Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Setup

        622.773 Visualizações     2 comentários     Tutoriais   

Aprenda tudo sobre o setup do micro.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Menu Principal

Para entrar no setup você deve pressionar a tecla Del durante a contagem de memória. Em alguns micros "de marca" (como os da IBM), a tecla é outra e você deve prestar atenção às instruções que aparecem na tela do micro durante a contagem de memória para poder ter acesso ao setup.

Dentro do setup, a navegação é normalmente feita utilizando-se as setas de movimentação do teclado, a tecla Enter para selecionar um menu, Esc para retornar ao menu anterior e as teclas Page Up e Page Down para modificar uma opção existente.

É muito importante notar que as alterações feitas enquanto você está dentro do setup não são gravadas automaticamente dentro da memória de configuração (CMOS). Por isso há a necessidade de se gravar as alterações antes de sair do setup, através da opção Save and Exit.

Ao entrar no setup você verá um menu principal com opções para a entrada em outros menus de configuração. Essas opções são basicamente as seguintes (não se preocupe pois iremos estudar detalhadamente cada uma delas no futuro):

  • CPU Setup: Em micros onde a placa-mãe não tem jumpers de configuração você encontrará esse menu, que serve para você configurar o processador: multiplicação de clock, clock externo, etc.  
  • Standard CMOS Setup: Setup básico. Nesse menu configuramos opções básicas do micro, como o tipo de unidade de disquete, a data e hora e os parâmetros do disco rígido (os parâmetros do disco rígido podem ser configurados automaticamente através de uma opção chamada Hdd Auto Detection).
  • Advanced CMOS Setup (ou BIOS Features Setup): Setup avançado. Aqui você encontrará algumas opções de configuração avançada, que em sua maioria inclui opções de customização do seu micro e que podem ser alteradas de acordo com o seu gosto pessoal. Também há aqui algumas opções que podem aumentar o desempenho do micro.
  • Advanced Chipset Setup: Setup avançado do chipset. São opções para a configuração do chipset da placa-mãe. Essas opções incluem configurações que normalmente envolvem o acesso à memória RAM do micro, como wait states. Se você fizer alguma configuração errada nesse menu o micro pode travar. Por isso, não mexa nas opções desse menu a não ser que você tenha certeza do que está fazendo.
  • PCI/Plug and Play Setup: Configura os recursos alocados por dispositivos instalados no micro, tais como placas de som e fax/modems.
  • Power Management Setup: Neste menu você faz toda a configuração do gerenciamento de consumo elétrico, a fim de que o micro economize energia.
  • Peripheral Setup (ou Integrated Peripherals): Configura os dispositivos integrados à placa-mãe (on-board).
  • Auto Configuration With BIOS Defaults: Coloca os valores de fábrica em todas as opções do setup.
  • Auto Configuration With Power-on Defaults: Coloca os valores contidos na memória CMOS nas opções do setup. Em outras palavras, configura o setup da mesma maneira que estava antes de você entrar nele.
  • Change Password: Configura uma senha que será pedida quando você ligar o micro (ou tentar entrar no setup, dependendo da configuração efetuada no setup avançado).
  • Auto Detect Hard Disk (ou HDD Auto Detect ou IDE Setup): Lê os parâmetros dos discos rígidos IDE do micro e configura automaticamente o setup avançado com os valores lidos.
  • Hard Disk Utility (ou HDD Low Level Format): Formata o disco rígido em baixo nível (formatação física). Essa opção não deve nunca ser usada, sob a pena de você danificar permanentemente o seu disco rígido.
  • Write to CMOS and Exit: Salva as alterações efetuadas na memória de configuração (CMOS) e sai do setup.
  • Do Not Write to CMOS and Exit: Sai do setup sem gravar as alterações.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Postado Originalmente por Equipe Clube do Hardware@29 de abril de 2005, 01:40

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Setup

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/196

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"O setup é um programa de configuração que todo micro tem e que está gravado dentro da memória ROM do micro (que, por sua vez, está localizada na placa-mãe). Normalmente para chamarmos esse programa pressionamos a tecla Del durante a contagem de memór..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

http://www.clubedohardware.com.br

Olá! :)

Esse tutuorial é muito 10!! :D

Nesse tutorial tem muitas opções que via nos setup's e não sabia e muitas que nunca ví.

Também foi uma ótima ideia colocar os conceitos de BIOS, Setup e POST! Já fazia tempo que queria saber esses conceitos.

:joia:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

precisa mostrar a imagem que abre para o setap , tudo é em inglês

mostre em portugues :bandeira:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora