a ponte sul Intel ICH6.

Assim como na ECS 915P-A, é possível utilizar tanto memórias DDR quanto memórias DDR2. Ela conta com 4 soquetes de memória DIMM aceitando até 2 GB de memória. Ela tem dois soquetes na cor laranja para memórias DDR2 400 ou 533 e dois soquetes na cor roxa para memórias DDR 333 ou 400. Obviamente não é possível utilizar memórias DDR ao mesmo tempo com memórias DDR2.

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18
Figura 3: Detalhe dos soquetes de memória da Tidalwave T18.

Esperávamos que a Tidalwave T18 tivesse suporte a RAID nas portas Serial ATA, afinal é uma placa topo de linha, mas a PCChips somente manteve o suporte padrão da Intel para esta plataforma, utilizando a ponte sul Intel 82801FB I/O Controller Hub 6 (ICH6), que se resume a uma porta IDE ATA-100 e quatro portas Serial ATA-150 sem suporte a RAID mas com suporte ao NCQ (Native Command Queuing), leia nosso artigo sobre o assunto.

A PCChips foi mais generosa nas portas IDE PATA e adicionou mais duas portas IDE ATA-133 com suporte a RAID (0, 1 e 0+1) controladas pelo chip ITE IT8212F.

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18
Figura 4: Quatro portas Serial ATA-150.

Placa-Mãe PCChips Tidalwave T18
Figura 5: Duas portas ATA-133 RAID adicionais, através do chip ITE IT8212F.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Quem já teve uma placa mãe da Pc-chips sabe como é difícil.Sem opções de over, de vcore, fsb em incrementos de um, incompatibilidades, mal desempenho e instabilidades.É claro não são todas mas a maioria.Agora com essa serie nova Tidalwave vejo que eles capricharam principalmente com a W32 e a T18 e se for ver até a W30 pois tem sata.Realmente uma grande evolução.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Pcchips nunca será um fabricante Topo de linha, a função deles é de fabricar placas baratas.

Realmente no começo a PCChips criou verdadeiras bombas como as M598, M748, M755 , M810.

Hoje as placas melhoraram muito, espero que eles melhorem cada vez mais..

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que vocês foram muito generosos em dar o selo de produto recomendado a essa pcchips ela evoluiu mas não tanto sera q o patrocinio deles ajudou?????? :chicote::muro:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora